A maioria das pessoas que eu conheço comete um erro crucial na hora de aplicar a persuasão.
Um erro que pode atrapalhar, quiçá impedir, de chegar ao tão sonhado 6 em 7, isto é, 100 mil reais de faturamento em 7 dias consecutivos.
E as chances são que você pode estar cometendo esse erro, sem nem perceber.
O lance é que, para ter o potencial de fazer 6 em 7, o seu lançamento precisa ser muito bem arquitetado.
O seu processo de persuasão precisa estar muito bem afiado.
Só que muita gente acredita que persuasão é um processo intuitivo, ou seja, que não tem como você aprender essa parada.
Mas isso é um erro.
Se o seu objetivo é fazer 6 em 7, você não deve improvisar no seu lançamento. Quando o momento de usar a persuasão chegar, você precisa estar preparado.
Então, se o seu objetivo é usar a persuasão para aumentar o faturamento do seu negócio, eu recomendo que você leia este artigo com atenção.
Porque nas próximas linhas eu vou:
- Te mostrar o que é persuasão (e como ela se diferencia da manipulação).
- Dar a letra sobre como ser persuasivo;
- Falar se é possível intensificar a persuasão…
E, além disso, você vai ver como persuadir quem ainda não sabe que precisa do seu produto ou serviço.
Agora, se preferir, você também pode conferir essas sacadas no podcast que eu gravei sobre persuasão, aqui embaixo:
Ou acompanhar só o áudio em qualquer uma dessas plataformas: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.
Dito isto, vamos começar.
O que é persuasão?
Talvez você saiba, talvez não, mas persuasão é o processo de convencimento de uma pessoa a fazer o que você pretende que ela faça.
No contexto do 6 em 7, a base da persuasão são os gatilhos mentais.
O que eu faço na Fórmula de Lançamento é justamente ensinar como usar os gatilhos mentais* na sequência e no tempo certos, tal que você consiga persuadir os seus potenciais clientes a comprar o seu produto ou serviço.
*Inclusive, eu gravei um podcast inteiro sobre gatilhos mentais e você pode conferir, aqui embaixo, se quiser se aprofundar nesse assunto.
Só que algumas pessoas nascem mais persuasivas do que outras, do mesmo jeito que tem pessoas que nascem com maior aptidão musical, por exemplo.
Mas, assim como é possível aprender música, independente de ter nascido ou não com um “dom”, na persuasão também existem características que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas.
O lance é que alguns princípios, quando aplicados, conseguem fazer uma pessoa ser mais ou menos persuasiva.
Então, se você começar a estudar e aplicar esses princípios, as chances são que você vai ter uma probabilidade maior de persuasão.
E como eu recomendo que você desenvolva a sua persuasão?
Isso vai depender do seu objetivo.
O fato é que a persuasão tem várias nuances. Eu ensino persuasão para fazer o 6 em 7.
Porque, para ser capaz de gerar um pico de faturamento em um curto espaço de tempo, você precisa usar uma persuasão relativamente alta aplicada em um curto espaço de tempo.
E para conseguir fazer isso, você precisa desenvolver a base certa.
Como acontece no esporte, por exemplo.
Um velocista, que é o cara que corre distâncias curtas, vai precisar desenvolver uma certa musculatura e certa consciência corporal.
Já um maratonista, que é a pessoa que corre percursos mais longos, vai precisar desenvolver uma estrutura corporal completamente diferente.
Inclusive, um bom maratonista tende a ser um péssimo velocista e um bom velocista costuma ser um péssimo maratonista.
Com a persuasão é a mesma coisa, você precisa ter um objetivo claro para desenvolver os princípios certos.
Então, não adianta ler uma tonelada de livros ou fazer um monte de curso.
Para ser persuasivo, você precisa colocar a mão na massa. Você precisa entrar no campo de batalha e aplicar a teoria.
Olha só.
Eu passei boa parte da minha vida na escola, foram 11 anos até terminar o ensino médio e mais 4 anos na faculdade.
E esses 15 anos foram extremamente teóricos e as chances são que a experiência da maioria das pessoas é parecida com a minha.
Por isso, tanta gente comete o erro de achar que estudar a teoria é suficiente.
Mas a real é que a teoria é apenas uma parte do quebra cabeça.
É como aprender a dirigir.
Você precisa da teoria para ganhar mais velocidade, acelerar o processo, aprender atalhos e evitar obstáculos.
Só que você precisa estar praticando o tempo inteiro, porque sem a prática não tem jeito de você masterizar essa parada.
