E se eu te dissesse que é possível aumentar a sua credibilidade em 34,8% com uma simples técnica de comunicação?
Isso não só é possível como foi PROVADO em 1986 por Melvin Menace e Jonathan Shedler por meio de um experimento.
Nesse artigo eu explico o experimento e a técnica para que você mesmo possa aplicá-la para aumentar a SUA credibilidade.
Será que é possível aumentar sua credibilidade em 34,8%?
Esses pesquisadores fizeram um julgamento simulado. Nele, havia uma mãe e os jurados tinham que ouvir argumentos a favor e contra essa mãe para que ela conseguisse manter a guarda de seu filho.
Os argumentos eram colocados de duas formas diferentes. De uma forma eles descreviam os argumentos da maneira que as pessoas geralmente descrevem e da outra forma eles descreviam os argumentos com mais especificidades.
Um argumento a favor é que a mãe cuidava do filho e fazia questão de fazer com que ele escovasse os dentes todos os dias, esse era um argumento sem especificidade
Com especificidade, o argumento é o mesmo. A mãe cuida do filho, ensina ele a escovar os dentes, todos os dias, e ele o faz com uma escova do Star Wars que tem uma cabecinha parecido com o Darth Vader. Então, basicamente era mais específico.
As pessoas e os jurados ouviam esses argumentos e davam o seu veredito.
O que pode ser percebido nessas simulações é que se eles ouvissem a versão específica, a probabilidade de ganho de causa para a mãe aumentava em 34,8%.
Como o gatilho mental da especificidade ajuda a credibilidade?
Já parou para pensar porque isso acontece? Quando nós somos específicos, temos tendência a ter mais credibilidade. Muita pessoas crêem que quando você está sendo específico você tende a não mentir.
Quanto mais estatística e quanto mais dados apresenta, menos chances você dá às pessoas que estão duvidando daquilo que você está fazendo de, simplesmente, te “pegarem no pulo”.
Quanto mais as pessoas conseguem imaginar no mundo real o seu argumento, elas tendem a dar mais credibilidade a você. Se você tem mais credibilidade, tem mais autoridade. Se as pessoas começam a acreditar mais no que você diz, a suas chances de ter uma ação que se torne repercussão naquilo que está falando aumentam muito.
Logo, o gatilho mental da especificidade é muito poderoso se você quiser aumentar o seu grau de credibilidade.
Essa é a sacada de hoje! Espero que você tenha gostado. Um grande abraço!