Será que é possível cobrar 100 vezes mais pelo mesmo serviço? Em 12 de janeiro de 2007, um violinista provou que é possível sim!
Esse vídeo mostra como ele conseguiu cobrar 100 vezes mais para tocar praticamente as mesmas músicas utilizando o mesmo violino.
E o melhor é que você também pode conseguir resultados parecidos aplicando uma simples estratégia.
Como isso é possível?
Certo dia um violinista pegou o seu instrumento, foi para uma estação de metrô, abriu sua capa, jogou algumas moedas dentro e começou a tocar várias músicas incríveis para quem passava no local. Várias pessoas apreciaram as melodias, outras deixaram moedas e algumas simplesmente ignoraram a situação.
Três dias antes um violinista lotou o Symphony Hall em Boston, vendendo centenas de tickets pelo preço de 100 dólares. Incrível, não é?
Mas qual é a diferença entre os dois violinistas? Acredite, eles são a mesma pessoa! Joashua Bell, um dos instrumentistas mais talentosos do mundo. O mais legal é que nos dois casos Joashua tocou praticamente as mesmas músicas, em seu violino Stradivarius avaliado em milhões de dólares.
Mas como é possível? Em questão de dias um violinista cobrar alguns centavos por seu trabalho e no outro dia cobrar centenas de dólares? A resposta está no posicionamento!
O poder do seu posicionamento
O posicionamento não está na sua marca, e sim em quem vê sua marca. Por exemplo, o violinista se posicionou como um dos melhores do mundo e tocou em uma casa muito famosa de Boston. Era um público-alvo diferente, que comprou sua música com um valor agregado, status!
Já no metrô, seu posicionamento era de um “músico qualquer”, em que as pessoas doavam alguma quantia de dinheiro sem adquirir nenhum valor agregado, entendeu?
Com posicionamento sua marca cria uma imagem positiva em relação ao público-alvo, fazendo com que você agregue valor além do produto ou serviço, possibilitando a cobrança de até 100 vezes mais.
Como criar posicionamento?
Para o violinista o posicionamento pode ter sido feito através de críticas em jornais, releases, entrevistas, a roupa que ele usou, o local da apresentação, divulgação do show, sua história como músico, currículo, etc.
Já para sua marca existem técnicas no mundo on line para posicionamento, e uma delas é a publicação!
Ao publicar algo você tem a possibilidade de posicionar sua marca como autoridade no mercado, gerando valor para sua audiência, claro, se o seu conteúdo for de extrema qualidade.
Ao publicar com o objetivo de posicionar sua marca você ativa o gatilho da reciprocidade, em que a audiência fica agradecida e converte com você em troca de mais conteúdos.
Mas atenção, não existe apenas o gatilho da reciprocidade, você pode ativar vários gatilhos mentais em suas estratégias para agregar valor e aumentar os seus resultados. Clique no botão abaixo e saiba mais.