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Se eu pudesse chutar uma das perguntas que mais respondo, poderia apostar um Chicabon que é sobre Roma.

Isso porque a Roma é o primeiro passo pra chegar ao 6 em 7, que são R$ 100 mil de faturamento em 7 dias. É a Roma que vai guiar e definir todos os outros passos dessa jornada.

Logo, sem uma Roma bem definida posso dizer quase que com certeza que tudo o que você fizer na sequência vai tender a dar errado, inclusive o seu lançamento.

E foi justamente por isso que eu, depois de fazer incontáveis análises de Roma, criei um método para facilitar o processo de definição desse passo fundamental do caminho até o 6 em 7.

E pra você saber qual é esse método é só seguir aqui comigo que vou te contar tim-tim por tim-tim de como ele funciona.

Caso prefira, também é possível acompanhar esse conteúdo em vídeo:

Pra começar, vamos ao conceito de Roma:

O que é Roma

Como eu disse ali em cima, definir a Roma é o primeiro passo que uma pessoa deve dar  para chegar no 6 em 7.

Roma é a metáfora que eu uso para o destino que a sua audiência precisa chegar quando consome o seu conteúdo.

Dei esse nome por causa da expressão “todas as estradas devem levar a Roma”,  logo, tudo o que você faz e todos os seus conteúdos devem levar o seu cliente em potencial a Roma.

Só que tem um problema: percebi que muitas pessoas costumam confundir  o destino, que é Roma, com o veículo, que é o produto que ela vai vender.

E foi por isso que eu criei um método para definir uma Roma capaz de gerar o 6 em 7.

É o método DSA, que eu explico no próximo tópico…

As 3 etapas que te ajudam a definir a sua Roma

O método DSA significa Destino Simples e Atrativo, porque é isso que a sua Roma deve ser para o seu cliente ideal.

Ou seja, a Roma é um destino e precisa ser simples de entender e atrativa o suficiente pra que a sua audiência queira comprar de você.

Pra ficar claro, vou destrinchar essa parada:

1 – Destino

A primeira etapa para definir a sua Roma é analisar se ela é um destino, ou seja, o lugar que seu cliente deseja chegar com o seu produto. 

Veja que eu falei destino, e não veículo. Pensa assim: Roma é uma cidade, não um avião.

Ou seja, Roma é o destino que a pessoa quer chegar. Já o seu produto é o veículo que ela usa para chegar lá. Tem gente que chega a Roma de avião, outras de navio ou trem…

2 – Simples

Depois de verificar se sua Roma é um destino, a segunda etapa é ver se ela é simples, isto é, se é algo que uma pessoa – e até você mesmo – consegue entender e memorizar facilmente. 

As pessoas têm que entender a Roma sem que você precise contextualizar o que ela significa, por isso tem que ser simples, preto no branco.

3 – Atrativa

Pra finalizar, é importante saber se a sua Roma é atrativa.

Com atrativo quero dizer que deve ser atrativa para quem vai comprar seu produto, então nesse momento você também precisa ter em mente pra quem você quer vender. 

Digo isso porque a atratividade depende de quem está observando.

Um copo cheio de café, por exemplo, pode ser atrativo pra quem gosta de tomar café, inclusive em grande quantidade.

Agora, se eu ofereço o mesmo copo para outra pessoa que não gosta de café, ou que toma pouca quantidade, não vai ser atrativo.

Por isso, pra criar uma Roma atrativa, primeiro, você precisa definir pra quem você pretende vender.

Dito tudo isso, se liga nesse exemplo de aplicação do método DSA.

Tem um casal de alunos meus, a Letícia e o Rennan, que fez  6 em 7 no nicho de nutrição. 

A Letícia é a especialista e a Roma do curso dela é: “Ajudo mulheres a emagrecer comendo de tudo”. 

A Roma dela é um destino simples, que é emagrecer, porque ninguém entende o termo “emagrecer” de forma diferente. 

Além disso, ela é atrativa, porque quem não quer perder peso comendo de tudo? É uma dor de quem quer emagrecer.

E o avatar dela quer isso, porque o casal já fez 6 em 7 mais de uma vez.

Inclusive, a Roma dela já define quem a Letícia pretende atingir, que são mulheres que querem emagrecer comendo de tudo.

Isso mostra que é fundamental definir a sua Roma antes mesmo de construir sua audiência. Caso contrário, você vai tentar vender o seu produto para pessoas que não têm interesse nele. 

Depois de te mostrar detalhadamente como funciona o método DSA, quero deixar aqui uma última dica sobre Roma…

Dica bônus

Se você está no processo de definição da sua Roma, é fundamental que você tire as ideias da cabeça e as coloque no papel. 

Pode ser em um caderno, no computador, no celular… O importante é escrever a Roma.

Só que, geralmente, as pessoas não fazem isso por achar que ainda não têm uma Roma perfeita. Só que é assim mesmo, a sua primeira Roma não vai ser melhor.

Mas você precisa rascunhar as Romas imperfeitas. E, aos poucos, você vai lapidando até chegar a Roma perfeita.

 E como você lapida a sua Roma?

Com os três passos do método DSA que eu acabei de te ensinar. E você pode aplicar esse método quantas vezes for necessário, o importante é que sua Roma tenha um destino simples e atrativo.

Conclusão

Neste artigo,  eu te expliquei  que definir a Roma é o primeiro passo para quem quer chegar no 6 em 7.

Isso porque ela é o fio condutor de todos os outros passos fundamentais dessa jornada, que é a audiência e o lançamento. 

Você viu que eu coloquei o nome nessa parada de  Roma por causa da expressão “todas as estradas devem levar a Roma”. Logo, tudo o que você faz, desde a criação de conteúdo, até o seu lançamento, deve levar a sua audiência até Roma.

Eu te mostrei também o método DSA, que significa Destino Simples e Atrativo, que são os requisitos básicos para uma Roma capaz de gerar o 6 em 7. 

Agora me conta nos comentários: qual é a sua Roma e o que você acha que precisa melhorar de acordo com o método DSA?

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