O artigo de hoje é tão jogo rápido que você vai piscar e já vai ter terminado de ler.
Mas eu não poderia deixar passar batido uma sacada que apareceu no episódio 93 do Podcast Faixa-Marrom, que você também pode assistir clicando no link a seguir:
O fato é o seguinte: o Fred Maciel, meu convidado do podcast, aluno faixa-marrom da Fórmula de Lançamento, ensina viola caipira.
Só que a forma como ele ensina viola caipira, ou seja, o método dele, pode ser aplicado em diferentes outros estilos e instrumentos.
E aí ele me fez a seguinte pergunta:
“- Eu quero lançar outros produtos. Eu faço isso no mesmo perfil ou crio perfis novos?”
Se você quer saber o que eu respondi pra ele, leia este artigo até o final.
O melhor jeito de lançar mais de um produto
Na minha opinião técnica, música é que nem time de futebol.
E as chances são que você não vai tentar vender uma camisa do Vasco pro torcedor do Flamengo (nada de certo ou errado, só é mais improvável mesmo).
Ou seja, geralmente (e eu digo geralmente porque eu sei que tem exceções, mas g-e-r-a-l-m-e-n-t-e), quem gosta de um estilo de música gosta mesmo.
É sertanejo que não gosta de rock. Rock que não gosta de samba, e por aí vai (lembrando: g-e-r-a-l-m-e-n-t-e; é claro que existem pessoas que navegam por mais de um estilo).
Então é meio complicado misturar sertanejo com rock no mesmo perfil, porque pode dar zica.
Qual o melhor jeito de fazer isso, então?
Na minha opinião, o melhor jeito de fazer isso é separar os perfis dos diferentes produtos, de forma que quem se identifica com viola caipira, entra no perfil de viola caipira. Quem gosta de samba, entra no perfil de samba, e por aí vai.
Só que tem um detalhe; uma técnica que você pode aplicar para aproveitar a audiência que já existe sem deixar as pessoas chateadas.
Você pode convidar as pessoas do perfil antigo para o novo perfil.
Porque aí você não está enfiando goela abaixo um conteúdo que a pessoa pode não querer consumir. Um convite pode ser feito de boa.
E aí, quem tiver no perfil original que se interesse também pelo novo perfil vai acabar seguindo os dois. Você dá a opção da pessoa escolher.
Então quando você pretende lançar mais de um produto do mesmo nicho, produtos que em teoria são concorrentes, eu não indico usar o mesmo perfil.
No mesmo perfil eu indico colocar apenas conteúdos complementares. Por exemplo: tráfego é um conteúdo complementar ao de lançamento, por isso consigo falar sobre os dois temas no meu perfil.
No caso que eu apresentei aqui, ele pode falar sobre tudo aquilo que está diretamente relacionado à viola caipira, ou complementar à viola caipira, mas se for falar sobre rock ou samba, o ideal é trazer em um perfil separado e convidar as pessoas do perfil original para conhecerem o novo perfil.
Isso deixa na mão da audiência decidir se quer fazer parte ou não, o que não deixa ninguém chateado.
Conclusão
Hoje você viu dois pontos importantes:
Primeiro que o melhor jeito de lançar dois produtos é criando perfis diferentes pra cada um. Assim, você dá a opção da sua audiência escolher o que quer seguir e não força goela abaixo de ninguém um conteúdo que a pessoa não tem interesse em consumir.
E segundo que você pode postar no mesmo perfil os conteúdos complementares ao assunto principal, como eu faço com tráfego, por exemplo.
Pra fechar, um recado que acredito fortemente que vale a pena você saber: se você quiser ficar por dentro de mais sacadas do mundo dos lançamentos, você pode acessar gratuitamente meu canal do telegram Galera Raiz.