Para quem deseja empreender, conhecer as necessidades do seu público-alvo é essencial para conseguir oferecer um serviço ou produto que o atenda perfeitamente. Mas, você sabe como mapear os medos e as dores do avatar para entender o que ele precisa?
Identificar os anseios da sua persona é fundamental para o sucesso da sua campanha, por isso neste vídeo eu mostro, durante uma conversa com a Lú Brites, como fazer o mapeamento das dores e medos do seu cliente ideal.
Dê o play e aprenda as duas técnicas que ensino para ajudar a criar uma oferta irresistível.
Coloque o avatar para narrar seu próprio filme
A primeira coisa a fazer quando se deseja mapear os medos e as dores do avatar é colocá-lo para narrar seu "próprio filme", contando, de forma detalhada, sua rotina. É importante que nesse momento seu avatar personifique da forma mais intensa possível sua história.
Peça detalhes como o local de trabalho, as características das pessoas com quem ele lida em sua rotina profissional, suas atividades e os objetivos de seu trabalho. Cada uma dessas informações terá grande importância no desenvolvimento da sua oferta e também da sua campanha.
Use a técnica do "e daí" para identificar os medos e as dores do avatar
Depois que seu avatar iniciar sua narrativa, leve-o a se aprofundar na história usando a técnica do "e daí". Esse método é excelente para conseguir chegar à identificação dos problemas internos da sua persona.
A cada pedacinho de história que ele narrar, pergunte "e daí", como quem busca saber qual o impacto daquele fato. Você pode achar que bancará o chato, mas isso é necessário para que a técnica funcione. Quanto mais você insistir no "e daí", mais as dores e os medos do seu avatar aparecerão.
Se durante a técnica você achar que ainda há o que tirar da sua persona, pode ser bom criar certo clima de tensão, que o faça revelar mais de seus problemas internos. Mas nesses casos, é preciso usar o bom senso.
Porque essas técnicas dão certo
Vendo essas técnicas, você pode estar se perguntando: por que elas dão certo? E a resposta é: porque usando as informações que elas colhem, é possível criar ofertas e campanhas que criem identificação no público que você deseja atingir.
Seu avatar é o cliente perfeito e são pessoas como ele que você quer que conheçam seu produto ou serviço. Então, contando a história que a sua persona narrou, com certeza você criará identificação e fará elas se interessarem pela solução que você tem a oferecer.
Gostou do artigo? O que achou das técnicas para mapear os medos e as dores do avatar? Conte nos comentários. E para mais conteúdos e sacadas sobre empreendedorismo e marketing digital, fique de olho nas postagens aqui no blog.