Mas antes de te mostrar como colocar a mão na massa, você precisa entender…
Qual a diferença entre persuasão e manipulação?
Tem gente que pensa que persuasão e manipulação são a mesma coisa, mas isso não é verdade.
O fato é que a manipulação é uma forma de persuasão sem integridade.
Quando eu falo sem integridade, eu quero dizer sem colocar todas as cartas na mesa.
Uma das coisas que eu ensino na Fórmula é que para chegar ao 6 em 7, você precisa ser íntegro.
Eu vou te dar um exemplo.
Vamos supor que uma pessoa decide aplicar o gatilho da escassez*.
*Se quiser saber mais sobre como usar esse gatilho de forma íntegra, você pode conferir o podcast que eu gravei sobre escassez, aqui embaixo.
Então, vamos supor que, para se beneficiar da escassez, uma pessoa fala que existem 20 headphones em promoção na loja dela. Mas na verdade, ela tem 50.
Isso é uma mentira. Ela usou da falta de integridade na aplicação desse gatilho mental.
Na minha opinião técnica, essa pessoa não persuadiu, ela manipulou.
Agora eu vou te dar um exemplo de uma persuasão que não é negativa.
A maioria das mulheres que eu conheço acredita que quanto mais bonitas e atrativas elas forem, mais chances de encontrar um parceiro de vida elas vão ter.
Então, o que que elas fazem?
Muitas utilizam a maquiagem como um processo de embelezamento para disfarçar características que elas não gostam e ressaltar os pontos fortes.
O lance é que a maioria dos homens que eu conheço não considera esse processo de embelezamento como falta de integridade.
Logo, esse é um processo honesto, porque as duas partes estão de acordo.
Agora, se no processo de sedução uma pessoa mentir, você entra em um esquema de manipulação.
Outro exemplo. Imagine que você vai fazer uma entrevista de um emprego.
Você sabe que ser pontual vai potencialmente aumentar as suas chances de conseguir o trabalho. Então, você chega na hora certa. Se as cartas estão em cima da mesa não tem nada de errado com isso.
Agora, se você mentir ou usar a falta de integridade, aí sim isso se torna uma manipulação.
Por exemplo, se você induzir alguém a fazer uma coisa que você sabe que não é boa para ela.
Como vender uma pílula emagrecedora que você sabe que não emagrece. Aí não é legal.
Então, a persuasão e a manipulação são processos de convencimento. Só que a manipulação tem uma conotação negativa, porque ela usa da falta de integridade.
Inclusive, eu não recomendo que você faça isso.
Até porque depois do surgimento das redes sociais, você pode até conseguir vender uma vez manipulando, mas isso não funciona no longo prazo.
Ou seja, não tem como você escalar o seu negócio sem integridade.
Por isso, é importante que você saiba…
Como ser persuasivo?
Quando eu falo em persuasão, muita gente pensa naquele estereótipo de vendedor tão insistente que acaba sendo chato.
Só que eu não acredito que a chatice é uma espécie de persuasão. Muito pelo contrário.
Na minha opinião técnica, o único jeito de você persuadir é sem ser chato.
E como você faz isso?
No contexto do 6 em 7, existe todo um processo de orquestramento.
O lance é que quando você quer gerar um pico de vendas em um curto espaço de tempo, de forma íntegra, o seu trabalho de persuasão deve começar antes de você iniciar as vendas.
Você precisa fazer todo um trabalho de preparação.
Eu chamo essa preparação de pré-lançamento, porque ela acontece antes do seu lançamento.
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, eu recomendo que você dê uma olhada no podcast o que são lançamentos e como usar no seu negócio.
O fato é que o que você faz antes do seu lançamento, representa pelo menos 90% de toda a persuasão que você vai aplicar no processo de venda.
O mais louco é que quando você usa essa técnica, você persuade tanto que, quando você abre o carrinho, você não corre atrás de cliente, cliente corre atrás de você.
E quando eu digo que o cliente corre atrás de você é ele literalmente pedir para comprar o seu produto, antes mesmo de você tentar vender.
A real é que um trabalho de lançamento bem orquestrado é o oposto de chatice.
Só que, para conseguir esse resultado, você precisa selecionar com quem você está falando.
Ou seja, você precisa definir o seu avatar, assim você consegue direcionar o seu processo de persuasão para essas pessoas.
Inclusive, eu gravei um podcast inteiro sobre o que é avatar e como saber quem é o cliente ideal para alavancar o seu negócio.
Eu vou te dar um exemplo que aconteceu com o meu irmão Hugo.
