Quem nunca riu de uma piada sem entendê-la? Isso acontece, na maioria das vezes, por causa de um gatilho mental que pode tornar o seu marketing muito mais eficiente. Ficou curioso? Então me acompanhe em mais uma sacada surpreendente, que tive a partir da primeira piada do meu filho, e que vai elevar os resultados do seu negócio! Confira:
Entendendo a primeira piada
Certo dia, quando meu filho voltou da escolinha, me perguntou se podia contar a sua primeira piada. Claro que eu deixei, afinal, amo piadas! Então, ele disse o seguinte: “Onde é que o peixe guarda o seu dinheiro?”, eu e minha esposa respondemos que não sabíamos. Foi aí que ele revelou: “No banco do rio”. Eu não entendi, mas minha esposa começou a rir!
Acontece que tudo isso foi contado em inglês. E se você for prestar atenção na piada, ela exige certo conhecimento da língua, pois a palavra “banco”, na língua inglesa, também significa “margem”, que formava o trocadilho da piada e a fazia ser engraçada.
Na hora, realmente nem prestei atenção nisso, mas mesmo assim, ri com a minha esposa devido à prova social.
Prova social
Basicamente, quando o ser humano não tem tempo de analisar uma situação para tomar uma decisão, o gatilho mental, chamado prova social, decide fazer o mesmo que as outras pessoas, que ele acha que conseguiram concluir a análise, fizeram.
Voltando ao exemplo da primeira piada do meu filho, quando a minha esposa riu, eu imaginei que, de algum jeito, aquilo deveria ser engraçado e optei por rir também, para não parecer que eu não entendi! E quem nunca fez isso, não é mesmo?
Em outro caso, quando estava viajando, tive que despachar a minha mala e percebi que não sabia em qual das esteiras deveria colocar a bagagem. Sabe o que o fiz? Usei o gatilho da prova social e fiz o mesmo que as pessoas que estavam no meu voo anterior fizeram.
Mas o fato é o seguinte: não importa quem você seja, em algum momento você será afetado pela prova social porque isso já está construído dentro do seu cérebro. Aliás, tanto no seu, quanto no dos seus prospectos.
Provoque o gatilho
Diante do que expliquei, tente provocar o gatilho da prova social. Isto é: se você encontrar algo do seu negócio que possa receber luz, ou seja, que você possa salientar, faça isso! Assim, pode causar o efeito da prova social e, assim, deixar o seu marketing mais eficiente.
Quer um exemplo? Se você tiver um vídeo com muitas visualizações, mais do que o normal, comunique isso para o mercado, pois há grandes chances de várias outras pessoas também se interessarem por ele. Logo, se o vídeo em questão tiver alguma mensagem de relacionamento ou de venda, você conseguirá aumentar o faturamento do seu negócio.
Então, a grande sacada aqui é ficar atento às partes do seu negócios, ou do seu marketing, que, ao salientar, vão ativar a prova social. Ao fazer isso com integridade, há muitas chances de aumentar os resultados, há muitas chances de vender mais!
Dever de casa
Para que essa sacada funcione no seu negócio, vou deixar duas tarefas para você. A primeira delas é prestar atenção quando você é afetado pela prova social. E a segunda é notar quais partes do seu prospecto também podem ser impactadas por esse gatilho.
Mesmo que eu entenda a prova social, ensine sobre ela, e saiba que ela exista, eu não deixo de ser afetado. Aliás, na maioria das vezes esse gatilho até me ajuda.
Essa é sacada de hoje. Compartilhe esse conteúdo com seus colegas de trabalho, deixe um comentário sobre as vezes que já usou a prova social e continue navegando pelo meu blog para aprender muito mais!