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Muita gente que eu conheço duvida que é possível começar a jornada rumo ao 6 em 7, isto é, R$ 100 mil de faturamento em 7 dias consecutivos, partindo do absoluto zero. 

O fato é que essas pessoas acham que para conseguir esse resultado você já precisa ter produto ou expertise. 

E, na minha opinião técnica, essa é uma crença limitante, ou seja, é algo em que você acredita, mesmo não sendo verdade, que pode limitar as suas ações.  

Porque o fato é que pensar assim pode te parar na hora de tentar alcançar os seus objetivos.   

Principalmente se o seu objetivo for chegar ao 6 em 7.

Mas não precisa ser assim.

Por mais contraintuitivo que pareça, é possível você partir do literal zero e alcançar o 6 em 7.

E quando eu digo partir do zero, eu quero dizer zero ideia de produto, zero expertise e até zero audiência.

Quer saber como isso é possível?

Então, eu sugiro fortemente que você continue comigo até o final deste artigo.

Porque nas próximas linhas eu vou te explicar tim tim por tim tim como é possível conquistar o 6 em 7 mesmo que você ainda nem saiba o que lançar…

E ainda vou te mostrar os maiores erros que você pode cometer nessa jornada.

Se preferir, você também pode assistir o podcast que eu gravei sobre esse assunto:

Outra opção é você ouvir só o áudio, que está disponível nas plataformas: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.

Para começar, eu vou esclarecer de uma vez por todas… 

Como é possível fazer um 6 em 7 mesmo sem produto e expertise? 

Acredite ou não, é possível alcançar o 6 em 7 sem ter produto ou expertise.

É verdade que uma hora ou outra, você vai precisar de um produto. 

Mas o que você provavelmente não sabe é que esse produto não precisa, necessariamente, ser o seu.

A real é que você só precisa encontrar alguém que tenha esses elementos, aplicar o método da Fórmula de Lançamento e lançar essa pessoa. 

Eu sei que pode até parecer bom demais para ser verdade, mas a real é que eu posso provar.

Porque o fato é que existem diversos casos de alunos meus que fizeram exatamente isso.

Como é o caso do Lucas e da Patrícia. Eles compraram a Fórmula sem expertise, sem produto e quase fizeram o 6 em 7 de primeira, lançando um corredor de maratona. 

E esse foi só o primeiro expert que eles lançaram.

Hoje, eles lançam no nicho de consórcio de imóveis no Japão e são faixas-preta, isto é, faturam pelo menos R$ 2 milhões por ano com lançamentos. 

O mais louco é que eu sempre recebo a pergunta “Erico, dá pra usar a Fórmula com serviços ou produto físico?” 

E o Lucas e a Patrícia são a prova de que é possível fazer múltiplos 6 em 7 vendendo um serviço. E olha que eles não são experts em consórcios de imóveis. 

Mas o irmão da Patrícia é, e foi assim que eles começaram a lançar nesse nicho.   

O mais interessante é que depois que eles aplicaram a Fórmula de Lançamento na venda de consórcio, o irmão dela passou de uma posição mediana no ranking de vendas para o segundo maior vendedor do mercado. 

Se quiser conferir o meu bate-papo com eles para conhecer os detalhes dessa história, é só assistir o vídeo que gravei para o meu Podcast Faixa-Preta:

O fato é que, uma vez que você sabe qual é a metodologia para fazer o 6 em 7, você pode partir do absoluto zero.

Por isso, achar que você não vai conseguir fazer 6 em 7 se não aparecer na frente da câmera é um erro. Tem gente que gosta de estar nos bastidores da parada. 

Um outro aluno meu que começou sem produto e sem expertise é o Eduardo Petry, que é apaixonado por jiu jitsu e lançou o campeão mundial Mahamed Aly, de quem era muito fã. 

Ele deu um jeito de contactar o Mahamed e, por saber aplicar a Fórmula, conseguiu fechar uma parceria e fazer o 6 em 7 com ele. 

De quebra, o Eduardo ainda conseguiu passar um tempo treinando jiu jitsu com o ídolo. 

Agora, será que é bom lançar alguém que você admira? 

Definitivamente, sim. 

Mas isso não quer dizer que você só possa lançar em nichos com que tenha afinidade.

Um ótimo exemplo disso é o Leandro Ladeira, ou Ladeirinha, um faixa-preta que eu costumo mencionar nos meus conteúdos. 

