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Você não tem ideia do quanto é comum eu receber essa pergunta. Principalmente de quem ainda nem colocou o pezinho na água no mundo dos lançamentos. 

E antes mesmo da pessoa sequer dar o primeiro passo, ela se pergunta antes se o nicho tá saturado. 

Mas será que essa pergunta faz sentido? 

É o que eu vou te contar no artigo de hoje e o que eu falei no Podcast especial Atalhos e Obstáculos, que você pode ver clicando aqui: 

Mas, antes de mais nada…

O que é nicho?

Nicho nada mais é do que uma área de mercado e subnicho é um nicho dentro de um nicho. 

Por exemplo: 

Nicho: Finanças. 

Subnicho: Finanças pessoais ou Day Trade.

E por aí vai. 

Nicho saturado? Observe a demanda antes de decretar isso 

Pegando o mesmo exemplo do nicho de finanças, eu já ouvi várias vezes: ah, mas tem tanta gente no nicho de finanças, como eu vou fazer o 6 em 7? 

Acredite se quiser, sempre que eu ouço isso, o nicho não está nem perto de saturar. 

Mas a pessoa se preocupa porque acha que não vai ter demanda. Ela se preocupa que, se tem oferta demais, ela vai ter que baixar o preço. 

Recentemente eu entrevistei o Renan Diego, nicho de finanças. E ele fez R$ 500 mil. Ou a faixa-preta Luciana Fiaux, que já faturou mais de 2 MM por ano. No nicho que dizem que está saturado. 

Como isso é possível? 

A lei suprema que determina se um nicho tá saturado ou não

Isso é possível pela lei da oferta e da demanda. 

E essa lei depende, na mesma intensidade, tanto da oferta quanto da demanda. 

Ou seja, o Renan fez R$ 500 mil porque a demanda ainda supera drasticamente a oferta. 

Pensa: existem muitas mais pessoas que não sabem nada sobre finanças do que as que sabem. 

O que define se o nicho está saturado ou não é a quantidade de pessoas procurando por aquela solução. 

Se tiver gente que precisa do serviço e não encontra, esse mercado não está saturado. 

Mas, além disso, tem um ponto que ninguém se atenta…

Expert demais, demanda de menos?

Quem se preocupa em ver se o nicho tá saturado geralmente busca a quantidade de experts que tem naquele mercado. 

Só que analisar apenas a quantidade de experts é uma métrica muito fraca. 

Tem que analisar a quantidade de pessoas que querem resolver um problema. 

Se você acha que tá saturado, eu até entendo. 

Porque pelas lentes que você vê o mundo hoje é difícil de imaginar o oceano azul que existe na maioria dos mercados, especialmente pra fazer um 6 em 7. 

Mas saiba que você pode estar vendo um falso positivo. 

Você pode estar pensando que tá saturado quando não tá. 

Ainda mais agora na pandemia, onde tá cada vez mais complicado viver sem internet, a gente tá sendo forçado a viver no digital. 

E o que as pessoas não sacam é: 

No mercado de infoproduto, diferente do mundo tradicional, você nunca consome só 1 produto, você acaba consumindo vários. 

Se você tem interesse em finanças, dificilmente vai comprar apenas um curso, um treinamento, um livro… 

É diferente de, sei lá, provedor de internet. Que se você compra um você não compra outro. 

Infoproduto não. 

Logo que eu descobri a FL eu fiquei tão empolgado que eu gastei tudo o que eu faturei em curso pra descobrir ainda mais coisas de marketing digital. 

Eu conheci coisas legais, mas nada tão bom quanto a FL. Só que eu fui lá explorar. 

Concorrência no mercado de infoprodutos é algo positivo, porque cria demanda no nicho. Quanto mais demanda, mais oportunidades surgem. 

E mais oportunidades de todos os experts daquele nicho conseguirem vender. 

É o clássico: quando a maré sobe, todos os barcos sobem junto.

Bons produtos fazem o nicho crescer. Fazem as pessoas terem mais apetite para o conhecimento, pra educação online. 

Agora só fica ligado pra não cair nesse erro aqui…

O erro de quem entra em um nicho com concorrentes 

Beleza, até aqui você já entendeu que dificilmente você vai atuar num mercado REALMENTE saturado, mas você resolve entrar em um que tem alguns concorrentes (não importa se muitos ou poucos). 

E aí você decide que não vai seguir a receita do bolo. E você passa a prestar mais atenção no que o concorrente faz do que seguir o método passo a passo. 

O próprio Renan fez isso por 2 anos. Não conseguia ter resultado porque ficava querendo mudar a receita do bolo. 

Quando ele decidiu seguir a receita, ele começou a escalar até os múltiplos 6 em 7. 

O que gera resultado é seguir a receita. 

O tempo e energia que se gasta olhando pra fora é desperdício. 

Conclusão

A gente viu aqui hoje que, na maioria das vezes, quando alguém acha que um nicho está saturado é porque ela desconhece qual é o teto daquele nicho. 

E, na maioria das vezes, ela não tá nem perto de saturar. 

Olhar para o Instagram de um concorrente, descobrir que existem outros experts no nicho, não são métricas confiáveis por si só. 

O mais importante é checar a qualidade do concorrente e, principalmente, o volume de demanda por aquela solução. 

Se existe mais gente com o problema do que com a solução, o mercado estará longe de saturar. 

Me diz nos comentários: qual o nicho você atua ou quer atuar?