Existe um segredo para atingir 500K fãs no Facebook? Eu consegui essa incrível marca e, por ser algo muito bom, pelo menos do meu ponto de vista, vou contar três lições que aprendi nesse processo e que podem fazer toda a diferença para você!
Veja então quais são essas lições, tente aumentar sua audiência em tempo recorde e, consequentemente, prepare-se para atingir o próximo nível muito mais rápido.
Lição 1 – Vale mais a pena ter um perfil com o seu nome!
Eu comecei a minha página no Facebook com o nome da minha empresa, que é Ignição Digital, e o mais interessante é que quando eu mudei isso para Erico Rocha, o meu poder de alcance de pessoas provavelmente aumentou cerca de 10 vezes, com base no mesmo esforço.
Então, eu não sei se você precisa ter o nome da sua empresa na página do Facebook, mas saiba que isso custa muitos fãs para você. Portanto, considere também, ao menos ter uma segunda página, com o seu nome. E saiba que esse modelo funciona para muitos empreendedores, a exemplo do Richard Branson, da Virgin, que tem a página dele mas das empresas também.
Caso não queira fazer isso, aconselho que, pelo menos, tenha a sua foto no perfil da empresa, já que as pessoas tendem a não curtir publicações feitas 100% por perfis de marcas.
Lição 2 – Reposte conteúdos campeões
Acredite em mim, a sua audiência vai gostar muito se você repetir postagens de conteúdos campeões. Isso é super contraintuitivo para mim, pois vim de um background do Youtube, onde você posta o conteúdo e ele fica imortalizado lá, através de buscas. Mas a mecânica do Facebook é diferente e quando você não a entende, você não consegue aproveitá-la o suficiente.
Como você sabe, o Facebook tem um feed de notícias e ninguém fica procurando vídeos passados. Então, quando você publica algo lá, o post tem um prazo de duração de algumas horas, quiçá um dia, e isso faz com que a maioria dos seus conteúdos não sejam vistos pela maioria dos seus fãs.
Diante disso, quando você reposta algo, você dá oportunidade para novas pessoas verem aquilo; provavelmente essa base fãs ainda não viu o vídeo; e o que é mais louco, é que as pessoas que já viram aquele mesmo post, tendem a assistir e gostar do conteúdo de novo.
E sabe por que indico que faça isso com os vídeos campeões? Porque você tende a aumentar o engajamento deles, fazendo a página explodir de interações e crescer muito mais rápido, já que você terá mais conteúdos que engajam mais.
Para que as publicações não fiquem muito repetitivas, tente fazer isso a cada dois meses.
Lição 3 – É importante investir no Facebook
Muitas pessoas desejam ter um crescimento por meio do tráfego orgânico. Mas lembre-se que o Facebook é uma empresa, e como toda empresa, tem fins lucrativos. Então, uma das sacadas que me fez atingir 500K fãs no Facebook foi começar a investir na minha página.
Não precisa ser milhões. O pouco já é suficiente! Mas não basta fazer isso sempre com o mesmo valor. Eu, por exemplo, fui investindo aos poucos e aumentando a quantidade conforte aquilo ia me dando retorno. Atualmente, na minha empresa, tenho até uma conta de faturamento separada, na qual eu não tenho o direito de tocar, que é destinada apenas aos meus investimentos, incluindo o Facebook.
Portanto, tenha um plano de investimento que comece pequeno, mas que aumente com o tempo. E tenha também um plano de reinvestimento, pois a medida que o seu negócio cresce você tem maiores chances de alocar alguns desses recursos para a empresa progredir mais.
Dica bônus
Estrategicamente, se você fosse construir uma casa, provavelmente você não faria isso em um terreno alugado. Portanto, saiba que fazer com que todo o seu negócio se baseie no Facebook, é quase a mesma lógica, pois ele não é seu.
Então, tenha o cuidado de construir audiências em outros lugares também. Por exemplo: nas minhas publicações sempre peço para o meu público migrar para outro canal, ou seja, se estou aqui no meu blog, deixo um pedido para quem está lendo os artigos assistirem minhas sacadas de marketing digital no Youtube também. Assim você diminui os riscos de perder a sua audiência devido a alguma eventualidade.
Mas lembre-se que, antes de fazer qualquer pedido, é importante que você crie conteúdos de qualidade e ofereça uma boa experiência para a galera.
Essa é a sacada de hoje, espero muito que ela te ajude a atingir 500K Fãs no Facebook também! Deixe nos comentário o que achou das dicas e até a próxima.