Se você não conhece a história desse cara, eu sugiro que assista a entrevista que eu fiz com ele e o sócio Ruy Guimarães, aqui embaixo:  

O lance é que o Ladeirinha e o Ruy fizeram uma sociedade com a Cátia Damasceno, que é expert em sexualidade e pompoarismo, mesmo sem saberem nada sobre o assunto.

E não deu outra, juntos eles faturaram múltiplos 6 em 7. E hoje eles são faixas-preta, só em 2019 foram pelos menos R$ 10 milhões de faturamento com lançamentos

E nem o Ladeirinha, nem o Ruy precisaram aparecer sequer uma vez na frente das câmeras para lançar a Cátia.

Hoje o Ladeirinha aparece nos vídeos porque decidiu lançar a si mesmo com um outro produto. Ele faz isso agora porque quer, não porque tem que fazer.  

Então, eu acredito que as oportunidades estão aí. Quer uma prova de que existem muitos experts que você pode lançar? 

É só entrar em uma livraria, pode ser até pela internet.

O fato é que as pessoas compram livros todos os dias porque elas querem aprender. Porque livro é sinônimo de informação e existe muita gente atrás dessa informação. 

Logo, a livraria está cheia de experts que investiram tempo e dinheiro para divulgar seus conteúdos. 

Agora, a grande maioria deles não sabe fazer um 6 em 7. 

E como eu sei disso? 

Porque a grande maioria deles não faz. 

Até porque fazer o 6 em 7 demanda tempo e energia e nem todo mundo quer investir esse tempo e essa energia no lançamento. 

Nem todo mundo quer aprender a pescar. Tem gente que quer entrar no restaurante e comer o peixe pronto. E tudo bem. 

Mas se você souber que existem outras possibilidades, pode escolher qual caminho quer trilhar.

Dito tudo isso… 

É melhor estudar para me tornar o expert ou buscar um expert no mercado?

Isso vai depender da sua missão de vida, da sua preferência pessoal e da sua prioridade no momento de tomar essa decisão. 

Na minha opinião técnica, você não deve levar em consideração só o dinheiro.

Imagina o seguinte.

Você tem uma paixão muito grande por determinado nicho e quer muito estudar para se tornar um expert e só depois alcançar o 6 em 7. 

Eu te aconselho fortemente a seguir a sua paixão. 

Porque tudo que a gente faz com paixão a gente tende fazer melhor e por mais tempo.

Eu, por exemplo, não lanço só por dinheiro. 

Eu lanço pelo impacto, pela contribuição e pela satisfação de transformar a vida das pessoas. 

E é nisso que eu aconselho você a focar. 

Nada de errado em buscar dinheiro. Ele é necessário e pode te ajudar a alcançar os seus objetivos. 

Mas as chances são que só o dinheiro não te segure fazendo uma determinada atividade por muito tempo. 

Olha o meu exemplo.

Talvez você saiba, talvez não, mas lá atrás quando eu trabalhava num banco de investimentos, o dinheiro não me segurou. 

https://www.instagram.com/p/Bv0_bpVjqd2/?utm_source=ig_embed

Eu ganhava muito bem, tinha uma vida estável, mas eu queria algo diferente. Meu sonho era empreender. 

Então, existem outras variáveis que você precisa levar em consideração além do dinheiro, por isso é importante você saber o que está buscando e priorizando na sua vida. 

Agora, se você me perguntar o que é mais rápido para alcançar o 6 em 7, eu diria que lançar outra pessoa tende a ser mais rápido. 

E por que isso acontece? 

Porque se você lançar outra pessoa, você tem a chance de lançar alguém com uma audiência formada, mesmo que pequena, mas que vai te levar mais rápido ao 6 em 7.

Tem uma analogia que eu gosto de usar para explicar como essa parada funciona.

É o seguinte. 

O gelo derrete a exatamente 0 grau celsius quando está na altura do mar. 

Imagine que um cubo de gelo está exposto a uma temperatura de 30 graus negativos, por mais que você aumente a temperatura do ambiente em 29 graus, o gelo não vai derreter, porque a temperatura continua negativa. 

Agora, se você está com um gelo a 1 grau negativo, basta você aumentar a temperatura em 1 grau pra ele começar a derreter. 

No lançamento funciona do mesmo jeito. 

Inclusive, eu gravei um podcast explicando o que são lançamentos e como usar no seu negócio. Você pode conferir tim tim por tim tim aqui embaixo.

