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Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de produzir um conteúdo estrategicamente planejado para gerar o 6 em 7, como tamanho, formato e distribuição.

Até aí nada de novo. 

Só que vem o pulo do gato: antes mesmo de pensar nessas coisas é primordial que o seu conteúdo cumpra 2 funções principais.

E foi exatamente sobre isso que eu falei em uma das minhas conversas do Projeto 747, uma sessão de perguntas e respostas que eu faço ao vivo no meu perfil do Instagram, às 7h47 da manhã. 

Quer saber quais são essas 2 funções e por que você não deve ignorá-las se o seu objetivo é fazer um 6 em 7? Então segue aqui comigo.

Caso prefira, você pode ver o vídeo abaixo, onde eu respondi essa dúvida ao vivo: 

E pra ir direto ao ponto, a primeira função essencial na produção de conteúdo é:

1ª função do conteúdo: ajudar a levar a Roma 

Só pra não pecar pela omissão, Roma é a metáfora que eu uso para o destino que o seu avatar quer chegar com o seu produto. 

É ela que guia os próximos passos do seu lançamento, porque uma vez que você define o destino que o seu cliente ideal deve chegar, todas as estradas devem levar a Roma.

E veja que eu falei que é o destino que o seu cliente ideal quer chegar, e não o veículo que ele precisa pegar para chegar ao destino.

Roma não é um avião, é uma cidade.

Um bom exemplo é o Saulo Cézar, aluno da Fórmula que lança no nicho de meditação.

Ele descobriu que as pessoas que buscavam o curso dele não queriam aprender a meditar, elas queriam ter mais serenidade.

Então a Roma dele precisava ter esse destino claro, porque ele ensina como as pessoas podem ter mais serenidade. A meditação é apenas o veículo para fazer isso.

Ou seja, o produto dele continuou sendo a meditação, mas ele apresentou da forma que o avatar dele queria ouvir.

Quando ele entendeu esse conceito e focou no destino ao invés do veículo, Saulo fez 7 em 1 (mais de 1 milhão de reais em um dia).

E é por isso que digo que Roma precisa ser um destino simples, para o seu cliente entender, e atrativo, para ele querer comprar o seu produto.

Se o seu objetivo é fazer o seu cliente chegar nesse destino, qual o tipo de conteúdo que você vai fazer? 

Tem que ser um conteúdo que tenha valor, com informações, direcionamentos e passos que a pessoa precisa pra cumprir esse objetivo de chegar lá. 

Ou seja, além de ajudar ou ensinar algo, o conteúdo deve cumprir o primeiro princípio: o de sempre ajudar a levar a Roma. 

Com isso, as pessoas que consomem o seu conteúdo vão ficar mais conscientes de onde o seu produto pode levá-las (que é pra sua Roma).

Além disso, as pessoas passam a acreditar cada vez mais na sua promessa e, assim, ficam mais inclinadas a comprar quando você fizer a sua oferta.

De forma mais prática, eu costumo dizer que isso significa que o seu conteúdo deve fazer pelo menos uma dessas coisas: 

1- resolver uma dúvida; 

2- resolver uma crença limitante; 

3- resolver uma objeção ou 

4- mostrar uma oportunidade.

E esses conteúdos devem sempre ajudar a levar a sua Roma de forma simples, específica e clara.

E é aqui que entra a segunda função que eu considero essencial:   

2ª função do conteúdo: trazer clareza 

Um conteúdo sem clareza gera uma confusão que o torna desgovernado como um carro sem rumo. 

A consequência é que quanto mais confuso você for, menos você vai vender. 

Isso porque as pessoas não estão só a procura do conhecimento que você tem, mas também da clareza com que você passa esse conhecimento. 

É a forma descomplicada, compreensível e acessível que está expressa no seu conteúdo que dá o caminho pro que elas devem fazer para chegar ao destino que você prometeu com sua Roma.

É por isso que quanto mais você trabalhar a clareza daquilo que você explica, mais vendas você tende a fazer.

