Tem muitos estilos de lançamentos e cada um segue um fundamento, mas na FL eu ensino 3 que eu acredito que são os principais pra você chegar ao primeiro 6 em 7.
Fica comigo até o final desse artigo, que vou falar sobre cada um deles e revelar qual é o principal erro que as pessoas tendem a cometer em cada tipo de lançamento.
Se preferir, você pode ver o conteúdo desse artigo no meu canal do YouTube:
Vamos lá?
O primeiro lançamento: semente
Quando um aluno entra na Fórmula, o primeiro lançamento que eu indico a ser feito é o Semente.
É de cara o primeiro para iniciar a jornada rumo ao 6 em 7.
E por que ele é o primeiro?
Ele é diferente do lançamento convencional de 3 vídeos. Ele é geralmente uma live, um webinário ao vivo e você pode usá-lo para vender um produto que você ainda não tem.
E é aí que entra a polêmica do Lançamento Semente.
Quando as pessoas ouvem isso, elas não entendem como é possível ou até mesmo permitido.
“- Como assim vender algo que eu não tenho?”.
A maioria das pessoas produz um produto e depois checam se a oferta vai pegar.
Daí gastam tempo, energia e, muitas vezes, bastante dinheiro antes mesmo de entrar qualquer tipo de faturamento.
E se a oferta pegar, ótimo. Mas e se não pegar? E se não vender?
Aí você vai ter gasto tempo, dinheiro e energia em algo que as pessoas não querem comprar.
Por isso que eu recomendo o Semente.
Ele é feito para você testar o produto, a oferta e a entrega.
E você pode vender algo que você ainda não tem porque funciona como um apartamento na planta. Você compra antes de começar a subir o prédio. Você só sabe uma prévia de como vai ser e quando será entregue.
No Semente é a mesma coisa. Você vende antes de ter o curso pronto e, o que é melhor, você entrega aos poucos, adaptando às necessidades dos seus clientes ao invés de supor o que é que eles querem e precisam.
O produto de informação possibilita isso, a entrega posterior. Vender e entregar depois.
A vantagem é que você só produz (e, portanto, só gasta tempo e dinheiro) depois que ao menos 1 pessoa comprar.
A segunda vantagem é que você não procrastina. Se você fez vendas no Semente e prometeu uma data para seus clientes, você não pode se dar ao luxo de não entregar.
A desvantagem é que você dificilmente vai fazer o 6 em 7 de primeira.
No fim, essa desvantagem é mais uma vantagem, na real. Porque não tem nada melhor do que você poder começar pequeno e escalar.
É como bater um prego na parede.
Você não dá uma pancada só de uma vez, mas vai dando leve batidinhas, para corrigir o rumo da rota caso necessário.
A segunda desvantagem é que, se você faturar legal no semente, tipo R$ 20 mil, R$ 30 mil, você vai tender a viciar no semente e evitar ir pro interno (o segundo tipo de lançamento dessa lista). Porque é tão mais confortável ficar onde a gente já conhece, né?
O problema é que o semente não foi feito para escalar. Assim, quando você fica repetindo ele, ele tende a perder a eficiência.
Mas, se você seguir a receita do bolo e fizer pelo menos 1 venda no Semente, você vai para o próximo lançamento…
O segundo lançamento: interno
Por que eu digo que tem que fazer o semente?
Porque pra ir pro Interno você vai gastar muito mais tempo, dinheiro e energia. E se você vai ter esse nível de dedicação, é melhor que a sua oferta já esteja testada.
É o Interno que tem a possiblidade de escalar para o 6 em 7. Que tem potencial pra isso.
Ele é o lançamento clássico. Demanda mais, porque é mais complicado de fazer, mas tem mais resultado.
E quando você entra nele, você entra no ciclo evolutivo dos lançamentos.
O que é esse ciclo evolutivo?
É uma sequência de 7 lançamentos, em média, até chegar ao 6 em 7.
Então você lança e aperfeiçoa, lança e aperfeiçoa, lança e aperfeiçoa até chegar no 6 em 7.
Você vai ficando cada vez melhor cada vez que lança.
Lançamento interno é o que te gera audiência, habilidade de lançar e autoridade.
E o último lançamento é o…
Lançamento Relâmpago: uma injeção de caixa rápido no seu negócio
O relâmpago costuma seduzir muita gente porque ele é muito fácil de fazer. São apenas 4 e-mails e bum: já teve aluno meu reportando que fez o faturamento do mês em 4 dias de relâmpago.
É uma injeção de caixa e de ânimo na sua empresa.
Inclusive, ele tende a funcionar muito bem para produtos físicos. Existem inúmeros casos de empreendedores com negócios físicos que usam o lançamento relâmpago, como é o caso do Rafael Araújo, que vende cachaça na internet.
Só que tem 2 detalhes que as pessoas costumam ignorar (e isso faz com que esse lançamento perca todo o efeito):
- Tem que ter audiência e uma oferta já conhecida para fazer um relâmpago
Não adianta: se tentar começar por ele, vai dar errado. Você precisa ter feito os outros lançamentos para que você tenha uma audiência mínima, já exposta a uma oferta que ela já conhece, para poder fazer um relâmpago eficiente.
- Não dá pra repetir toda hora
Embora ele seja extremamente eficiente, ele é como um antibiótico: se você usar demais, ele perde completamente o efeito. Então use com parcimônia.
É diferente do interno, que você vai repetindo e ele vai melhorando. O relâmpago não. Se você usar demais tende a não funcionar.
O principal erro de cada lançamento
Mesmo tendo o passo a passo em mãos, o que alguns alunos da FL tendem a fazer? Pular etapas.
Esse é o erro clássico que aparece nos lançamentos Semente e Interno.
Por ansiedade, o aluno acaba achando que alguns detalhes não são importantes ou que podem adaptar partes da receita. E isso compromete o resultado final.
Já no Relâmpago, o erro maior é querer fazer sem ter lista ou produto. Executar muito cedo.
Também é um erro clássico. O Relâmpago só tende a funcionar em negócios que já têm um certo nível de maturidade.
Conclusão
No artigo dessa semana eu te mostrei os 3 principais lançamentos que você pode usar para chegar ao 6 em 7, para que serve cada um deles e qual a ordem de execução de cada um.
Também falei sobre as vantagens e desvantagens e ressaltei que se você não seguir a receita do bolo, seja em qualquer um dos 3, você estará comprometendo diretamente o seu 6 em 7.
Mas me conta aí nos comentários, qual lançamento você já fez?