O lance é que os graus até o 0 seriam os processos anteriores ao lançamento, inclusive a criação de audiência

Se você lançar um expert que não sabe fazer o 6 em 7, mas já tem uma certa audiência, você vai tender a ter menos trabalho para alcançar o mesmo resultado, é como se você pegasse um gelo com a temperatura mais próxima do 0 grau para derreter.

Mas, independente de qual seja a sua decisão, é importante que você saiba se… 

É mais vantajoso ser expert sem saber lançar ou ser lançador sem expertise?

Eu vou ser brutalmente honesto com você. 

Para mim não saber lançar não é uma opção. 

Porque na minha opinião técnica, a arte de lançar é relativamente fácil de você masterizar. 

O curso da Fórmula de Lançamento tem umas 40 horas. Se tornar um expert em determinado nicho exige muito mais horas que isso.

E mesmo que você seja só um expert e faça parceria com um lançador, é muito importante que você ao menos saiba como um lançamento funciona.

Como diria a minha avó “você tem que saber fazer uma coisa para conseguir mandar”.

O fato é que sabendo o que eu sei hoje, não saber lançar não está nem no escopo de possibilidades. 

E na minha opinião técnica, você também deveria saber, mesmo se escolher ser expert.

Mas caso você decida ser um lançador, uma pergunta que pode passar pela sua cabeça é a seguinte:

Existe algum gatilho mental para convencer um expert a ser lançado? 

Eu costumo responder essa pergunta com outra pergunta. Qual a melhor nota para fazer uma música? 

O lance é que você não consegue fazer uma melodia usando apenas uma nota musical, porque elas trabalham em conjunto

E como na música, o conjunto dos gatilhos mentais são um processo de persuasão que funciona melhor se aplicados em conjunto, seguindo uma certa sequência, em um determinado espaço de tempo. 

Porque todos os gatilhos têm um papel importante nesse processo, desde o convencimento do expert até a criação de audiência e o lançamento. 

Como é o caso dos gatilhos mentais da reciprocidade, autoridade, escassez, história, razão e por aí vai.

Inclusive, eu gravei um podcast inteiro explicando como os gatilhos mentais funcionam e por que você precisa deles para fazer o 6 em 7. Eu vou deixar ele aqui embaixo, caso você queira assistir:

Agora, o lance da abordagem com o expert é que ela envolve outras questões que vão além da aplicação de um gatilho mental. 

Primeiro você precisa mostrar uma oportunidade. Explicar o que são os lançamentos e como você, que sabe fazer um 6 em 7, pode ajudá-lo a chegar lá. 

Se ele estiver vendo uma oportunidade, pode ser que ele te apresente objeções. Se forem objeções que você sabe responder, você responde. 

Lembre-se de que uma estratégia baseada na verdade é sempre poderosa. Então, eu recomendo que você não minta. 

Se ele tiver visto uma oportunidade e continuar interessado, você faz uma proposta, uma oferta irresistível. 

Dependendo da fase que você estiver como lançador, precisa ser uma oferta que seja mais vantajosa para o expert do que pra você. 

Porque enquanto você não tiver resultado, você vai correr atrás de expert, é o que é. 

Mas eventualmente, depois de chegar ao 6 em7, vai ter expert correndo atrás de você.

Então, se o cara aceitar, vocês começam a tocar o projeto. Se ele não aceitar, você tenta o mesmo processo com outro expert até alguém aceitar. 

É aí que você começa a colocar a Fórmula de Lançamento em prática para lançar a expertise dele. Seja um curso, serviço ou até um produto físico. 

Essa fase de execução é como um namoro. Você ainda não “casou” com ele. 

Depois de um tempo, você vai ter uma noção de como vocês trabalham juntos. Se deu certo ou não.  

Pode ser que vocês gostem do resultado e decidam continuar a parceria, mas pode ser que queiram se separar. Nada de certo ou errado com isso. 

É importante experimentar. 

Agora, na hora de seguir com a parceria, você precisa estar presente para alguns detalhes importantes. 

Por exemplo, é mais recomendável…

Aproveitar o perfil do expert ou começar outro do zero? 

A resposta é que depende muito e eu vou te explicar o porquê. 

Eu sugiro fortemente que os perfis de redes sociais usados sejam de vocês dois. Mas isso vai do acordo de cada parceria e varia com a fase que você está como lançador.

Eu, Erico Rocha, criaria um perfil de propriedade compartilhada.

Se o seu expert já tem uma audiência, você tem a opção de criar uma conta e chamar a audiência dele pra lá.

