Em um dos episódios do Projeto 747*, eu conversei com um casal de alunos da Fórmula de Lançamento que deixou de fazer um dos lançamentos marcados no ano.
(*O Projeto 747 é uma sessão de perguntas e respostas que eu faço ao vivo no meu perfil do Instagram, às 7h47 da manhã)
O fato é que os dois queriam compensar esse lançamento perdido, mas estavam na dúvida de quando fazer isso, já que não sabiam qual era a melhor época pra lançar no nicho deles, que é de papelaria criativa.
Eu expliquei que cada nicho tem a sua sazonalidade e que, além disso, existe uma data em que é fundamental evitar lançamentos.
Quer saber que data é essa e como descobrir a sazonalidade do seu nicho? Então segue aqui comigo.
Caso prefira, você pode ver o vídeo abaixo, onde eu respondi essa dúvida ao vivo:
Vamos começar com a seguinte dúvida:
Devo evitar lançar em alguma época?
Na minha opinião, de quem já tá no campo de batalha há alguns anos, eu recomendo que você não faça lançamentos em feriados.
Quando o feriado cai na segunda-feira, é mais tranquilo porque dá pra abrir o carrinho de terça à sexta-feira.
Mas se for, por exemplo, aquela semana do saco cheio, em que vários feriados são emendados, eu sugiro fortemente que você não faça lançamentos.
Isso porque é um momento em que as pessoas estão fazendo outras coisas, como visitar a família ou os amigos.
Agora, de maneira mais específica, existem dois feriados que eu te aconselho a não lançar de jeito nenhum: Natal e Ano Novo.
Esse é um período em que todo o varejo/comércio anuncia muito.
E, nesse momento, quando todo o varejo investe para chamar a atenção dos clientes, o custo por atenção (ou seja, o custo por lead*) fica bem mais caro. Logo, se você for lançar, vai pagar mais caro por isso.
*A “lead”, nesse caso, quer dizer cliente em potencial. É alguém que demonstrou interesse no seu produto ao deixar o contato para entrar na sua lista.
Justamente por isso eu não recomendo que você abra o carrinho entre os dias 20 de dezembro e 2 de janeiro.
Mas se ainda assim você quiser lançar no mês de dezembro, a minha dica é tentar focar na primeira quinzena, porque na segunda quinzena você já começa a competir diretamente com o Natal.
Agora você pode estar se perguntando…
Qual é a melhor época pra lançar?
Cada nicho tem a sua sazonalidade.
Mas, de maneira geral, janeiro costuma ser um mês em que você tende a vender muito mais com menos esforço. É uma época muito fértil especialmente pra alguns mercados como idiomas, aprendizagem, emagrecimento e desenvolvimento pessoal.
Isso acontece porque é em janeiro que as pessoas, geralmente, fazem as decisões de mudança de vida, é aquele momento de renovação, em que elas decidem que tá na hora de aprender algo novo… É o momento de começar a colocar em prática as resoluções de ano novo, então o público fica mais propenso a comprar.
O custo por lead também tende a baratear, porque é quando o varejo tira o pé do acelerador. Afinal, o público dele já comprou o presente de Natal.
Resumindo: o custo por lead fica barato e a capacidade de transformação fica alta.
Só que pra marcar a data do seu lançamento no mês de janeiro é importante levar em consideração qual é a próxima segunda-feira útil depois do Ano Novo, porque é o dia em que a galera geralmente volta a trabalhar.
Mas lembre-se que isso não quer dizer que você deve apostar todas suas fichas pra lançar em janeiro ou que necessariamente esse será o mês do seu melhor lançamento.
Até porque…
Pra descobrir sua sazonalidade, é preciso ter consistência
Janeiro tende a ser um mês melhor, mas isso não significa que não dá pra faturar bem nas outras épocas do ano.
O fato é que você precisa ficar atento na sazonalidade, ou seja, na melhor época pra vender o seu produto.
Mas como descobrir isso? Lançando.
Você só vai descobrir qual é a melhor época pra lançar quando tiver consistência nos seus lançamentos. Ou seja, você precisa manter a constância nos lançamentos e seguir o caminho dos 7 lançamentos que eu indico por ano, espaçados a cada 2 meses, em média.
Dito tudo isso, além de descobrir ou confirmar a sazonalidade do seu nicho, tem uma parada que você vai aprendendo com o tempo: muitas pessoas que não compraram em um lançamento, comprarão no próximo.
Então um lançamento funciona como o pré lançamento do próximo, porque ele aumenta o nível de consciência nas pessoas.
Conclusão
Neste artigo, você viu que é bom evitar fazer lançamentos durante os feriados, especialmente no Natal e Ano Novo.
Isso porque vai ser mais difícil você ter a atenção das pessoas nessa época, sem contar que o custo por lead tende a ser maior, por ser uma época em que muita gente está anunciando – principalmente o varejo.
Eu expliquei também que cada nicho tem a sua sazonalidade, mas, de maneira geral, o mês de janeiro costuma ser a melhor época para lançar.
Isso porque além do custo por lead baratear, esse é o momento oficial de renovação e recomeços, por conta das resoluções de Ano Novo que as pessoas fazem.
Dito tudo isso, eu enfatizei que o mais importante é ter consistência nos lançamentos, pois seguir o caminho dos 7 lançamentos que eu indico por ano (espaçados a cada 2 meses) te ajuda a descobrir ou a confirmar a sazonalidade do seu nicho.
Agora me responde aqui nos comentários: você já sabe qual é a sazonalidade do seu nicho?