Talvez você saiba, talvez não.
Mas atuar em um nicho pequeno não te impede de chegar ao 6 em 7, isto é, 100 mil reais de faturamento em 7 dias consecutivos, quiçá mais.
Na minha opinião técnica, pensar que o nicho pequeno te atrapalha é uma crença limitante, ou seja, algo em que você acredita, mesmo não sendo verdade, que pode limitar as suas ações.
E a prova disso é a Mari Fazzi.
Para você ter uma ideia, a Mari atua em um nicho super limitado: nutrição. São apenas 148 mil nutricionistas em todo o Brasil.
Inclusive, quando começou, ela tinha medo de investir, não tinha tempo para estudar e não sabia nada de ferramentas digitais.
Mesmo assim, a Mari conseguiu faturar 1 milhão e meio de reais em 7 dias consecutivos, ensinando nutricionistas a terem um consultório de sucesso.
E o fato é que ela não parou por aí.
A cada lançamento, a Mari aplica novas sacadas e o resultado é que o negócio dela não para de crescer.
Hoje, ela é faixa-preta em lançamentos, isto é, fatura pelo menos 2 milhões de reais por ano com lançamentos digitais.
E foi justamente para conhecer os detalhes dessa trajetória que eu fiz uma entrevista com ela.
Então, se você quer saber como é possível se tornar faixa-preta, mesmo em um nicho pequeno, eu recomendo fortemente que você acompanhe este bate-papo até o final.
Se preferir, você pode assistir o podcast que eu gravei dessa entrevista.
Você também pode acompanhar só o áudio, que está disponível em qualquer uma dessas plataformas: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Stitcher.
Então, vamos à primeira pergunta.
Pergunta 1
Erico: Para começar, como foi que os nossos caminhos se cruzaram?
Mari: Em 2015, eu estava buscando um diferencial competitivo para o meu consultório.
Porque eu sempre gostei de fazer cursos diferentes e trazer novidades para a minha cidade, que é Santos, no litoral de São Paulo.
Então, eu fui fazer um curso de coach da Isis Moreira. E descobri que ela tinha usado a Fórmula de Lançamento para lançar o curso dela, mas eu ainda não tinha noção do que era a FL.
E naquela época, eu já dava curso para nutricionistas, só que de forma presencial.
Esse curso acontecia aos sábados, das 8 horas da manhã até as 3 horas da tarde. O conteúdo era bem diversificado e geralmente eu cobrava de 80 reais a 120 reais por pessoa no curso.
Além disso, eu trabalhava na minha clínica fazendo consultas.
Eu ainda tenho essa clínica e trabalho com nutrição. Inclusive, nós adiamos a reabertura da clínica por conta da crise do coronavírus, mas ela será reaberta em breve.
Então, na época, eu falei pra Isis que queria levar os meus cursos do presencial para o online.
E ela falou: “Mari, você tem que fazer o curso Fórmula de Lançamento”.
Naquela época, eu trabalhava das 8 horas da manhã até as 10 horas da noite e eu não consegui assistir ao seu lançamento porque eu não tive tempo.
Mas eu acreditei tanto na indicação dela, que quando abriu o carrinho da Fórmula eu estava lá com o cartão de crédito na mão.
Porque eu já fiquei desesperada só com o que a Isis me falou sobre a Fórmula.
Se eu não me engano, isso aconteceu em novembro de 2015. Deu tudo certo e eu entrei na turma 4 da Fórmula.
Pergunta 2
Erico: Como foi sua jornada depois que você entrou pra Fórmula? Já começou a lançar logo de cara?
Mari: Então, a minha agenda era muito, muito louca. Era muito cheia e eu atendia muita gente. Por isso, eu demorei para aplicar o método.
Inclusive, eu nunca contei essa história na internet e acho que vale a pena contar agora. Foi muito curioso.
Na época, mesmo antes do curso, eu já fazia vídeos na internet, eu já usava o Facebook, principalmente para me divulgar como nutricionista.
E assim que eu comprei a Fórmula, uma pessoa entrou em contato comigo.
Esse cara era um farmacêutico que queria construir uma plataforma de cursos digitais.
Ele disse que eu falava muito bem e que queria que eu fosse a professora dos cursos digitais dele.
E eu falei: “nossa, você não tem noção, eu acabei de comprar a Fórmula de Lançamento”.
Aí ele disse que esse mundo de empreender era muito difícil e que eu não ia conseguir fazer isso sozinha.
Ele se ofereceu para gravar, em estúdio, os 12 cursos que eu dava presencialmente e comprar eles de mim por 15 mil reais.
E na hora, eu falei assim: “esse é o faturamento de 1 mês no meu consultório. Quer saber de uma coisa? Vou fechar com ele.”
