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Você sabia que existem 3 tipos principais de marketing? A maioria das pessoas, geralmente, só conhece um deles, que, inclusive, não é o tipo de marketing mais eficiente (na minha opinião).

Nesse vídeo eu explico esses 3 tipos de marketing e conto qual é (e como você pode utilizar) o tipo mais eficiente para ter mais valor com sua audiência e, consequentemente, mais clientes.

Há três tipos prevalecentes de marketing e a maioria das pessoas só conhece um. Então, se você não conhece os outros dois, inclusive esse um que a maioria das pessoas conhecem, não é, na minha opinião, o tipo de marketing mais eficiente. Vamos começar, então, pelo não eficiente, depois vamos para o eficiente, até o mais eficiente de todos.

Marketing de Interrupção – O menos eficiente

O marketing menos eficiente é o Marketing de Interrupção. Como assim interrupção? É aquele em que você está fazendo alguma coisa e alguém joga uma propaganda na sua frente e, às vezes, não, mas coloca uma propaganda em que você não consiga “não olhar”. Você está dirigindo e de repente surge um outdoor. Ou se você, simplesmente, está andando no shopping, vê uma folha de papel com uma oferta. Ou se está assistindo televisão, enfia-se uma propaganda.

Por muito tempo esse marketing foi eficiente para as pessoas. Na televisão porque não existia nada mais para se fazer além de esperar aquilo, nada mais competia com a sua atenção. E hoje em dia não é mais assim. Afinal, existe a tecnologia do celular, do whatsapp, do facebook, das redes sociais, do snapchat, e então toda vez que uma coisa não interessante aparece na nossa frente, o fato de você ter a chance de se entreter, buscar informação por si próprio, tem feito com que esses meios que te interrompem sejam menos eficientes, muito menos eficientes.

Marketing Nativo – Tipo eficiente

Um segundo jeito de fazer marketing, é um modo em que ele não te interrompe, mas sim mescla com aquele tipo de informação ou conteúdo que você está consumindo. E esse é o famoso Marketing Nativo. Parece que ele não é uma propaganda, parece que é parte do conteúdo.

É muito comum, por exemplo, quando você entra na exame, há uma área de artigos recomendados. Algumas pessoas que não sabem que aquilo é um Marketing Nativo. Elas clicam alí e aquele artigo, que também é de informação, na verdade, pode ser uma propaganda, um anúncio, mas ele não soa como uma propaganda. Por isso que ele é chamado de nativo.

Ele, na minha opinião, é mais eficiente do que o marketing, simplesmente, intrusivo. Porque ele tem que dar valor. É muito louco, mas a propaganda ou a oferta tem que dar valor. Se ela não der valor de cara, o leitor entende que aquilo é, simplesmente, uma propaganda e é menos reativo, tem menor probabilidade de tornar-se um cliente. Afinal, toda vez que vemos uma propaganda a gente se protege. Esse é o fato! Você fica um pouco mais resistente.

Quando você acha que a pessoa não está querendo só te vender, você fica um pouco mais relaxado. As chances são que você tenda a ser mais receptivo àquele tipo de propaganda. É uma propaganda, um marketing, uma oferta, que dá valor, logo as pessoas vão querer consumir pelo valor que traz. No final, na maioria das vezes, pode ser que haja uma oferta, deve haver uma oferta, mas ela é disfarçada com o valor.

Marketing de Permissão – O modo mais eficiente

Eu faço cada vez mais o marketing número 1 e o marketing número 2 para atingir o número 3. Porque esse marketing número três é o mais eficiente. Ele é chamado Marketing de Permissão. Olha que interessante.

No Marketing de Permissão, o seu prospecto, aquele potencial cliente, te dá a permissão, ele pede para que você mande informação e escolhe, até mesmo, o tipo de canal por onde quer que essa informação chegue. E, geralmente, a minoria das pessoas que vê um anúncio são as pessoas que vão comprar, a maioria delas é só curiosa ou, na verdade, não é o tempo certo para ela, necessariamente, receber aquela oferta. Nem sempre é a oferta certa. Pode ser a oferta certa, no tempo errado. Isso acontece muito.

Então, no Marketing de Permissão essas são as pessoas mais quentes para você oferecer o marketing, porque estão dando a permissão para você conversar com elas.

Isso também acontece no mundo offline. Você vai num corretor e ele fala “eu ainda não tenho a casa que você quer, mas você pode deixar o seu telefone e me dar a permissão de te contatar caso eu ache alguma coisa que seja interessante para você?” E se você é uma pessoa extremamente motivada, vai dar o telefone.

No meu caso, por exemplo, ensino empreendedores no digital e marketing digital e algumas pessoas estão interessadas em se aprofundarem nisso. Elas consomem o conteúdo gratuito e depois me dão a permissão, fazem o marketing de permissão, e é quando pedem, “Erico se você tiver mais informação desse tipo aqui, me dá um toque”. Então, a sua audiência que te dá permissão, é a audiência que te dá mais valor.

E agora vem uma dica caso você ofereça ou queira fazer o marketing de permissão: nem todo mundo gosta de receber informações pelo mesmo canal e cada vez mais eu percebo isso.

Ainda hoje, o jeito mais eficiente, de todo mundo que me dá permissão, das pessoas que mais se tornam clientes, são as que se cadastram na minha lista de e-mail. Até hoje é o que não mudou ainda. Hoje em dia, estamos fazendo um novo teste com Whatsapp para saber as pessoas que querem receber mais informação nesse meio. Mas, por enquanto, ainda é o e-mail.

Uma pessoa que me dá permissão para conversar com ela por e-mail vale 30 vezes mais que uma pessoa que assina meu canal do youtube ou que curte a minha fan page, em termos de compra. Acho que quando você chega a dar o e-mail, é um comprometimento maior. Então, você pode ter uma conversa mais efetiva.

Esse não é o único jeito. Algumas pessoas preferem outros tipos de marketing. Por exemplo, a gente está sempre testando outras formas de comunicar com a super permissão da pessoa, como podemos mostrar mais as nossas ofertas, os nossos conteúdos gratuitos.

O fato é o seguinte: é importante você testar diferentes meios de notificar essas pessoas, mas em qualquer coisa que você teste, muito importante, só mande informação para essas pessoas se tiver permissão. O marketing sem permissão, no longo prazo, arruína a sua empresa, a reputação da sua empresa. A pessoa que recebe uma informação, sem te dar permissão, na verdade surte um efeito contrário, ela, na maioria das vezes, fica chateada, marca como spam.

Utilize os três marketing, mas utilize o primeiro e o segundo para trazer pessoas para o terceiro, e desse terceiro traga as pessoas para se tornarem seus compradores.

E essa é a sacada de hoje. Desses três tipos de marketing, qual que você faz? Qual marketing que você gostaria de fazer ou aprender a fazer? Conte-me nos comentários!

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