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Acredite ou não, a jornada do lançamento não está dividida entre quem sabe fazer 6 em 7 e quem não sabe fazer 6 em 7, isto é, gerar um faturamento de R$ 100 mil em 7 dias consecutivos. 

O fato é que tem gente com um nível mais avançado e gente com um nível menos avançado na arte de lançar. E nada de certo ou errado com isso. 

Só que a maioria das pessoas que eu conheço não entende esses níveis, elas acham que o lançamento é uma parada binária, em que só existem duas opções: ou você fez 6 em 7, ou você não fez 6 em 7. 

Inclusive, isso aconteceu com o meu aluno Geronimo Theml, ele é um coach que ensina outros coaches a terem sucesso.

É o seguinte. 

A primeira vez que eu encontrei o Gerônimo, ele virou pra mim e disse: “Erico, o que deu errado no meu lançamento?”

Aí eu perguntei o que tinha acontecido e ele me explicou que tinha faturado R$ 97 mil logo no primeiro lançamento. 

Eu demorei pra sacar o que ele queria dizer com aquilo. Porque pra mim está claro que fazer um 6 em 7 logo de cara não é típico.

Definitivamente, esse resultado é um ponto fora da curva, a maioria das pessoas leva em média 7 lançamentos para alcançar o 6 em 7. 

Mesmo assim, o Geronimo estava desanimado, porque ele não sabia se aquele resultado era muito ou pouco. Não estava claro pra ele. 

E as chances são que, mesmo estando no caminho certo, você pode acabar desistindo, se não souber exatamente em que fase da jornada do lançamento você está. 

Por isso, eu criei as faixas, um instrumento para distinguir os níveis de habilidade na hora de lançar. 

São cinco tipos de faixas, divididas por cores, que vão da faixa-branca, isto é o nível menos avançado, até a faixa-preta, que é o nível mais avançado.  

Entre essas duas faixas existem ainda a faixa-azul, a faixa-verde e a faixa-marrom (inclusive você vira um faixa-marrom quando faz o 6 em 7).  

Dito tudo isso, é o seguinte.

Para saber exatamente em qual faixa você está e quiçá acelerar a sua trajetória até a próxima faixa eu recomendo fortemente que você leia este artigo até o final.

Porque nas próximas linhas eu vou te mostrar quais são as características de cada faixa, no mundo dos lançamentos.

Além disso, você vai ver quais são as principais dificuldades de um típico faixa-branca e o que fazer quando você chegar na faixa-azul.

Eu também vou dar a letra sobre como funciona a evolução da faixa-azul para a faixa-verde e qual é a mentalidade que um faixa-marrom precisa ter.

Você vai ver ainda o que muda quando você conquista a faixa-preta. 

Se preferir, você pode assistir o podcast que eu gravei sobre esse assunto. 

Ou então, ouvir a gravação na sua plataforma de áudio preferida: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.

Para começar, eu vou te mostrar… 

Quais faixas existem dentro dos lançamentos e como elas surgiram?

Existem cinco faixas no mundo dos lançamentos: branca, azul, verde, marrom e preta. Cada faixa corresponde a um certo nível.

Como eu disse há pouco, eu comecei a indicar essas faixas como uma metáfora do processo do lançamento. 

Só que eu não tive essa ideia do nada. 

Olha só. 

Durante uma aula de jiu-jitsu (até pouco tempo eu praticava essa luta) eu tive um insight. 

Todo mundo que pratica jiu-jitsu usa uma faixa que indica o grau de expertise dela no esporte.

Foi aí que a chave virou e eu falei: “uau, essa parada é muito boa para o aluno”. 

Por que para o aluno? 

Porque essa definição das faixas permite que a pessoa que está aprendendo saiba se está progredindo. 

O lance é que essa separação em diferentes níveis pode facilitar que o aluno entenda onde ele está e onde pode chegar.

Por exemplo, um faixa-branca que vai para a faixa-azul sabe que ainda não é um mestre, mas ele sabe que está melhor. Ele não tem dúvidas. 

O mais louco é que essa forma de classificação também ajuda o professor a ser mais efetivo. 

Pensa comigo. 

Ao olhar a faixa do aluno, quem ensina consegue identificar o grau de expertise que aquela pessoa tem, sem ter que perguntar muito.