“Beleza, Erico. Entendi que isso é importante, mas como eu sei que meu conteúdo tem clareza?”

Na minha opinião técnica, o primeiro aspecto que revela essa clareza é se você consegue sintetizar o que você vai explicar em uma frase.

Se você não consegue falar o tema do seu conteúdo raiz, por exemplo, em uma frase, quer dizer que o tema dele não está claro nem pra você, quem dirá pro seu público.

A frase é que vai dar o rumo que você precisa.

Se eu disser que vou dar uma aula sobre os “3 desafios na criação de conteúdo e como superá-los”, a informação é clara. 

Se eu falasse que o tema era apenas “desafios de conteúdo”, você poderia ficar na dúvida  se eu iria falar só sobre os desafios ou se iria dar exemplos ou se explicaria sobre como resolvê-los. 

Se eu sou claro, você não precisa ficar pensando pra entender o que eu falei.

Mas se eu não for claro, você tenta racionalizar o que eu tô falando e, assim, começa a falar com você mesmo ao invés de me ouvir.

O problema está nisso: quanto mais o seu cliente fala com ele mesmo, menos ele te ouve. 

E quanto menos ele te ouve, mais ele vai confundir a informação, menos ele vai te entender e, consequentemente, menos vai despertar interesse em comprar o seu produto. 

E isso faz você perder vendas lá na frente.

Quer ver um exemplo? Suponha que você venda um infoproduto que ensina as pessoas a perder barriga. 

No seu conteúdo, você conta para a pessoa que se ela fizer apenas três exercícios, durante cinco minutos por dia, isso já é o suficiente para ela perder barriga. 

A informação foi simples, específica e clara. E é justamente essa clareza que vai fazer ela comprar o seu produto.

É importante que você deixe claro para a pessoa que o seu conhecimento vai facilitar a vida dela. 

Ou seja, o seu conteúdo vai ajudá-la a chegar a Roma e, além disso, vai trazer clareza sobre como fazer isso da melhor maneira.

É por isso que eu não abro mão dessas 2 funções na hora de produzir meu conteúdo e recomendo fortemente que você faça o mesmo.

Na verdade, eu diria que ignorá-las pode até te fazer perder vendas.

Isso porque quando o conteúdo não está alinhado com sua Roma nem está claro, ele só irá trazer confusão. 

Ao invés da pessoa se sentir grata porque aquela informação a ajudou de alguma forma, ela pode se sentir até mais perdida e não vai ver muito valor naquilo que você está oferecendo.

As duas funções andam juntas: é importante que você sempre analise se o seu conteúdo vai ajudá-la a chegar a Roma e vai trazer clareza sobre como fazer isso da melhor maneira. 

Conclusão 

Neste artigo, eu te contei que há 2 funções essenciais que devem estar presentes na hora de você produzir conteúdo no mundo dos lançamentos: 

1ª função: ajudar a levar a Roma. Todas as estradas, ou seja, todos os seus conteúdos devem facilitar o caminho até Roma.

2ª função: trazer clareza. O que as pessoas realmente compram de você não é só o seu produto, é a sua clareza. É por isso que quanto mais você trabalhar a clareza daquilo que você explica, mais vendas você tende a fazer.

Também te falei que um bom exercício pra saber se o seu conteúdo tem clareza é o de sintetizar o tema em uma frase.

Por último, eu ressaltei que ignorar essas 2 funções na hora de produzir seu conteúdo pode te fazer perder vendas.

Isso porque quando não há clareza, a pessoa que está consumindo o seu conteúdo racionaliza o que eu você fala e, quanto mais ela faz isso, menos ela te ouve.  

Quanto menos essa pessoa te ouve, mais ela vai confundir a informação, menos ela vai te entender e, consequentemente, menos vai despertar interesse em comprar o seu produto. 

Por isso é importante que você sempre analise se o seu conteúdo vai ajudá-la a chegar a Roma e vai trazer clareza sobre como fazer isso da melhor maneira. 

Agora me responde aqui nos comentários: você já levava essas 2 funções em consideração na hora de produzir seus conteúdos?