Durante uma conversa com o Gabriel e a Tay eu analisei um post do Gerson, do Método de Aprovação, que faz parte de um dos meus grupos de empreendedores de alto rendimento, em que ele utiliza o gatilho mental da emoção para conquistar novos futuros clientes para o produto digital dele.
Então, nesse episódio, eu te falo desse e de outros gatilhos que você pode colocar na sua comunicação ou no seu processo de venda para que as pessoas decidam a seu favor.
Como o Gerson aplica o gatilho mental da emoção
Imagine que eu descrevo com muitos detalhes que alguém pegou um gilete de barbear e está passando pelo seu corpo e aquilo te machuca e te faz sentir muita dor. Enquanto eu descrevo essa cena, você tende a sentir emoções, mesmo eu me utilizando apenas de linguagem. Quando eu faço isso, seu cérebro faz você se lembrar do sentimento dor e, às vezes, ele nem consegue distinguir o real do imaginário.
Quando o Gerson questiona seus seguidores com a seguinte pergunta: “Você sente algo assim?”, ele ativa o gatilho mental da emoção. Isso porque quando as pessoas sentem, elas costumam agir pelo emocional. Além disso, o post dele é íntegro, pois ele realmente sentiu todas as angústias que descreveu naquela postagem. Assim, ele se conecta com as pessoas, ativando então outro gatilho mental, o da similaridade. Afinal, as pessoas tendem a gostar de quem é parecido.
Gatilho mental da similaridade
Vou te dar outro exemplo de similaridade. Quando eu estava com o meu filho na praia, eu dizia para ele pegar a prancha e ir surfar, mas ele não ia. A partir do momento que eu mostrei um outro menino mais ou menos da idade dele surfando, ele pegou a prancha e foi para o mar. Isso porque tendemos a confiar em quem é parecido com nós.
Voltando ao post do Gerson, como ele passou pela situação que descreveu no post, ele pode falar sobre isso. Na verdade, é isso que deixa o post íntegro.
Gatilho mental da reciprocidade e da autoridade
Depois de tudo isso, o Gerson dá conteúdo para as pessoas, ativando o gatilho da reciprocidade e, depois, da autoridade e credibilidade. As pessoas ficam agradecidas pelo que ele está fazendo e passam a confiar nas coisas que ele fala. Isso é importantíssimo, já que só divulgamos os conteúdos nos quais confiamos.
Depois que ele mostrou que tinha uma dificuldade, que é igual a você, que sentia a mesma coisa e te deu conteúdo, agora ele pode pedir para você fazer alguma coisa. Por todos esses motivos, os posts dele são muito bons.
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