Assim, o professor sabe exatamente o que deve e o que ele não deve ensinar.  

Porque se exigir demais de um aluno que ainda não está preparado, o professor pode traumatizar essa pessoa, e se exigir de menos ele pode desmotivar. 

É por isso que eu recomendo que você siga o passo a passo de cada faixa.

Dito tudo isso, é o seguinte. 

Você começa na faixa branca e eu acredito que ela é uma das faixas mais importantes. Porque é onde você aprende os fundamentos da Fórmula. 

Depois que fizer o seu primeiro lançamento semente, você passa para a faixa-azul. 

Esse é um tipo de lançamento relativamente simples de executar, cujo objetivo é te ajudar a validar a sua oferta. Aqui você só precisa fazer uma venda. . 

Ele te permite saber se existe demanda para o que você quer vender e se você está preparado para entregar o seu produto ou serviço para o cliente.

Agora, para mudar da faixa-azul para a faixa-verde, você precisa fazer pelo menos uma venda em um lançamento interno.

Esse tipo de lançamento é um pouco mais complexo e tem esse nome porque é executado internamente, só para a sua audiência. 

O lançamento interno tem um dos maiores potenciais para você escalar o seu resultado. 

E quando eu digo resultado, eu quero dizer resultado financeiro, mas também resultado na criação de audiência e de autoridade

Eu até já gravei um podcast inteiro sobre lançamentos, caso queira se aprofundar nesse assunto você pode conferir aqui embaixo. 

Então, na faixa-verde você aprende a ajustar os seus lançamentos internos para potencializar o seu faturamento. 

O primeiro objetivo é fazer R$ 30 mil em 7 dias, depois R$ 70 mil em 7 dias. Posteriormente, quando fizer o seu primeiro 6 em 7, você vai se tornar um faixa-marrom. 

Na faixa-marrom a ideia é que você aprenda a ter consistência. Por isso, o seu primeiro objetivo é fazer três 6 em 7. 

Na sequência, a meta é você fazer o seu primeiro milhão no período de 1 ano. 

Quando você consegue faturar pelo menos R$ 2 milhões por ano, com lançamentos, você se torna um faixa-preta de primeiro grau.

Se fizer no mínimo R$ 10 milhões por ano, você é um faixa-preta de segundo grau.

Com um faturamento de ao menos R$ 30 milhões por ano, você passa a ser um faixa-preta de terceiro grau. 

E quando você fizer pelo menos R$ 100 milhões por ano, você será um faixa-preta de quarto grau. 

Inclusive eu tenho um grupo de mentoria só pra quem é faixa-preta em lançamentos digitais, chamado Platinum (ou Plat, como eu falo no dia a dia).

Para você ter uma ideia, hoje existem 62 pessoas nesse grupo, lá a gente compartilha aquilo que está funcionando e aquilo que não está funcionando nos nossos negócios. 

Logo, a gente não aprende só com os próprios erros e acertos. Por isso, juntos, conseguimos ir muito mais longe. 

Eu vou deixar o podcast que eu gravei sobre o Plat logo abaixo, caso você queira saber mais sobre ele.

Claro que nem todo mundo quer ser um faixa-preta de quarto grau, e tá tudo bem.

Mas o fato é que conhecer essas cinco faixas pode te dar uma visão geral sobre os passos que você precisa seguir e até onde você pode aspirar chegar. 

Dito tudo isso, a partir de agora eu vou me aprofundar nas nuances de cada faixa e, para começar, eu vou te mostrar… 

Quais são as principais dificuldades de um típico faixa-branca?

Embora existam diferentes tipos de faixas-branca, a maioria das pessoas que está no nível mais básico enfrenta as mesmas dificuldades, pelo menos no começo.

A primeira dificuldade é o aluno realmente estudar a Fórmula de Lançamento.  

O fato é que a pessoa precisa consumir o curso para absorver o método, mas às vezes ela procrastina. 

Eu sei que não faz muito sentido alguém investir em um curso para não usar, mas pensa comigo. Quantas pessoas compram um livro que nunca leem?

As chances são que muita gente faz isso. 

Com a Fórmula acontece a mesma coisa.