Por exemplo, o Ladeirinha também é dono do perfil profissional da Cátia Damasceno. 

Além disso, eles criaram uma empresa que se chama “Mulheres bem resolvidas” do zero e atraíram a audiência dela. 

Mas dependendo da situação, caso seu expert tenha uma super audiência com 20 milhões de inscritos, talvez valha a pena tentar um tipo de acordo para assumir a co-propriedade daquele ativo. 

Agora, é importante você saber que quanto mais resultados você tiver, maior o seu poder de negociação com o expert. 

Como eu te falei antes, uma vez que você tem histórico, as pessoas correm atrás de você. E quanto mais as pessoas te procuram, maior o seu poder de barganha.

No início, você não vai negociar buscando uma proposta mais atrativa para você.

Porque na minha opinião técnica, o resultado vale mais do que o dinheiro, principalmente no começo.

Para quem está começando agora, a sacada é focar no 6 em 7, sem se preocupar se é o dono do ativo ou não, ou o quanto vai ganhar com ele. 

A partir do momento que você gera resultado e, consequentemente, pode usar o gatilho mental da prova, você já muda o seu jogo.

Você pode exigir mais do que o ganho financeiro, você pode ser o dono dos ativos, como os perfis, junto com o seu expert.

Mas essa não é uma decisão óbvia e você precisa assumir o ônus e o bônus da sua escolha. 

O importante é alinhar as expectativas e definir a divisão do trabalho e dos ganhos para não gerar atritos desnecessários. 

E quando o assunto é encontrar um expert para lançar, existe ainda uma outra alternativa.

Posso começar a criar conteúdo e depois buscar um expert? 

Por mais contraintuitivo que pareça, a resposta é sim. 

Por exemplo, se eu não lançasse a Fórmula, eu lançaria no nicho de meditação

Inclusive, eu expliquei porque a meditação é um facilitador para chegar ao 6 em 7 no meu Podcast 6 em 7, e você pode conferir na íntegra aqui:

E como eu faria isso?

Eu começaria criando um canal de meditação no YouTube e, como eu não sou especialista nesse assunto, eu convidaria vários experts para falar sobre meditação lá.

Talvez uma vez por semana, ou algumas vezes por semana. O importante seria gerar conteúdo sobre o tema.

A grande sacada dessa estratégia é a seguinte. 

Quanto mais gente falando sobre meditação aparecer no meu canal, mais eu tendo a atrair pessoas interessadas nesse tema, ou seja, maior a minha audiência.

E quanto mais audiência tiver o canal, mais atrativo se torna para os experts aparecer nele.

Essa parada vira um verdadeiro ciclo.

Porque ao mesmo tempo que eu conheço a galera do mercado, o meu canal cria autoridade

E uma hora, se assim eu quiser, eu posso convidar um desses experts para fazer uma parceria. Mas a audiência vai ser minha. 

É como o clássico programa do Jô Soares, um programa de entrevistas da TV Globo, exibido entre os anos 2000 e 2016.

O lance é que esse programa tinha uma audiência muito grande durante a maior parte do tempo que esteve no ar. 

E quem fazia o conteúdo do programa? Eram os convidados. 

O Jô conduzia a conversa, mas as pessoas assistiam o programa porque estavam interessadas no que os convidados iam dizer. 

Olha que louco.

E a audiência, o programa, o conteúdo do cara que ia no Jô eram de quem? Do Jô. Ele era o dono intelectual daquilo. 

Inclusive, os convidados não podiam nem usar aquela entrevista sem autorização. E nada de errado com isso. Era o combinado para aparecer ali. 

E, acredite ou não, para a maioria das pessoas aparecer no Jô era atrativo por causa da grande audiência que ele tinha. 

Então, é possível atrair experts por meio da sua produção de conteúdo

Agora, independente de você escolher essa opção para atrair seu expert ou não, é importante você conhecer…  

Os maiores erros dos lançadores ao buscar um expert

É normal que você cometa erros na hora de buscar um expert.

Mas a real é que alguns deles podem atrapalhar a sua trajetória rumo ao 6 em 7. 

E, agora, eu vou te explicar quais são eles.  

Primeiro erro: investir em um expert sem audiência

O primeiro grande erro que os lançadores tendem a cometer é escolher um expert muito cru, isto é, sem audiência. 

Pensa comigo.

Se você pudesse escolher um lugar para construir a sua casa, as chances são que você escolheria um terreno mais favorável.