Lá atrás, quando a gente tinha um negócio que ensinava a comprar imóveis em leilão, abaixo do valor de mercado, ele foi em uma festa da faculdade.
Quando chegou lá, do nada um cara pediu para o Hugo convencer ele que esse negócio de leilão de imóvel era bom.
Daí o Hugo perguntou se o cara realmente queria aprender sobre leilão e ele respondeu que sim.
Então, o Hugo respondeu assim: “Está aqui o endereço do site. É só você colocar o seu email lá para você receber alguns conteúdos. Se você ainda tiver alguma dúvida depois que você assistir esses conteúdos, me procura que a gente conversa”.
E por que o meu irmão fez isso?
Porque, embora o cara tivesse dito que queria aprender sobre leilão de imóveis, ele claramente não estava interessado.
E tentar convencer alguém que não demonstrou interesse pelo seu produto a comprar o que você vende tende a ser uma perda de tempo.
(Falando nessa história… se você quiser saber mais detalhes sobre como eu comecei no marketing digital, eu recomendo que você confira o primeiro podcast que eu gravei sobre isso.)
O fato é que,na maioria das vezes, o que as pessoas falam é diferente do que elas fazem.
Por isso eu recomendo que você escute mais o que a sua audiência faz do que o que ela fala.
A real é que as ações da sua audiência gritam.
Essa é uma das grandes sacadas desse estilo de persuasão.
Então, eu não uso o meu processo de persuasão para tentar vender o 6 em 7 para concurseiro.
Porque as chances são que esse cara não quer fazer 6 em 7, ele quer passar em concurso público.
E como é que eu filtro isso?
Sempre que eu tiver uma oportunidade, eu vou relembrar que a razão de eu fazer qualquer conteúdo é ensinar a fazer o 6 em 7.
Até porque a persuasão pode ser usada para muitas coisas.
Ela pode ser usada para a educação dos filhos?
Pode.
É a função do meu negócio?
Não.
Inclusive, o objetivo deste artigo é falar sobre persuasão para fazer o 6 em 7.
Logo, se a pessoa não quer fazer o 6 em 7, ela vai acabar deixando de consumir o meu conteúdo.
Se a pessoa não quer o 6 em 7, ela vai acabar saindo.
Agora…
Como você se torna mais persuasivo?
O lance é que a persuasão, ou seja, a utilização de gatilhos mentais em sequência, é uma questão de treinamento.
Do mesmo jeito que não tem como você aprender a nadar só na teoria… Você também precisa entrar na água e se exercitar bastante.
Por isso, eu recomendo que você exercite a persuasão no seu conteúdo. Porque quanto mais você exercitar, mais você vai tender a ficar bom nisso. Mais esse processo vai se tornar automático.
Vai chegar uma hora que você vai ter exercitado tanto, que você não vai conseguir deixar de ser persuasivo.
Isso me fez lembrar do tempo que eu morei fora do Brasil.
Se eu não me engano foram uns 8 ou 9 anos, e grande parte desse tempo eu vivi em Londres, na Inglaterra.
E chegou uma hora que eu treinei tanto o meu inglês, eu falava tanto inglês, que quando eu voltava para o Brasil eu não conseguia não falar inglês.
As palavras saiam em inglês sem eu perceber, algumas palavras saem até hoje.
Um dia um amigo meu até me disse: “Erico, não existe a palavra “reinforçar”, essa é uma palavra que vem do inglês, “reinforce”. Em português a gente fala “reforçar”.
Porque sem perceber, eu acabo usando o inglês no meio do português.
E com os gatilhos mentais é a mesma coisa.
Olha o que eu fiz, agora.
Eu acabei de usar o gatilho mental da história* para reinforçar, ou melhor, para reforçar esse conceito para você.
*Tem um podcast onde eu falo só sobre o gatilho da história, se quiser conferir é só clicar aqui embaixo.
O mais louco é que eu não faço isso sempre intencionalmente, mas eu faço.
E por que que isso acontece?
Porque em todos os meus conteúdos eu sempre tentei colocar persuasão, gatilhos mentais, no contexto de 6 em 7.
Por isso, na minha opinião, todo conteúdo que você faz é uma oportunidade de você treinar a sua persuasão.
Mas será que…
É possível intensificar a persuasão?
A resposta é sim.
Do mesmo jeito que existe uma sequência para intensificar a beleza de uma melodia, existe uma sequência para intensificar a persuasão.
É como se o seu lançamento fosse uma orquestra e você, o maestro. Só que existe uma única diferença.
Olha que louco.