Então, se você é faixa-branca, o que eu recomendo que você faça para evitar esse comportamento? 

Eu sugiro que você bloqueie a sua agenda por três dias, saia do seu ambiente natural, se tranque em algum lugar com internet, elimine qualquer distração e estude todo o conteúdo da Fórmula de uma vez.

Claro que nem todo mundo vai poder fazer isso, inclusive eu tenho vários alunos que começaram estudando 5, 10 minutos por dia e fizeram 6 em 7. 

O importante é estudar e aplicar o método, passo a passo. 

Agora, a segunda dificuldade de um típico faixa-branca é que ele acha que só precisa ver a Fórmula uma vez. 

Mas as chances são que na primeira vez, ele só vai ter uma visão geral do conteúdo e não vai masterizar essa parada. 

Por isso, na minha opinião técnica, você precisa assistir o conteúdo novamente, quiçá muitas vezes. 

E tem mais um detalhe que você precisa ficar ligado, não adianta só consumir a Fórmula, você precisa estudar essa parada. 

Porque a real é que a Fórmula não é complicada, você pode começar do absoluto zero e não precisa ter nenhuma formação prévia em marketing e nem nada do tipo. 

Mas para aprender o método você precisa ter intenção. 

Eu até costumo dizer que enquanto você não fizer um resumo da Fórmula, você nem começou.

Inclusive, eu recomendo que você aprenda o método tão bem que você seja capaz de explicá-lo para outra pessoa. 

Dito tudo isso, o terceiro erro acontece quando a pessoa realmente estuda a Fórmula, mas na hora de executar o lançamento ela tenta fazer do jeito dela, tenta intuir a parada. 

Eu vejo muita gente ser atrapalhada pelo próprio ego, principalmente pessoas que têm sucesso em outras áreas da vida delas. 

Às vezes ela acha que sabe fazer melhor ou que um detalhezinho não é importante. E de vez em quando ela tenta inovar. 

Isso é, elas mudam o protocolo e depois, na maioria das vezes, não entendem por que o lançamento deu errado.  

E tá tudo bem, tem gente que precisa bater a cabeça algumas vezes para começar a te ouvir. 

Às vezes os filhos se comportam assim. Você fala: “filho, não faz isso”. Mas ele vai lá faz e só para quando se machuca. 

Agora, se você quiser evitar se machucar nas primeiras vezes que lançar, segue o que está na Fórmula. 

Mas mesmo seguindo o passo a passo, a real é que o começo da sua jornada tende a ser desafiante. Por isso, nas próximas linhas eu vou dar a letra sobre…

O que fazer quando você chegar na faixa-azul? 

Você se torna faixa-azul quando faz o primeiro lançamento semente, mesmo que não gere nenhuma venda.

Depois, o seu objetivo é fazer a primeira venda no semente para validar a oferta. 

Em seguida, você começa a fazer lançamentos internos, onde existe a possibilidade de você não vender logo de cara. 

Caso isso aconteça, a primeira coisa que você precisa praticar enquanto for faixa-azul é controlar a sua frustração.

Olha só.

Ninguém entra na piscina e sai nadando de primeira, com o lançamento é a mesma coisa, você precisa ter paciência.

O fato é que não tem nada de errado em você não fazer nenhuma venda no primeiro lançamento, o importante é você dar o primeiro passo.

Dito tudo isso, geralmente quando a venda não acontece, significa que você pulou uma parte do processo, mesmo sem perceber que pulou. 

Então, as chances são que se você auditar o seu lançamento e olhar palavra por palavra do que eu ensino, você vai ver que pulou várias etapas. Isso é normal. 

Porque na primeira vez é muito difícil colocar em prática tudo que o professor falou, mas é importante que você consiga identificar o que deixou de fazer. 

Só que é o seguinte, pela minha experiência, uma das etapas que a maioria das pessoas costuma pular é a criação de audiência. 

Eu alucino que isso acontece 70% das vezes. 

Inclusive, se as outras fases estiverem perfeitas e a criação de audiência for mal feita, você não vende. 

Mas o contrário acontece. É raro você não fazer nenhuma venda se a etapa de criação de audiência for bem feita. 

