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Uma das perguntas mais clássicas que eu recebo é: “Erico, quanto tempo demora pra fazer o 6 em 7?”

E eu até entendo a frequência dessa dúvida, porque é claro que a pessoa quer alcançar esse resultado o mais rápido possível…

Se você já se perguntou isso, corre o risco de cair em um obstáculo que te deixa cada vez mais longe do 6 em 7 (que são R$ 100 mil reais ou mais em 7 dias consecutivos). 

Esse obstáculo é a expectativa desalinhada com a jornada. 

Para entender essa parada, imagina o 6 em 7 como o destino que você quer chegar depois de uma viagem.

Se você acha que uma viagem de carro saindo de Brasília pra São Paulo dura 1h (e na verdade dura entre 12h e 15h), quando passa a primeira hora e o destino não chegou, você vai se frustrar – e vai ficar muito mais tentado a querer abandonar o barco. 

Parece óbvio, né? É é óbvio mesmo…

O problema é que, mesmo sem querer, muita gente ainda tem a expectativa errada sobre isso e, quando o resultado não é o que se esperava, tende a desacreditar que o 6 em 7 é algo possível.

Se você é uma dessas pessoas, acompanha aqui o artigo que eu vou abrir o jogo sobre o número de lançamentos geralmente necessários pra chegar no 6 em 7 e até te dar um atalho pra potencialmente encurtar esse caminho.

Mas, se preferir, você pode ver o vídeo abaixo, onde eu falei sobre isso e muito mais: 

Agora, vou esclarecer de uma vez por todas: 

Quantos lançamentos você precisa fazer até chegar no 6 em 7?

Primeiro, eu preciso reforçar que essa é uma pergunta difícil, porque há muitos fatores envolvidos, desde o mercado até a pessoa que está aplicando a Fórmula de Lançamento.

Mas quando você se dedica, tá seguindo a Fórmula e fazendo o que é pedido pra ser feito, tem que esperar que sejam pelo menos 7 lançamentos internos. 

E por que eu digo que são 7 internos? Porque é ele que vai trazer o 6 em 7, estatisticamente falando. 

Pode ser que você já saiba, pode ser que não, o negócio é que existem 3 tipos de lançamentos, mas os 2 primeiros são os que interessam pra você entender essa parada.

O primeiro deles é o lançamento semente, que é pra quem tá começando e quer fazer a primeira venda. Só depois de fazer essa primeira venda é que você vai pro lançamento interno. 

É por isso que, no semente, o 6 em 7 é improvável, porque ele serve pra validação da sua oferta. 

Então, em teoria, se você fizer direitinho como eu ensino, você vai tender a ter 8 lançamentos até o 6 em 7: sendo 1 semente e 7 internos. 

Tá, e como eu cheguei nesse número?

O fato é que eu já tive muitos alunos que passaram pela Fórmula. Então, por noção e experiência, observando o que acontece com os meus alunos que seguem o método, essa costuma ser a média e é a expectativa que você deve ter.

Isso significa que alguns conseguem em mais lançamentos, outros em menos, e tá tudo bem.

Em um dos episódios do Podcast Faixa-Marrom (onde eu entrevisto alunos da Fórmula que já fizeram ao menos um 6 em 7), por exemplo, eu falei com a Paola, que chegou no 6 em 7 depois de apenas 4 lançamentos internos. 

Mas é importante saber que não são 7 lançamentos executados um atrás do outro, no dia seguinte, sem critério nenhum. Eles tendem a ser espaçados entre 1 mês e meio a 2 meses.

E a cada lançamento, você ajusta parafusos que ficaram soltos no lançamento anterior, tal que você evolua a cada vez que for pro campo de batalha. 

Então, levando em consideração que você vai fazer 1 semente e 7 internos, com os 2 meses de espaço entre cada um deles, vai levar em média 1 ano e meio pra chegar no 6 em 7. 

E uma vez que você aprende a lançar e faz o processo direitinho, você não esquece. Na verdade, ainda tende a fazer cada vez mais e melhor.

E por que eu estou te falando esse número?

Porque se você não tem a expectativa certa do processo, pode julgar um bom resultado como um mau resultado e, quando faz isso, você tende a desistir. 

Como eu já te falei lá em cima, se você acredita que o trecho Brasília-São Paulo pode ser feito em uma hora de carro, sua expectativa está muito equivocada.

As chances são que, quando der 1h de viagem e você ainda estiver bem longe do destino, você vai se frustrar e querer abandonar o barco.

Mas se você tiver a expectativa correta de que essa viagem dura entre 12h e 15h, não vai se frustrar quando der 1h e ainda não tiver chegado ao seu destino, porque você sabe que ainda passou pouco do tempo necessário para isso.

É por isso que eu to te dizendo esse número: porque a expectativa alinhada é importante pra entender que você está no caminho correto. 

E se você achou que 7 lançamentos é muita coisa, o que eu te digo é o seguinte: 6 em 7 de forma íntegra tende a ser jogo de longo prazo (eu digo tende porque tem gente que demora menos tempo do que isso, mas é incomum).

O lançamento tem que ser calibrado com você, com seu mercado, com seu produto, com seu estilo de viver… E com vários outros pontos que eu explico na Fórmula. 

Calibrar nada mais é do que tentar uma certa configuração, ler a resposta e ajustar. 

Então a jornada tem que ser ajustada de acordo com as condições de temperatura e pressão porque se mudar o barco, a vela ou até o piloto, muda o jeito de pegar o vento. 

Eventualmente, você fica cada vez mais experiente e vai fazendo essas mudanças mais rápido. 

