por -

Alguma vez você já agiu de forma agressiva que não fazia parte do seu perfil?

Isso já aconteceu comigo e o fato é que agir assim não ajuda em nada, mas pelo contrário, prejudica….

E hoje eu gravei um vídeo pra te mostrar como lidar rapidamente com essas situações:

Quem você está sendo não necessariamente é quem você é

Ser grosso ou intolerante em algumas situações pode não representar quem você realmente é em sua essência. Infelizmente, em alguns momentos, podemos perder o controle em situações estressantes, mas o segredo é entender que não somos sempre esse tipo de pessoa e por isso devemos buscar o controle emocional.

Por exemplo, recentemente eu estive em uma viagem no Brasil e minha esposa em Londres, sendo que nossa casa em Barcelona ficou vazia e a pessoa que cuida dela estava de férias.

No retorno da viagem, tarde da noite, encontramos a casa em um cenário pouco ideal e com pouca comida. Resumindo, nós jantamos algo enlatado e fomos dormir com fome. No outro dia, um domingo, eu combinei com minha esposa de sair para tomar café e tive que aguardá-la ficar pronta por 45 minutos, tudo isso com fome e a casa bagunçada.

Não sei você, mas eu fico muito irritado quando estou com fome, e neste processo eu acabei discutindo com a minha esposa e saí na frente para comer. Isso foi muito prejudicial, pois abalou naquele momento o meu comprometimento com a família, mas o fato é que eu fiquei presente para a seguinte situação: aquele Erico estressado não era eu, era apenas uma versão irritada.

Entenda as situações estressantes

No momento em que eu fiquei estressado, e isso pode acontecer com você a qualquer hora, eu precisei entender a situação.

O primeiro passo é identificar o que me levou a ficar irritado? Eu estava com fome, além disso cheguei de viagem e encontrei a casa como eu não esperava, totalmente bagunçada e tive de esperar minha esposa por muito tempo.

Fato é que a soma desses fatores fez com que minha mente trabalhasse de maneira estressante, assim como uma máquina em condições adversas. Nós somos máquinas, biológicas, e quando expostos a situações estressantes podemos apresentar um lado que não é realmente nosso, entendeu?

Por isso, sempre que você estiver estressado, entenda que essa reação não te representa totalmente, mas sim uma pequena parte que reagiu. Depois disso identifique os fatores que levaram você a essa situação e combata, adapte-se ou controle tudo. Ficou claro?

Somos diferentes das máquinas

Apesar de sermos máquinas biológicas, devemos entender que elas não nos controlam. Nossa essência deve sobrepor qualquer reação prejudicial, seja excesso de confiança, medo, estresse, insegurança, entre tantas outras coisas.

O exemplo desse texto é da minha vida pessoal, contudo eu poderia falar da vida empresarial também, pois com certeza, ao empreender, você enfrentará situações estressantes.

A grande sacada é que a velocidade com que você identifica que saiu de si e perder o controle em situações estressantes, além de saber quais foram os fatores que te levaram a isso, farão você virar o jogo mais rapidamente, fazendo com que você e todos a sua volta sejam mais felizes e você alcance os seus objetivos.

Entendeu? Gostou dessa sacada? Mantenha o controle nas situações estressantes e veja sua essência sobrepor qualquer reação adversa!

Aproveite e inscreva-se no meu próximo evento gratuito, o maior evento de Marketing Digital do Brasil!