Dito tudo isso, se você quiser criar uma audiência capaz de te levar ao 6 em 7, quiçá à faixa-preta, o primeiro passo é você definir a sua Roma.

Isto é, um destino claro, simples e atrativo para o seu potencial cliente. A minha Roma, por exemplo, é o  6 em 7

Depois, você vai produzir conteúdo de extremo valor para atrair o potencial cliente que está interessado no destino que você está oferecendo. 

Para saber mais sobre esse assunto, veja na íntegra o podcast que eu gravei sobre criação de audiência, aqui embaixo.  

Agora que você já viu o que fazer caso o seu primeiro lançamento não funcione, eu vou te explicar… 

Como funciona a evolução da faixa-azul para a faixa-verde?

Um aluno faixa-azul se torna faixa-verde quando faz a primeira venda no lançamento interno. 

Esse marco é importante porque significa que a máquina de lançamento está preparada para, gradualmente, alcançar o 6 em 7. 

O passo seguinte nesse processo é alcançar um faturamento de R$ 30 mil em 7 dias consecutivos.

Depois, o objetivo é fazer R$ 70 mil em 7 dias. 

Agora, o que gera essa evolução entre a primeira venda no lançamento interno e um faturamento de R$ 70 mil?

Na minha opinião técnica, existem duas perspectivas que você precisa levar em consideração. 

A primeira é o protocolo. 

Você precisa analisar como o lançamento foi projetado. Porque normalmente o que não gera evolução é uma falha de protocolo. 

E quando eu digo protocolo, eu quero dizer seguir o passo a passo que eu ensino na Fórmula de Lançamento. 

O que eu estou dizendo pode até soar repetitivo para você, mas eu vou repetir quantas vezes forem necessários porque um grande erro em todas as faixas é não seguir o passo a passo da Fórmula. 

Porque você vai tender a perder a paciência, achar que você sabe melhor e encontrar 20 milhões de justificativas para não seguir a receita. 

Por isso, o que vai determinar a sua evolução é sua capacidade de seguir a receita, e eu sei que nem sempre é fácil fazer isso. 

A segunda perspectiva é a habilidade. 

Isto é, a sua habilidade de fazer o básico bem feito.

Isso é uma consequência, quando você segue o protocolo repetidamente, as chances são que você aprende os fundamentos.

E quanto mais você pratica, mais você tende a aperfeiçoar a sua habilidade de lançar.

Eu sei disso porque eu já testei essas perspectivas – protocolo e habilidade – com muitas pessoas e esse é um comportamento clássico de um faixa-verde. 

Dito tudo isso, para você ir da faixa-verde para a faixa-marrom, para mudar de nível, é importante que você saiba…

Qual é a mentalidade que um faixa-marrom precisa ter?

Quando fizer o seu primeiro 6 em 7, você vai se tornar um faixa-marrom. E, acredite ou não, essa fase também tem desafios.

O lance é que o típico faixa-marrom vai começar a ter caixa na empresa e se quiser evoluir, ele tem que começar a desenvolver uma nova habilidade. 

Essa habilidade é formar equipe, porque tem muitas tarefas que demandam tempo. Por isso é necessário que esse cara comece a contratar pessoas.

Logo, o faixa-marrom precisa ter uma mentalidade de longo prazo. 

Pensa comigo.

Se o faixa-marrom não contratar alguém para dar o suporte do seu produto, por exemplo, vai acabar com medo de vender. 

Porque toda vez que vender, ele vai ficar preocupado em ter que pessoalmente atender os alunos. 

Por isso é importante que o faixa-marrom aprenda a operacionalizar algumas coisas mais técnicas que consomem muito o tempo dele, como a edição de vídeos e o suporte. 

Então, aprender a formar as suas primeiras equipes e lidar com isso é o primeiro desafio para a mentalidade do faixa-marrom. 

O segundo desafio é aprender a lidar com o medo de investir. 

Porque até então a pessoa quer que o resultado venha de graça, que chova dinheiro. Logo, ela vai precisar entender que para crescer, ela vai ter que investir mais. 

Até aí não tem problema. 

Só que essa é uma parada contraintuitiva, porque quanto mais você investe, menor é a porcentagem de retorno e mesmo assim você coloca mais dinheiro no bolso. 

“Como assim, Erico?”

