Em uma das minhas conversas no Projeto 747, eu bati um papo com um aluno da Fórmula de Lançamento que tinha uma dúvida sobre conteúdo.
Ele passou por um processo intenso de produção de conteúdo com lives diárias, mas depois de um tempo diminuiu a frequência. Daí a dúvida dele era se ele voltava a produzir conteúdo de forma mais intensa, focando em fazer live todos os dias, ou não.
Respondi pra ele que, assim como num jogo, à medida que você avança nos lançamentos, momentos de dúvida vão surgir.
Uma vez, eu conversei com um jogador de vôlei profissional e ele me explicou que quando o time começava a se confundir, o capitão fazia um sinal pra todo mundo voltar para as jogadas básicas.
No mundo dos lançamentos a saída é a mesma. Quando bater a dúvida, a saída é olhar pro básico.
Ou seja, não adianta produzir muito conteúdo, como esse aluno fazia antes, se o “arroz com feijão” não tá sendo bem feito. E pra fazer o básico bem feito, é fundamental seguir 2 passos importantes.
Quer saber quais são esses 2 passos que você não pode ignorar na hora de produzir seu conteúdo? Então segue aqui no artigo comigo.
Se você preferir ver a versão em vídeo dessa conversa, é só clicar aqui embaixo::
Auditoria: o básico está sendo bem feito?
Quem me acompanha há algum tempo sabe que constantemente eu falo sobre intensificação de conteúdo.
E eu falo sobre isso por experiência própria. Por isso, na minha opinião técnica, quanto mais conteúdo você fizer, melhor.
Isso porque o aumento do volume de conteúdo tende a resultar no aumento do volume de vendas e/ou da conversão.
Eu aprendi isso no campo de batalha, quando fui aumentando a quantidade de raízes que eu fazia por dia.
Isso significa o seguinte: quanto maior é o volume de conteúdo que você gera, potencialmente mais pessoas terão acesso a esse conteúdo.
Mas de nada adianta você querer produzir muito conteúdo, se nem o básico você está fazendo.
Então, quando isso acontece, o que você precisa fazer? Uma auditoria do método.
Vou voltar no exemplo do vôlei que eu falei ali em cima: no momento em que o time se confunde, a melhor escolha não é tentar fazer aquelas jogadas mais ensaiadas e complicadas. Nesse momento, o time precisa voltar a fazer o básico até que esse básico fique redondo, certinho.
Então no seu lançamento você tem que fazer essa auditoria: deixar o complicado de lado e voltar pro básico. E essa auditoria consiste em 2 passos…
Os 2 passos da sua auditoria de conteúdo
Eu dividi essa auditoria em 2 passos simples, que precisam ser feitos na sequência em que vou colocar aqui.
Se você fizer o primeiro e não colocar em prática o segundo, não adianta.
E se você fizer só o segundo sem seguir o primeiro à risca, também não vai alcançar o resultado que você espera nessa jornada de lançamento.
Passo 1: produção de 2 raízes e 7 nutellas por semana
Na minha opinião técnica, o “básico” em conteúdo é a publicação frequente de 2 raízes e 7 nutellas por semana.
Só pra não pecar pela omissão, o raiz é um conteúdo denso, com mais de 30 minutos de duração, que te ajuda a aumentar a sua autoridade e aprofundar o seu relacionamento com a audiência.
E ele pode ser feito gravado ou ao vivo (que a gente chama de “live”).
Já o nutella é um derivado do seu conteúdo raiz, menor, mais fácil de entender e, por isso mesmo, mais atrativo para um público que não te conhece tão bem.
Eu, por exemplo, sou um cara que faz live quase todo dia… Que acredita muito em live. Às vezes eu até entro num protocolo de três lives por dia, então assim, posso dizer que faço bastante conteúdo raiz ao vivo.
Se você for contar, minha média hoje são 17 nutellas e 2 a 3 raízes por dia.
E a razão disso é que eu estou um pouquinho mais adiantado, já tenho mais prática.
Mas o fato de eu fazer lives, áudios no Telegram, entre outras várias coisas, não me impede de fazer o básico.
Pode não parecer, mas é isso que sustenta o meu lançamento no longo prazo.
Assim como a estrutura básica de qualquer carro precisa ter o motor, as rodas e o volante, a estrutura da sua produção de conteúdo precisa ter esses 2 raízes e 7 nutellas.
E mesmo que o carro esteja todo turbinado e equipado, se não tiver motor, rodas e volante, ele não vai andar. Trazendo esse mesmo princípio pro seu conteúdo, também não adianta você fazer dezenas de lives se a base de conteúdo raiz e nutella não tá lá.