E fechei com ele. Assinei contrato e tudo. Isso foi no comecinho de dezembro de 2015.
No mesmo mês, eu fui para o evento ao vivo da Fórmula de Lançamento e lá eu vi um mundo muito doido.
Porque até então, eu não tinha aberto uma aula da Fórmula.
Num certo dia, eu contei para Isis sobre ter vendido todos os meus cursos online por 15 mil reais e ela me deu um esporro.
Ela falou: “você tem a Fórmula de Lançamento. Você vai ligar agora para ele e desfazer esse contrato”.
E esse foi o melhor esporro que eu já levei na minha vida.
Eu liguei para o farmacéutico em questão e ele me jogou um milhão de pragas.
Foi aí que eu comecei a levar a Fórmula a sério.
Comecei realmente a abrir o curso e estudar. E uma das primeiras coisas que me chamou a atenção, foi ver você falando sobre a questão do nicho.
Quando eu comprei a Fórmula, eu queria falar sobre nutrição funcional, nutrição para diabetes, ou quem sabe, ensinar nutricionista a fazer consulta de consultório.
Mas depois, eu comecei a pensar no que ainda não existia na internet.
E bingo.
Ninguém estava falando sobre como ter um consultório que fatura 10 mil reais por mês.
A gente foi a primeira empresa a falar sobre isso na internet.
Por isso que explodiu. Porque ninguém falava sobre isso antes.
Então, a gente meio que descobriu esse oceano azul dentro do nicho de consultório.
Pergunta 3
Erico: E como foi o primeiro lançamento? Como você conquistou audiência e construiu a sua lista?
Mari: Olha, eu fui aquela pessoa que deixa o carnaval passar. Eu meio que entrei nessa zona de conforto.
Então, eu fiquei estudando dezembro e janeiro e quis lançar depois do carnaval.
Mas eu decidi que de depois do carnaval não passava. Então, eu comecei a trabalhar.
Marquei a data do meu primeiro lançamento e durante 30 dias eu foquei em crescer audiência, criar autoridade, dar conteúdo e fazer live.
E olha que naquela época não tinha nem Instagram.
Então, eu abri o carrinho dia 13 de março de 2016 e a gente fez 142 matrículas, se eu não me engano. O lançamento teve um faturamento total de 64 mil reais.
Agora, como eu construí essa audiência e essa lista também rende uma boa história.
O nosso nicho é pequeno, afinal de contas são 148 mil nutricionistas no Brasil.
Só que na real, lá em 2016, eram mais ou menos 80 e poucos mil, porque agora que a nossa profissão está crescendo e todo ano bastante gente se forma na área.
O que eu queria era uma lista de 2.000 pessoas, mas eu não estava conseguindo.
Então, o que eu fiz?
Produzi um e-book sobre atendimento diferencial e experiência de consulta para ser distribuído em todos os grupos de nutricionistas no Facebook.
Só que na época eu não consegui entender como fazer essa captação, sabe?
E aí eu falei assim: “quer saber de uma coisa? Eu vou fazer o pessoal comentar aqui” e escrevi na divulgação “deixe seu e-mail abaixo para receber o e-book”.
Depois, eu ia em cada grupo, pegava o comentário, copiava e colava o e-mail numa planilha do excel e fazia o envio de 500 em 500 pessoas, porque esse é o máximo que o gmail permitia enviar manualmente.
E o meu primeiro lançamento faturou 64 mil reais.
Hoje, eu não faço mais tudo sozinha, o meu marido me ajuda e temos alguns funcionários.
Pergunta 4
Erico: E como é lançar junto com o seu marido?
Mari: O Leandro, meu marido, acreditou em mim desde o início. Ele sempre confiou no meu “faro” para empreendedorismo.
Mas ele não se envolveu logo de cara.
Ele é engenheiro de computação e, na época, trabalhava numa empresa de logística no porto de Santos.
Eu estava fazendo tudo sozinha no primeiro lançamento. Mas estava dando certo.
Como eu te falei, a minha meta era captar 2.000 leads.
Só que quando eu já tinha copiado e colado 1.800 leads manualmente, eu estava ficando louca de tendinite, aí pedi ajuda.
Ele fez uma planilha em um minuto e colocou todos os leads para dentro do excel. Eu nem acreditei.
Segui com o lançamento e quando eu já estava quase abrindo o carrinho, ele viu o quanto a gente tinha crescido e que aquilo poderia ser muito bom.
Então, ele pediu demissão e veio trabalhar comigo.
Pergunta 5
Erico: Qual foi seu maior lançamento até hoje?
Mari: O meu maior lançamento até hoje foi de 1 milhão e meio de reais em 7 dias consecutivos.