No lançamento, o maestro pode mudar a execução dos gatilhos mentais, de acordo com o comportamento da audiência.
Já em uma orquestra, eu alucino que o maestro não pode mudar nada, ele simplesmente executa.
De acordo com o que você escuta, vê e acessa durante o seu lançamento, você pode fazer ajustes que vão aumentar as chances de você fazer o 6 em 7, no meio do processo.
Por isso, você precisa aprender a escutar o que a sua audiência está dizendo.
Até porque, como eu te falei antes, o seu processo de convencimento começa muito antes do seu lançamento.
Para intensificar as chances do seu potencial cliente se interessar pelo seu produto, existem duas formas principais de persuasão.
É o seguinte.
Você precisa focar o seu conteúdo nas dores ou aspirações dessas pessoas.
Quando eu falo dores, eu quero dizer o que incomoda, aquele tipo de coisa que tira o sono delas à noite.
Nesse caso, você não intensifica a dor, você oferece uma solução para resolver esse problema.
Já quando eu digo aspiração, eu estou me referindo aos objetivos de vida e sonhos que elas têm.
Daí você oferece uma forma de deixar essas pessoas mais perto de alcançar essa aspiração.
No meu caso, a maioria das pessoas que querem fazer o 6 em 7 não tem dor, necessariamente.
Por isso o meu marketing é aspiracional.
Não porque marketing aspiracional é melhor e ponto, mas porque essa é uma característica da minha audiência.
Mas eu acredito que cada caso é um caso.
Vamos pensar em outro nicho.
Imagine uma pessoa que está obesa e quer entrar numa calça jeans que não serve.
Esse potencial cliente está em dor.
Logo, se o seu produto visa o emagrecimento saudável, você precisa focar na dor dela.
Agora, se você não sabe o que se encaixa melhor para a sua audiência, eu recomendo você testar.
Inclusive, tem gente que me pergunta se na hora da persuasão existe um formato mais eficiente de conteúdo, como vídeo, e-mail ou áudio.
A verdade é que depende.
Eu acho que o formato que mais funciona é o formato que é consumido. E isso varia de negócio para negócio, de pessoa para pessoa.
Até porque tem gente que é mais visual, outras pessoas são mais auditivas e outras preferem ler.
Na minha opinião técnica, você não deve delimitar o jeito que a comunicação vai chegar para a sua audiência.
Você deve produzir o máximo de formatos possíveis, da melhor maneira possível e deixar as pessoas decidirem.
Assim você não causa desconforto nelas.
A não ser no dia do lançamento. Essa é a única situação que eu delimito.
Eu ofereço apenas conteúdo em vídeo.
E por que eu faço isso?
Porque toda vez que eu testei outros formatos eu tive menos resultado.
Então, na hora de executar o lançamento o que tende a dar o melhor resultado para o meu negócio é o vídeo.
Mas antes disso, eu ofereço vídeo, áudio, Instagram, YouTube, Facebook e até uma canal no Telegram (eu vou te falar mais sobre esse canal no final deste artigo).
Se você não conhece, o Telegram é um aplicativo de mensagens parecido com o WhatsApp só que com muito mais funcionalidades.
Eu até gravei um podcast mostrando por que o Telegram é o aplicativo com a maior distribuição orgânica que eu já vi.
Eu vou deixar ele aqui embaixo, caso você queira conferir.
A grande sacada para você intensificar a persuasão é você testar o maior número possível de elementos e impulsionar aqueles que dão mais resultado.
Agora, eu vou te dar um exemplo prático de como a persuasão pode ser usada para aumentar o faturamento do seu negócio.
Como persuadir quem não sabe que precisa do seu produto?
O fato é o seguinte.
Existem potenciais clientes que sabem que o seu produto existe e potenciais clientes que não sabem que seu produto existe.
Do mesmo jeito, tem pessoas que sabem que precisam do seu produto e pessoas que não sabem que precisam do seu produto.
E as chances são que, comparativamente, existem muito mais pessoas que ainda não conhecem o que você vende.
Logo, se você aprender a persuadir essas pessoas, você pode aumentar (e muito!) o faturamento do seu negócio.
O lance é que quando a pessoa ainda não te conhece, nem sabe que precisa do que você vende, a sua estratégia de persuasão precisa ser mais sútil.
Você precisa seduzir e encantar.
Funciona como em um relacionamento.
Imagina o que aconteceria se você chegasse num bar e pedisse uma pessoa qualquer em casamento.
Provavelmente você ouviria um não.
