Definir o seu nicho, ou seja, a fatia do mercado que você está inserido, é um dos primeiros passos da jornada rumo ao 6 em 7 (que é faturar R$ 100 mil em sete dias). Eu diria até que é um dos pilares do 6 em 7.
O problema é que existe uma trava comum na hora de definir o nicho que é a preocupação com a concorrência, de escolher uma fatia de mercado muito disputada e não conseguir atingir os 6 dígitos de faturamento por causa disso.
Muitas vezes esse é o calcanhar de Aquiles de muitos dos meus alunos e da minha audiência (eu sei disso porque quase diariamente converso com eles pelo meu Instagram).
E se você também tá empacado aqui, provavelmente tá cometendo dois erros sobre nicho que podem te afastar do 6 em 7 mais do que a sua concorrência.
É exatamente sobre cada um deles que eu vou falar hoje, mas caso você prefira ver esse conteúdo em vídeo é só clicar no link abaixo:
Agora vamos ao primeiro erro:
1. Achar que nicho concorrido é ruim
Algumas pessoas acham que escolher um nicho concorrido é necessariamente ruim, e muitas vezes ficam desanimadas e empacam nessa ideia.
Mas ser de um nicho concorrido não é ruim.
Digo isso porque no digital a concorrência não é sempre uma má notícia.
Nesse mundo, quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos.
Isso significa que quando um concorrente seu é bom e íntegro, as chances são que automaticamente as pessoas que gostam dele vão buscar conhecimento em outro expert para saber mais sobre o assunto.
Esse outro expert pode ser você.
Porque o conhecimento não é exclusivo, sempre tem mais fontes para consultar.
Por exemplo, eu me interesso pelo assunto hábitos. Só que não li um livro sobre hábitos, li vários.
Quando comecei a pesquisar sobre marketing digital, fiz vários cursos.
Então sua concorrência, mesmo direta, pode ser boa pra você.
Além disso, é bom primeiro você sacar se aquela pessoa é sua concorrente mesmo, ou se não ela não é sua concorrente.
Quer ver um exemplo?
Duas pessoas que falam sobre finanças, podem falar sobre subnichos diferentes, como dois alunos meus, a Aline Soaper e o Rodrigo Stocco.
Os dois são do nicho de finanças, mas a Aline é formadora de Educadores Financeiros, já o Rodrigo ensina organização financeira para cristãos.
Apesar de serem do mesmo nicho, não são concorrentes diretos e não competem com o mesmo público.
Fora que mesmo se fossem, cada um tem o seu jeito de falar e a sua bagagem de conhecimento.
Portanto, a concorrência nem sempre é ruim, vai depender de como você encara essa parada.
E eu indico fortemente que você não encane nisso, e siga o seu jogo, porque as chances são que se você ficar se prendendo a isso, não vai sair do lugar.
Agora vamos para o segundo e último erro.
2. Presta atenção na concorrência
Outro erro de quem está lançando ou ainda na fase de definição do nicho com certeza é prestar atenção na concorrência.
Quando você vê a concorrência, de duas uma: ou você acha que é melhor que ela, e isso vai te deixar mais acomodado.
Então já não é bom.
Ou dois: você pode achar que ela é melhor do que você, e você pode desistir.
Além disso, quando você segue a concorrência, quer queira, quer não, você vai tender a copiá-la, porque depois que você vê não vai conseguir desver o que viu.
Eu, Erico, não presto atenção nenhuma, desligo a concorrência do meu radar completamente.
Toda vez que eu vejo um anúncio de uma concorrência minha sabe o que eu faço? Eu escondo o anúncio. Clico lá em esconder.
Até porque se eu falar alguma coisa, tenho certeza e integridade que aquilo veio de mim, não da minha concorrência.
Eu sigo a mim mesmo, e procuro ser melhor este ano do que eu fui no ano passado, e sugiro fortemente que você faça o mesmo.
Conclusão
No artigo de hoje eu contei 2 erros que você pode cometer quando o assunto é nicho (que é um dos pilares do lançamento) e que podem interferir no seu 6 em 7.
O primeiro deles é ver um nicho concorrido como algo ruim, porque no mercado digital quando uma pessoa gosta de um conteúdo, ela vai querer consumir mais, e pode acabar chegando até você.
É o que eu digo, quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos.
E por último falei que você não deve prestar atenção na concorrência, porque geralmente quando faz isso, pode se achar melhor que ela e se acomodar, ou se achar muito devagar e desistir.
Agora me conta nos comentários: Quais desses dois erros você acha que está cometendo?
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