É o seguinte, dentro do marketing existe uma métrica chamada ROI, que vem do inglês return on investment, e em português significa retorno de investimento. 

Na prática, essa é a forma de você medir quanto do investimento voltou.  

Por exemplo, se eu investi R$ 1 mil em uma campanha e voltou R$ 2 mil, em teoria o ROI foi 100%, isto é, o dobro do valor investido.

O que acontece é que quando você começa a investir, começa a fazer suas campanhas, o ROI tende a ser muito alto. É muito louco, mas é o que é. 

No começo, quando você ainda é pequeno, você não precisa fazer tanto esforço para encontrar os seus clientes, ou seja, você tende a colher as frutas que estão na parte mais baixa da árvore. 

Só que uma vez que você cresce, as chances são que você já colheu todas as frutas que estavam mais fáceis no pé. 

Logo, você precisa começar a colher as frutas que estão na parte mais alta da árvore, mas para conseguir fazer isso você vai precisar de mais energia. 

Então, a medida que o seu negócio crescer você vai tender a ter um retorno de investimento menor. Só que isso não é ruim. 

Olha só. 

Vamos supor que uma pessoa investiu R$ 10 mil e voltou R$ 100 mil. Nesse caso, ela teve um ROI de 10 vezes o valor investido e um lucro bruto de R$ 90 mil. 

Agora, imagine que no lançamento seguinte esse faixa-marrom investiu R$ 20 mil e faturou R$ 150 mil. Isso representa um ROI de 7,5 vezes o valor investido e um lucro bruto de R$ 130 mil. 

É claro que, no segundo caso, o ROI foi mais baixo, só que essa pessoa também colocou mais dinheiro no bolso. Mas muita gente continua priorizando o ROI, ao invés de focar no lucro. 

Se você quiser saber mais sobre ROI, eu recomendo fortemente que você assista esse podcast que eu gravei sobre esse assunto:

O lance é que no processo de transformação de um faixa-marrom, ele precisa aprender a priorizar o lucro, isto é, o que fica no bolso dele, e não o ROI. 

Dito tudo isso, o terceiro desafio para a mentalidade do faixa-marrom é lapidar o lançamento. 

Porque a real é que você até consegue chegar ao 6 em 7 com um protocolo mediano, mas para crescer no longo prazo, você precisa aprimorar essa parada. 

Então, na faixa-marrom você precisa alinhar 100% o seu protocolo com o que eu ensino na Fórmula de Lançamento. 

Por exemplo, o protocolo de produção de conteúdo que eu ensino são 2 raízes e 7 nutellas* por semana. 

(*Para não pecar por falta de clareza, raiz é um conteúdo denso, de pelo menos 30 minutos, que te ajuda a aumentar a sua autoridade porque entrega muita informação.   

Já o conteúdo nutella deve ser um trecho do raiz. Ele é mais curto, fácil de consumir e te ajuda a atrair uma audiência que ainda não te conhece tão bem).

Logo, se o faixa-marrom ainda não está aplicando esse protocolo 100%, ele vai precisar alinhar essa parte do lançamento se quiser escalar.

Isto é, se quiser fazer múltiplos 6 em 7 (acima de R$ 200 mil), quiçá se quiser chegar na faixa-preta.

E por falar nela… 

O que muda com a faixa-preta?

A primeira coisa que eu quero te falar é o seguinte: a sua vida vai ter um grande salto quando você chegar na faixa-preta

É aí que você vai começar a viver o sonho que você achava que alcançaria quando chegasse na faixa-marrom. 

O fato é que a vida que você aspira não necessariamente chega por completo quando você faz R$ 100 mil reais de faturamento em 7 dias consecutivos. 

Esse valor pode parecer muito, mas não é o suficiente para quem está tocando um negócio alcançar a independência. 

Porque criar uma equipe custa dinheiro e ter uma reserva para manter a sua empresa funcionando também custa dinheiro. 

Eu acredito que é na faixa-preta que você vai alcançar a felicidade, seja lá o que felicidade signifique para você. 

Por isso, na minha opinião técnica, o 6 em 7 é o meio para você chegar à faixa-preta. 

Eu costumo dizer que é aí que a vida começa. Mas ela começa com uma leveza maior, quiçá com uma paz maior. Já que nessa fase o processo mais turbulento já passou. 