A calibragem é a grande sacada que faz dar certo tanto pra uma pessoa que ensina a vender pão (como a Paola) quanto pra outra que ensina finanças para cristãos (que é o caso do Rodrigo).

É por isso que eu digo e mostro provas de que lançamento funciona sim pra vários tipos de mercado. Mas essa calibragem só acontece no campo de batalha. 

Ou seja, no seu segundo lançamento você vai ter mais experiência, bagagem e mãos sujas de terra do que no primeiro… no terceiro mais do que no segundo e por aí vai, até o seu 6 em 7. 

Dito tudo isso, outra pergunta que pode surgir é:

Fazer vários lançamentos do mesmo produto não é ruim, por correr o risco de ficar repetitivo? 

Normalmente quem me pergunta isso é porque tá pensando em lançar mais de um produto ao mesmo tempo, achando que isso vai levar ao 6 em 7 mais rápido. 

Só que, na minha opinião técnica, é melhor você relançar várias vezes o mesmo e ir calibrando. 

Por quê? Deixa eu te dar um exemplo. 

Imagina a SpaceX, que é uma empresa de serviços de transporte espacial. 

Um dos foguetes que essa empresa lançou foi o Falcon 9, que levou astronautas pra Estação Espacial Internacional. 

Mas antes disso acontecer, o que eles fizeram? Lançaram aquele foguete várias vezes, calibrando aquele lançamento.

Isso não quer dizer que você não pode nunca mudar o foguete (ou, no nosso caso, o produto). 

Pode acontecer que, durante o processo de lançar e calibrar o foguete, você descubra  que você tá tentando vender churrasco pra vegano. 

E aí você começa um outro ciclo, com outro produto – que não necessariamente vai ser de 7 lançamentos, mas a tendência é que seja, porque você começou o processo do início de novo (a diferença é que agora você tem mais experiência).

Então, por mais contraintuitivo que pareça, se eu estou fazendo vários lançamentos com o mesmo produto, não corre o risco de ficar repetitivo. Pelo contrário: fica mais intenso.

E ele tende a ser mais potente conforme o tempo vai passando porque, quanto mais lançamentos, mais alunos, resultados e comprovações você acumula para explorar e intensificar os gatilhos mentais.

Agora que eu te ajudei a alinhar sua expectativa, vou te responder uma última coisa:

Tem algum atalho pra conseguir diminuir esse tempo e fazer o 6 em 7 em menos lançamentos?

Tem, e o número desse atalho é 72. 

O que significa esse número? 

Quantas vezes você tem que ver e rever a FL antes de lançar. 

Isso é uma brincadeira com um fundo de verdade: porque quanto mais você rever a Fórmula, mais você percebe nuances que não tinha visto antes.

Foi o que o Saulo César fez. Ele é aluno da FL e faturou 7 em 1 (isto é, 1 milhão em 7 dias) no primeiro interno. 

Esse nível de resultado é absolutamente incomum. Quando eu perguntei o que ele tinha feito, ele respondeu que tinha visto e revisto a Fórmula cinco vezes antes de lançar. 

Nas palavras do Saulo, ele fez isso “porque na primeira vez você vê a floresta, na segunda você vê cada árvore, depois os caminhos, os obstáculos…”. 

Então, quanto mais você rever a Fórmula, mais você vai tender a enxergar melhor e dominar o que está ali. 

Por isso que um hack importante dentro desse atalho é seguir tim-tim por tim-tim do que a Fórmula diz, mesmo que você pense que você tem um jeito melhor. 

E cuidado com o que você acha que é um atalho, mas na verdade pode ser uma emboscada, por exemplo: investir muito dinheiro desde o início pra chegar no 6 em 7 mais rápido. 

Achar que isso é um bom atalho seria a mesma coisa que achar que dar um carro com um motor muito potente pra alguém que não sabe dirigir vai fazer diferença no processo de aprendizado. 

A questão principal, nos dois casos, é a habilidade. Por isso que eu inclusive nem recomendo que você comece investindo muito. 

É excelente você começar com pouco, mesmo que você tenha dinheiro. Assim como é muito melhor você começar com pouca velocidade no carro, mesmo que ele corra a 200km/h. 

O fato é que investir muito dinheiro é mais difícil do que investir pouco (ou até nada). Você precisa ter mais estratégia para conseguir extrair o máximo daquele investimento.

Então só depois que você virar o Ayrton Senna, ou seja, uma vez que você tem o conhecimento, aí sim você começa a pegar velocidade. 

Conclusão

Deixa eu recapitular o que vimos até aqui.

Te contei nesse artigo que a média de lançamentos necessários para alcançar seu primeiro 6 em 7 é de 7 lançamentos internos, que tendem a ser espaçados entre 1 mês e meio a 2 meses – totalizando em média 1 ano e meio.

Expliquei porque esse número é importante para alinhar sua expectativa de acordo com a jornada e entender que você tá no caminho correto. 

Além disso, falei sobre atalhos pra conseguir diminuir esse número e aumentar as chances de fazer o 6 em 7 em menos lançamentos: ver e rever a Fórmula várias vezes e seguir tim-tim por tim-tim do que ela diz.

Ainda falei sobre o que muitos acham que é um atalho, mas na verdade pode ser uma emboscada, que é começar já investindo muito dinheiro. 

Você já tinha essa noção de quantos lançamentos é preciso pra chegar no 6 em 7? Conta pra mim aqui nos comentários.E se você quiser se aprofundar nesse e em outros assuntos relacionados a lançamentos, empreendedorismo e marketing digital, pode participar do meu canal do Telegram chamado Galera Raiz. Para se inscrever é grátis, basta baixar o app do Telegram no seu celular e clicar no link: Quero entrar no canal Galera Raiz.