Porque a real é que até dá para construir em um terreno ruim, mas você precisa ser muito bom e isso tende a custar muito mais esforço. 

Então, se você está na posição de escolher, eu sugiro fortemente que escolha alguém com uma audiência de pelo menos 10 mil a 20 mil pessoas.  

Além disso a audiência do seu expert não pode ser uma audiência qualquer. 

Ela precisa estar ali pelo conteúdo, ou seja, o seu expert precisa entregar informação que ajude as pessoas de forma íntegra.

Embora na Fórmula eu ensine como criar uma audiência capaz de gerar o 6 em 7 do zero, esse processo pode ser trabalhoso. 

Logo, se você encontrar alguém que já tem isso, fica bem mais fácil fazer o 6 em 7. 

Porque se você não precisar investir tempo construindo uma audiência, você já pode chegar fazendo um lançamento e, consequentemente, gerar caixa bem mais rápido. 

E gerar caixa é tudo de bom. 

No mundo que a gente vive o dinheiro traz velocidade, porque ele é capaz de amplificar o que você quer fazer. 

Mas, como eu te disse antes, a real é que tudo depende. 

Se você tem um expert e acredita muito no potencial dele, tem paixão pelo nicho que ele atua e acredita que valha a pena construir tudo do zero, pode ser que compense no longo prazo. 

Porque tudo feito com paixão é feito melhor e por mais tempo. 

Então, a velocidade não é determinante. Eu acredito que você deve escolher o que te sustente no longo prazo.

Segundo erro: se apegar ao expert

Já o segundo grande erro é se apegar demais ao expert. 

“Como assim, Erico?”

É o seguinte. 

Como eu te falei antes, encontrar um expert funciona como um relacionamento amoroso,  as chances são que você não vai casar com o seu primeiro namorado, mas pode acontecer. 

Do mesmo jeito, talvez você não faça o seu 6 em 7 com o primeiro ou segundo expert que conhecer. 

Inclusive, é importante tentar com mais de um expert para adquirir experiência. Pelo menos, se você quiser se tornar um grande lançador. 

Só que às vezes as pessoas me falam que o expert não leva o negócio a sério, não segue a Fórmula e dificulta as coisas.

Quando isso acontecer, eu sugiro fortemente que você troque de expert. Não se apegue a quem não vai te ajudar a alcançar seu objetivo, que é fazer o 6 em 7.

Inclusive, o melhor lugar para você encontrar experts comprometidos e que acreditam na metodologia é a própria comunidade da Fórmula Lançamento. 

Terceiro erro: falta de paciência

Agora, eu acredito que o terceiro grande erro que pode atrapalhar a sua jornada rumo ao 6 em 7 é a falta de paciência. 

Porque muitas pessoas não entendem que com a Fórmula de Lançamento você está aprendendo uma habilidade nova, que é fazer 100 mil reais de faturamento em 7 dias consecutivos, quiçá mais. 

E esse processo leva tempo.

Mas eu costumo dizer que uma vez que você vê, você não consegue desver. E é justamente isso que acontece quando você aprende a fazer 6 em 7. 

Uma vez que você aprende essa parada, você não desaprende. Você vai poder fazer isso, se assim você quiser, para o resto da vida. 

Mas você precisa ter paciência. É importante construir uma fundação sólida, masterizar os conceitos da Fórmula e fazer o que precisa ser feito sem pular etapas.

É o que é. 

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei que é possível fazer um 6 em 7 mesmo começando do zero, sem produto e sem expertise. 

E as chances são que você descobriu se é mais vantajoso estudar para se tornar um expert ou buscar alguém que já é referência no mercado. 

Você viu, ainda, se existe um gatilho mental que você pode usar para convencer o expert a fechar uma parceria com você.

Você ficou sabendo se é melhor aproveitar o perfil do expert ou começar outro do zero. O lance é que quanto mais resultado você tiver como lançador, maior o seu poder de negociação. 

Eu também dei a letra sobre como é possível começar a criar conteúdo, mesmo antes de encontrar um expert. 

Eu ainda mostrei quais são os três erros os lançadores mais cometem na hora de buscar um expert. Um deles é a falta de paciência. 

Além de abrir o jogo sobre o que é mais vantajoso: ser expert sem saber lançar ou lançador sem expertise.

Mas antes de finalizar, deixa eu te dar mais uma dica.

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Me conta aqui nos comentários se você quer encontrar um expert ou lançar a si mesmo.