Será que é possível fazer com que alguém goste mais de você, da sua empresa ou do seu produto, simplesmente mostrando a imagem da empresa ou produto repetida vezes para essa pessoa?
Sim! Em 1968 um pesquisador polônes provou cientificamente isso. Assita esse video!
Como ele provou isso? Com experimentos!
O pesquisador polonês queria comprovar sua tese de que ao mostrar a imagem de uma empresa ou produto várias vezes para um grupo de pessoas, ele criaria uma certa familiaridade, induzindo as pessoas a gostarem mais de determinadas coisas.
Para isso, separou um certo número de pessoas em dois grupos. Depois ele mostrou para os dois grupos uma série de caracteres chineses.
Aparentemente, esses caracteres não tinham nenhum significado, contudo os participantes do experimento foram informados de que alguns caracteres representavam adjetivos positivos, enquanto os outros representavam adjetivos negativos.
Resultado do experimento: repetição gera familiaridade
Depois de mostrar os caracteres aos grupos, o pesquisador pediu para que os participantes identificassem os “adjetivos positivos”.
O resultado foi surpreendente, os participantes indicavam os caracteres mais repetidos como positivos, e os que apareceram menos como negativos. Ou seja, quanto mais vezes os participantes olhavam para os caracteres, mais positivos eles se tornaram na mente do grupo. Interessante, não é?
Gatilho mental da familiaridade
O que aconteceu com o grupo também pode acontecer com sua marca, graças ao gatilho mental da familiaridade!
Através da memória e do poder de adaptação do ser humano, quanto mais somos expostos a algo, mais familiarizados ficamos com aquilo. É o que acontece quando mudamos de país e precisamos nos habituar com a nova língua, cultura, culinária, etc.
Por isso, marcas como Casas Bahia e Coca-Cola investem milhões em mídia para estar sempre presentes na mente dos consumidores!
Mas como ativar o gatilho da familiaridade sem investir milhões? Com Marketing de Permissão!
Na maioria das vezes, nós não temos milhões para investir em mídia como as grandes marcas, mas existe uma grande sacada para você ficar na mente do consumidor sem gastar muito. Essa sacada se chama Marketing de Permissão!
Com o Marketing de Permissão você consegue extrair do público a oportunidade de participar do cotidiano dele, expondo sua marca várias vezes sem gastar muito! Para isso, você pode seguir esses passos:
Passo 1 – Gatilho da reciprocidade: você precisa mostrar conteúdos de valor para o público, que tragam resultados positivos para a vida deles.
Exemplo: e-books, blogs, vídeos, entre outras formas.
Passo 2 – Conquistar a permissão: caso o seu conteúdo seja de qualidade, você tem a oportunidade de conquistar a permissão do público para continuar um relacionamento com ele.
Passo 3 – Gatilho da consistência: ao conquistar esse relacionamento você consegue ativar o gatilho da consistência, disparando conteúdos periodicamente para o público, criando a sonhada familiaridade.
Exemplo: e-mails marketing, newsletter, vídeos densos, artigos, redes sociais, etc.
Entendeu como é possível criar familiaridade sem gastar muito? No meu Canal no Youtube você acessa outras sacadas e descobre como arrebentar em todas essas ferramentas citadas acima. Se inscreva e aproveite!