Depois do meu primeiro lançamento, que aconteceu em março de 2016, eu lancei de novo em maio do mesmo ano e faturei 89 mil reais.
O terceiro foi em agosto e, se eu não me engano, teve um faturamento total de 300 mil reais e alguma coisa. Esse foi o meu primeiro 6 em 7.
Depois disso, eu continuei lançando até chegar nesse maior, que foi o 7 em 7, que é quando você faz pelo menos 1 milhão de reais em 7 dias.
Pergunta 6
Erico: Há quantos anos você está no Platinum, meu grupo de mentoria para lançadores faixa-preta?
Mari: Eu entrei no Plat em janeiro de 2017. Então eu estou indo para o quarto ano.
Eu aprendo tanta coisa nas palestras, que não deixo nada para depois.
Uma vez, vi uma palestra sobre formulário e eu estava lançando. Resolvi implementar na mesma hora.
Enquanto os outros mentorandos tinham subido para tomar banho, eu fiz o formulário e já mandei pra minha equipe e foi algo que deu muito resultado.
Tem uma coisa que eu gosto bastante de aplicar, inclusive é um dos nossos valores:
Primeiro faz, depois melhora.
Ou seja, eu aplico e no próximo lançamento eu vou adaptar melhor. Porque durante o lançamento eu vou corrigindo.
Eu gosto muito disso.
De aprender coisas novas e se eu vejo que faz sentido para meu negócio, eu já aplico.
Acho que muita gente fica esperando pelo momento perfeito.
E para mim, perfeição não existe. É uma coisa que a gente vai construindo com o tempo.
Pergunta 7
Erico: Qual a diferença da Mari de antes da Fórmula para Mari de agora, que é uma faixa-preta?
Mari: Olha, mudou bastante, principalmente em questão de maturidade.
Antes eu era muito mais executora e hoje eu sou mais estrategista.
Eu ainda executo as coisas, mas agora eu fico muito mais na questão da estratégia e de delegar para a minha equipe.
Até porque antes era só eu. Depois veio o Leandro, meu marido. E só depois de alguns meses que veio o primeiro funcionário da nossa empresa, com carteira assinada e tudo.
Tem a questão de acreditar no meu trabalho, que eu já tinha, mas agora é bem maior.
Eu também acho que hoje eu tenho muito mais clareza e mais força. Porque afinal de contas, agora eu tenho métricas dos últimos 4 anos.
Então, eu sei onde posso pisar e eu sei onde posso investir.
A Mari de antes morria de medo de investir.
Pergunta 8
Erico: O que é esse medo de investir, de onde ele veio e como esse medo afetava você?
Mari: Bom, antes eu precisava investir muito pouco para conseguir pacientes para o meu consultório.
Eu gastava 50 reais no Facebook para conseguir um grupo de emagrecimento e faturar 30 mil reais em um mês, só com aquele grupo.
E quando eu fui para esse mundo digital, isso me assustou bastante.
E hoje esse é o meu pior arrependimento.
Se lá em 2016, quando ninguém falava para nutricionista, eu tivesse investido 200 mil reais, eu acho que hoje o meu negócio seria muito diferente.
Porque no meu primeiro lançamento, aquele que faturou 64 mil reais, eu investi 800 reais.
No segundo lançamento, que a gente faturou 89 mil reais, eu investi 2 mil reais.
Nesse último lançamento, que eu faturei 1 milhão e meio de reais, eu investi 98 mil reais.
Então, sempre fica a dúvida de como as coisas estariam agora, se há 4 anos eu tivesse colocado mais dinheiro.
Pergunta 9
Erico: O que mudou para você em relação a investir?
Mari: Eu acho que foi conviver com quem eu admirava, porque eu queria ter resultados equivalentes.
Então, o fato de eu ter entrado no Platinum me ajudou bastante nisso.
Antes eu tinha muito a visão do ROI, que é o retorno de investimento. Eu tinha muito medo dele ser baixo.
Eu pensava: “ah, eu tenho que investir um real e ganhar 25 reais com isso”.
E depois eu fui aprendendo e fui vendo que a escala, ou seja, o crescimento, também depende de mais investimento.
Porque quanto mais eu investir, mais faturamento eu posso alcançar.
Então, nas nossas discussões do Platinum eu aprendi sobre o ROI e sobre a questão da escala.
Eu acho que essas coisas foram entrando na minha cabeça e eu tomei mais coragem para fazer esses investimentos.
Pergunta 10
Erico: Que dica você daria para quem quer empreender em nichos considerados pequenos?
Mari: Bom, hoje existem 148 mil nutricionistas no Brasil. Existe um limite aí.
Eu vou falar basicamente do que eu fiz, Erico. E algumas correções que eu fui aplicando ao longo do tempo.
A primeira coisa é que você precisa estar onde essas pessoas estão. Esteja presente em todos os canais possíveis.
