por -

“Erico, o nome do produto que eu estou lançando tem que ser igual ao nome da minha empresa, ou crio nomes diferentes?

Essa pergunta chegou pra mim no meu Whatsapp e é uma pergunta que já me fizeram algumas vezes. Nesse episódio eu te falo a minha opinião e o porquê os nomes dos meus produtos não têm o mesmo nome da minha empresa.

Eu, particularmente, prefiro diferenciar o nome da empresa do nome do produto, porque eu prefiro acreditar que essa empresa vai ter mais produtos. É interessante que essa empresa tenha mais produtos. Então, se você tiver a empresa com o nome do produto, vai ficar difícil criar mais produtos depois.

No meu caso, a minha empresa se chama Ignição Digital, um dos produtos que ela vende é o Fórmula de Lançamento, mas tem alguns outros produtos.

Diferencie sua empresa do produto desde o início

Eu acredito que você tenha que começar diferenciando a sua empresa do produto, mesmo porque quando seus funcionários chegarem eles vão trabalhar às vezes para empresa, mas não para o produto, às vezes eles trabalham no time de outro produto. Então eu acho que, definitivamente, para evitar confusão, a empresa deve ter um nome diferente do produto.

O Rodrigo Polesso, por exemplo, tem um blog que se chama Emagrecer de Vez e o produto dele se chama Código Emagrecer de Vez. Então, tem uma certa similaridade, mas está claro quando você está no blog dele e quando você está no produto dele.

Essa clareza é muito importante, porque quando o cliente se sente confuso, ele não compra.

O que fazer com o nome do produto então?

Eu falo que sou, provavelmente, responsável pelos piores nomes da história da humanidade. Eu não sou daqueles caras que crio um nome e acha muito legal, que faz todo sentido. Eu acredito que quando você cria um nome, você só tem que fazer o possível para não errar muito, para que ele não tenha uma conotação negativa logo de cara.

Se você tem um nome que é neutro, deve fazer um bom trabalho de marketing. O Fórmula de Lançamento, por exemplo, hoje parece um nome super legal, super massa. Mas, na época que foi criado, a gente não tinha essa noção, ele ficou legal depois que ele se criou, que as pessoas começaram a dar testemunho e começou a criar uma marca no mercado.

Você pode simplesmente fazer um nome “OK”, e fazer o possível para ter o marketing. É claro que se for criativo e com nomes massa, pode manda ver, mas eu já vi muita gente deixando de lançar porque não achou o nome ideal para o produto. O mais importante é você lançar o seu produto e como diria José Roberto Marques ou Fernando Pessoa “O caminho se constrói caminhando”. Então, a medida que você vai caminhando vai ficar mais fácil.

Então, é isso ai! Um grande abraço!