Mas é o seguinte.

Quando você chegar na faixa-preta eu não vou querer que você continue seguindo a Fórmula, necessariamente.

Na faixa-preta eu espero que você inove.  

Porque você já vai ter provado no campo de batalha que você entendeu os fundamentos. 

E eu acredito que nessa fase você tem maturidade para lidar com os seus potenciais erros. 

O que te dá a oportunidade de testar os seus limites dentro e fora da Fórmula e é nesse processo que novas sacadas são descobertas. 

E são essas descobertas que fazem o nosso mercado evoluir. 

Além disso, existem 3 valores que eu costumo reforçar para os faixas-preta, que são: contribuição, integridade e crescimento. 

Acredite ou não, tem gente que descansa quando chega na faixa-preta e esquece de crescer.

Por isso, eu desafio os meus faixas-preta a continuar crescendo, porque eu acho que essa é uma necessidade básica do ser humano. 

Inclusive, se você se acomodar, eventualmente, você acaba se retraindo. E o mundo não perdoa as pessoas que se retraem. 

No longo prazo isso não vai ser bom para o faixa-preta. 

Para incentivar o valor da contribuição, eu aconselho o faixa-preta a se lembrar de onde ele veio. Isto é, da faixa-branca. 

Porque as chances são que nessa jornada ele recebeu dicas que possibilitaram a trajetória dele. Seja de mim, seja de um colega. 

Então eu estimulo esse cara a não esquecer essa parada e procurar contribuir para o mercado também. 

Por último, eu acredito que um faixa-preta precisa manter o princípio da integridade. 

O lance é que quanto mais habilidoso você é, maior se torna a tentação de usar um atalho ou esqueminha, fazer uma coisa que você sabe que não está certa. 

Só que no longo prazo é a integridade que vai fazer o seu negócio crescer. Por isso, eu acho que o faixa-preta deve jogar firme, mas sem desobedecer as regras do jogo. 

Conclusão 

Depois de ler este artigo, você sabe que as faixas são um instrumento que eu criei para distinguir os níveis de habilidade na hora de lançar

E o fato é que saber em que etapa da jornada do lançamento você está, pode acelerar os seus resultados. 

Nas últimas linhas eu te mostrei que existem 5 faixas que correspondem as 5 etapas principais na jornada do lançamento. A primeira é a faixa-branca e a última é a faixa-preta. 

Você também conferiu quais são e como superar as principais dificuldades de um típico faixa-branca, uma delas é realmente estudar o método que eu ensino. 

Eu ainda dei a letra sobre o que fazer quando estiver na faixa-azul, caso o seu primeiro lançamento dê errado. A primeira dica é você aprender a controlar a sua frustração.

Você ainda ficou sabendo como funciona a evolução da faixa-azul para a faixa-verde e qual é a mentalidade que um faixa-marrom precisa ter. 

Para fechar com chave de ouro, eu te mostrei o que muda quando você chega à faixa-preta. Na minha opinião técnica, é nessa etapa que você conquista as suas aspirações. 

Agora, eu vou te dar uma dica final. 

Talvez você saiba, talvez não, mas todo ano eu faço o FL ao vivo, um evento que até o ano passado era fechado e exclusivo para alunos da Fórmula de Lançamento.

Mas agora, em 2020, pela primeira vez, quem não é aluno da Fórmula de Lançamento vai poder participar desse evento.

Por quê? Porque esse ano, devido ao momento que o mundo está vivendo, o evento vai ser 100% virtual.

E como eu não estou limitado por um espaço físico, isso me possibilita abrir essa janela de oportunidade para não alunos da FL. 

O fato é que esse evento é o maior acelerador da faixa-preta que eu conheço. Inclusive, o nome deste evento, em 2020, é FL ao Vivo VIRTUAL – Acelerando a Faixa-Preta. 

Para garantir a sua participação nesse evento inédito, tudo o que você precisa fazer é clicar nesse link.

Esse link vai te levar pra uma página com um vídeo onde eu explico todos os detalhes que você precisa saber sobre o evento.

Ah, não esquece de me contar aqui embaixo, nos comentários, em que faixa você está, na jornada do lançamento.