Qual foi o seu maior arrependimento profissional? Um tempo atrás eu tive um almoço com o editor do meu livro e ele fez exatamente esse questionamento. Foi então que refleti muito sobre o assunto e encontrei uma grande falha, da qual eu me arrependo até hoje, mas que pode servir como dica para você. Confira!
Meu maior arrependimento: não ter publicado conteúdos antes
Pensando sobre meus erros profissionais, consegui enxergar que eu deveria ter começado a publicar conteúdo no YouTube de forma consistente bem antes.
Cada vez mais tenho notado que os grandes canais dessa rede crescem de uma forma orgânica, ou seja, ela demora para atingir altos números. De fato, o Youtube é uma plataforma muito sólida, onde as pessoas podem encontrar os seus conteúdos, mas, infelizmente, também é uma plataforma que demora para dar resultados para quem posta.
Por isso, acredito que se eu tivesse começado antes, talvez em 2011 em vez de 2013, o canal já tivesse se expandido mais e eu tivesse condições de gerar mais valor no mercado por muito mais tempo.
Publicação constante é o carvão da churrasqueira
Sempre fui adepto ao tráfego pago, ou seja, fazer anúncios, como no Facebook Ads. Foi assim que a minha escola aconteceu, pois achava que essa era uma forma de colocar gasolina em uma churrasqueira e acender rapidamente.
Porém, atualmente acredito que a publicação constante de conteúdos fora do Facebook, por exemplo, no YouTube ou em um blog, funciona como o carvão da churrasqueira. Ele a mantém acesa mesmo que você não esteja injetando gasolina.
O único problema é que criar isso nesse tipo de canal demora tempo! Logo, o meu maior arrependimento certamente foi não ter feito isso de forma consistente lá atrás.
Hoje, acredito que grande parte do crescimento das minhas empresas está acontecendo fortemente devido à criação e publicação dos conteúdos.
Plante a sua árvore o quanto antes!
E você? Do que se arrepende de não ter feito? Não acha que está na hora de começar a criar uma grande audiência e um bom relacionamento com seus consumidores? Se isso estiver na agenda dos seus negócios, comece a publicar conteúdos o quanto antes.
Já falei isso e vou repetir: o melhor dia para plantar uma árvore é dez anos atrás. Mas se você não fez isso, o melhor dia passa a ser hoje. Comece e, se precisar de ajuda, continue navegando por aqui!