Agora, se você fosse no mesmo bar e conversasse com alguém que demonstrou certo interesse em você…
Depois de conversar, você poderia pedir o telefone dessa pessoa e convidá-la para sair.
Em seguida vocês começariam a namorar e, quando o relacionamento estivesse maduro, você pediria essa pessoa em casamento.
Com certeza, a probabilidade de você ouvir um “sim” como resposta aumentaria muito.
O lance é que acontece a mesma coisa na hora de vender.
Quanto menos consciente o potencial cliente estiver sobre o que você vende, mais sutil precisa ser a sua abordagem.
Porque, acredite ou não, o seu produto não é um destino.
Na verdade, o seu produto é um veículo capaz de levar o seu potencial cliente até o destino que você definiu.
Ou seja, a sua Roma.
Então, na minha opinião técnica, você deve começar definindo a sua Roma. Isto é, até onde você quer levar os seus potenciais clientes.
Você precisa deixar claro que ele está no ponto A e com a sua ajuda ele vai chegar ao ponto B.
Porque a Roma em si não é atrativa ou não, ela é atrativa para o seu avatar.
E quanto mais atrativa a sua Roma for para esse potencial cliente, mais rápido você vai tender a fazer o 6 em 7.
Até porque, se você não definir a sua Roma, você corre o risco de atrair quem não quer chegar ao destino que você oferece.
Então, se você quer fazer um 6 em 7, é importante não criar uma audiência aleatória. Independente do tamanho, você precisa construir a audiência certa.
Inclusive, eu gravei um podcast mostrando como criar a audiência certa para fazer o 6 em 7, dá só uma olhada:
E para conseguir criar essa audiência e eventualmente vender o seu produto, primeiro você precisa vender a transformação que o seu produto oferece, de forma íntegra.
O lance é que toda a informação que você oferecer, seja no Instagram, Facebook ou YouTube, deve ser um veículo na jornada para levar o seu avatar até Roma.
Toda a sua comunicação tem que estar em sintonia com essa jornada do ponto A para o ponto B.
E, como eu te falei antes, na maioria das vezes essa pessoa nem imagina que precisa do seu veículo para chegar até Roma.
Olha o meu produto, por exemplo.
Ele ensina pessoas a fazer um lançamento.
E as chances são que pouca gente está querendo aprender a fazer um lançamento.
Agora, depois que elas descobrem que o lançamento é o veículo ideal para fazer o 6 em 7, elas passam a querer o veículo.
Por isso, eu recomendo que você encontre o destino que é mais atrativo para o seu potencial cliente.
Depois, você produz conteúdo* completamente focado nesse destino.
*Se você quiser saber quais são os tipos de conteúdo que eu recomendo você produzir para chegar ao 6 em 7, dá só uma olhada nesse vídeo:
Eventualmente, quando a pessoa já está comprada pelo destino, você oferece o veículo que pode levá-la até lá.
Do mesmo jeito que você começa um relacionamento aos poucos e só depois faz o pedido de casamento.
Agora, se ela não quiser o veículo que você está oferecendo é porque ela não é o seu cliente ideal.
É o caso do concurseiro que acaba encontrando o meu conteúdo.
Por isso, eu faço questão de sempre deixar claro que eu só estou aqui doando meu tempo e o meu conhecimento para as pessoas que aspiram o 6 em 7.
Que eu não sou professor de ensinar a passar em concurso.
Nada de certo ou errado com isso. Mas não é o meu esporte, não é a minha especialidade.
Por isso, a grande sacada para você conseguir persuadir quem não sabe que precisa do seu produto, é vender o que a pessoa quer e entregar o que ela precisa para chegar lá.
Conclusão
Depois de ler este artigo, as chances são que você já sabe como evitar um erro que a maioria das pessoas tendem a cometer na hora de aplicar a persuasão.
Um erro crucial que pode, inclusive, custar o 6 em 7.
O fato é muita gente acha que persuasão é uma parada intuitiva, mas nas últimas linhas eu te mostrei que não é bem assim.
Aqui você viu o que é persuasão, como ela se diferencia da manipulação e por que eu recomendo que você seja íntegro quando usar um processo de convencimento.
Eu também dei a letra sobre como ser persuasivo e revelei se é possível intensificar a persuasão.
Além disso, você conferiu como persuadir até quem ainda não sabe que precisa do seu produto a comprar de você.
Agora, se você quiser saber mais sobre esse e outros temas, eu te convido a participar do meu canal no Telegram (aquele que eu te falei ali em cima).
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Não esquece de me contar, aqui embaixo nos comentários, como você usa a persuasão no seu negócio.