Na minha empresa, por exemplo, a gente tem podcast, tem live e tem canal no YouTube, onde a gente publica conteúdo.
Então, a minha dica é: tenha uma presença muito forte na internet.
E aí tem um segredinho que me ajuda muito a me posicionar como autoridade e alcançar pessoas que, por algum motivo, eu não consigo alcançar dentro da internet.
Esse segredo é estar em congressos de nutrição.
Então, eu passei 2017 e 2018 inteiros dentro desses congressos.
Eu pagava para estar lá e ia com a minha equipe, montava o stand, imprimia os e-books com muita qualidade e entregava para o máximo de pessoas que eu podia.
A gente sempre teve uma verba para investir nesses eventos.
Só que, conforme eu fui crescendo a minha autoridade na internet, eu comecei a ser chamada para esses congressos.
Por isso, eu já palestrei e continuo palestrando em vários congressos de bastante renome na área de nutrição.
E eu acabo associando muitas estratégias do online com o presencial.
Pergunta 11
Erico: Esse é um efeito colateral dos seus lançamentos?
Mari: Com certeza.
Inicialmente, eu que buscava ter stands dentro dos congressos. Como eu falei, eu sempre separei uma verba para participação nesses eventos de nutrição.
Mas com o passar do tempo, eu comecei a ser procurada para dar palestras nos congressos, conforme o nosso nome foi crescendo no mercado.
Essa autoridade é um efeito colateral do conteúdo que a gente entrega na internet.
Por causa disso, eu também passei a fazer bastante colab com pessoas de peso no meu nicho.
Pergunta 12
Erico: O que são “colabs”? Como isso funciona pra você?
Mari: Colab é o que a gente está fazendo, agora, por exemplo. É gerar conteúdo em parceria com outra autoridade.
Quando a gente faz esse tipo de coisa, a gente acaba trocando seguidores, se tornando mais conhecida e aumentando a nossa audiência.
Então, fazer essas parcerias com grandes nomes da nutrição foi bastante importante para mim.
No início, eu corri atrás desses nomes, mas conforme a gente foi ganhando força no mercado, eu comecei a ser convidada, também.
Uma parada que eu acho que me ajudou bastante desde o primeiro ano, é que eu nunca tive medo de fazer coisas novas.
Desde o começo, eu falei assim: “o que que eu quero para mim? O que eu quero para minha carreira?”
E quanto mais eu conhecia o mundo digital, mais eu queria seguir o caminho do Erico na minha empresa.
Foi aí eu pensei: “o Erico tem evento ao vivo”.
Então desde o primeiro ano da Amor em Nutrir, minha empresa, eu faço evento ao vivo.
Tem muita gente que não tem coragem de fazer isso porque é um custo muito alto.
Inclusive, os nossos primeiros eventos ao vivo não deram lucro nenhum, muito pelo contrário. O primeiro deu um grande prejuízo.
Mas o fato de ter feito o primeiro evento ao vivo me trouxe muita visibilidade no mercado.
Principalmente, porque eu convidei uma pessoa de muito nome e de muito peso no mundo da nutrição para palestrar no meu evento e ela aceitou.
Então, eu acho que a partir daí, entre outras coisas, surgiram grandes oportunidades.
Conclusão
Nesta entrevista Faixa-Preta eu conversei com a Mari Fazzi, que é faixa-preta em lançamentos, isto é, fatura pelo menos 2 milhões de reais por ano com lançamentos digitais no nicho de nutrição.
Para você ter uma ideia, a Mari já chegou a faturar 1 milhão e meio de reais em um único lançamento.
O mais louco é que ela atua no nicho de nutrição, que possui apenas 148 mil pessoas formadas em todo o Brasil.
Por isso, depois de conferir as sacadas desse bate-papo, as chances são que você já sabe que um nicho pequeno não te impede de fazer o 6 em 7, quiçá de se tornar faixa-preta.
Inclusive, quando começou, a Mari tinha medo de investir, não tinha tempo para estudar e não sabia absolutamente nada de ferramentas digitais.
Mesmo fazendo tudo sozinha, ela seguiu o passo a passo que eu ensino na Fórmula de Lançamento e começou a ter resultado já no primeiro lançamento.
Nesse bate-papo, a Mari também me contou quais são as sacadas que ela usa para continuar crescendo o negócio dela e faturando múltiplos 6 em 7 e até 7 em 7.
Uma dessas sacadas é fazer o que ela chama de “colabs”, isto é, gerar conteúdo em parceria com pessoas que são referência no nicho.
Para encerrar esse artigo, eu vou te dar uma dica.
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Ah. Me conta o que você achou do meu bate-papo com a Mari aqui embaixo nos comentários.