Mas é o seguinte: depois que colocar o motor, as rodas e o volante no carro, dá pra fazer uns upgrades interessantes. Porque já tem a base, que é o mais importante.
No caso do meu conteúdo, as lives que eu faço (no Instagram e no YouTube) são como uma suspensão a ar e o canal de Telegram, uma injeção no volante do carro.
Mas essas funcionalidades extras só funcionam e fazem sentido se a base estiver lá – e ela nunca pode deixar de estar lá.
Porque no momento que eu perco uma roda, não importa a minha injeção eletrônica, não importa a minha suspensão a ar… O carro não vai andar.
Então, pensando nesse princípio, você volta e se pergunta: “os 2 raízes e 7 nutellas estão sendo postados ou eu me distraí fazendo outra coisa e deixei o básico falhar?”
Lembre-se: quando eu falo “postado” é que se eu for lá no seu canal do Youtube agora e puxar de 4 a 6 semanas pra trás, eu preciso ver (pelo menos) 2 raízes por semana publicados lá…
Se a sua resposta for sim, quando você sentir que o básico está sendo feito, aí você volta a pensar nas lives e fazer esses extras.
Se a sua resposta for não, você precisa voltar às bases imediatamente e continuar religiosamente nisso, até que o protocolo vire algo mais leve, como algo da rotina.
Dica: faça o básico se tornar mais fácil
Do mesmo jeito que você não fica pensando demais em qual marcha passar ou quando pisar na embreagem ao dirigir um carro, os 2 raízes e 7 nutellas precisam ser algo natural na hora de produzir seu conteúdo.
Assim como o hábito de escovar os dentes ou tomar banho, uma forma de deixar uma tarefa mais fácil é através da repetição.
Porque nosso cérebro é treinado pra deixar mais fácil tudo o que é repetido.
No começo, você vai precisar de mais disciplina e pode ser mais difícil, mas com o tempo e a prática isso vai se tornando mais leve.
Então agora que você já sabe que o primeiro passo é seguir o básico e que você nunca pode ficar sem esse alicerce, saiba que existe o próximo passo…
Passo 2: distribuição paga de conteúdo
Depois que você faz a base, que é o mínimo, aí entra o segundo passo, que é a distribuição paga de conteúdo.
Porque existe a distribuição orgânica, que é aquela que as redes sociais fazem automaticamente quando você publica um conteúdo, mas o campo de batalha me provou que só isso não é o suficiente.
Você também precisa da distribuição paga para que o seu conteúdo alcance mais pessoas.
Porque mais pessoas consumindo seu conteúdo significa uma maior audiência.
E esse processo acaba sendo quase um “efeito cascata”: com esse aumento de audiência, o seu lançamento também tende a ser maior, porque você tem mais pessoas interessadas pelo que você fala e com maior tendência a se interessarem pelo seu produto.
Então você precisa investir dinheiro nas plataformas (Instagram, Facebook, Youtube), tal que elas distribuam esse conteúdo para muito mais gente.
E pra fazer essa distribuição também existe um certo protocolo, que não importa se você acha que tem ou não dinheiro pra investir, a minha resposta é a mesma quando o assunto é investir: siga a técnica do montinho montão.
Ela basicamente consiste em começar investindo pouco (o que quer que seja pouco pra você) e ir aumentando o investimento conforme o seus lançamentos escalam.
Eu não vou me estender na explicação porque já fiz esse artigo completo aqui só sobre isso.
O importante é entender que só produção não é o suficiente, você vai precisar entrar em uma auditoria de distribuição também, pra verificar se você está distribuindo de acordo com o protocolo.
Uma vez que você tiver seguindo esses 2 passos direitinho, com constância e sem falhar, aí sim você vai colocar os extras no seu carro, como as lives diárias.
E se você insistir em fazer as lives sem essa base, as chances de você estar seguindo um outro protocolo são grandes – e um protocolo que eu não sei se vai te gerar um 6 em 7.
Conclusão
Neste artigo, eu te contei sobre a importância de fazer o básico bem feito quando o assunto é conteúdo.
Você viu que quando estiver em um momento de confusão do seu lançamento, o que não pode falhar na sua produção de conteúdo é a base, os fundamentos.
E pra saber se sua base está firme, você precisa fazer uma auditoria seguindo 2 passos:
Passo 1: produção de 2 raízes e 7 nutellas por semana;
Passo 2: distribuição paga de conteúdo.
Também dei uma dica pra treinar até que esse básico se torne mais fácil: através da constância e repetição.
Por último, eu ressaltei que só depois que esses passos estiverem seguidos à risca é que você pode pensar em incrementar a sua produção de conteúdo, com lives diárias, por exemplo.
Dito tudo isso, me responde aqui nos comentários: você já fez essa auditoria na sua produção de conteúdo?