Imagine que o seu 6 em 7 já chegou.
Ou ainda: que você conquistou a tão sonhada faixa preta.
Você olha para um lado, olha pro outro e pensa:
– E agora?
Saber lançar já não é mais um desafio pra você.
E aí você passa a ter que lidar com outros desafios.
Você sabe quais habilidades você vai precisar desenvolver quando chegar lá?
E quando eu digo ‘chegar lá’, estou falando sobre três fases clássicas da jornada de lançamentos:
– a primeira é quando o cara tá buscando a faixa-preta
– a segunda é quando ele dá os primeiros passos na faixa-preta
– e a terceira é quando ele já é um faixa-preta avançado
É sobre isso que conversei no final do Podcast Faixa Marrom #93 com o meu convidado Fred Maciel, que você pode assistir pelo link a seguir:
E é sobre isso que vou falar no artigo dessa semana.
Vem comigo.
A fase 1: habilidades do lançador até a faixa preta
Antes de mais nada, para não pecar por falta de clareza, 6 em 7 é como eu chamo o faturamento de R$ 100 mil reais em 7 dias consecutivos e faixa-preta é como eu chamo os empreendedores que faturaram pelo menos R$ 2 milhões de reais em 1 ano.
Agora, sendo brutalmente honesto, até a faixa-preta o que você vai precisar fazer é masterizar a arte do lançamento.
Até lá, tentar inventar a roda, mudar o processo ou focar em suporte, equipe ou gestão só vai desviar o seu foco do que importa e retardar a sua chegada à faixa preta.
E não vou mentir, as chances são que você vai ficar tentado a seguir suas próprias regras, lançar do seu jeito.
Aí que entra a maior habilidade do lançador em busca da faixa-preta: masterizar a arte de lançar tal qual dita a receita.
Então foque em aprender tim tim por tim tim da metodologia da Fórmula de Lançamento e foque em aplicá-la sem firula até que você tenha sólidos e consistentes lançamentos clássicos na faixa dos R$ 300 mil ou mais (fazendo 7 deles dentro de 1 ano você vira faixa preta).
E, até lá, é possível fazer praticamente tudo sozinho.
Vai ser fácil? Não, não vai.
Mas é possível.
A fase 2: habilidades do lançador que já é faixa preta
Beleza, você foi lá, estudou, aplicou e chegou na faixa preta.
Do faixa-preta de primeiro grau (que fatura R$ 2 milhões por ano) para o segundo grau (que fatura R$ 10 milhões por ano), aí entram algumas novas habilidades que podem fazer a diferença.
E por que aqui o jogo começa a mudar?
Porque você começa a ganhar um volume que impacta em quase todas as frentes de um lançamento. E com mais volume, você tende a perder o foco do que importa, que é aquilo que você é bom, para viver em função de apagar incêndio.
E até os R$ 10 milhões de faturamento isso ainda é factível, ou seja, você ainda consegue se desdobrar em 2, 3 ou 4 para dar conta do que precisa ser feito.
Mas se você quiser iniciar a construção do seu negócio, o mais inteligente seria, nessa fase, começar a investir na construção da sua equipe.
Para atender bem os clientes, você vai começar a precisar de uma equipe de suporte que seja capaz de atender seu aluno tão bem (ou preferivelmente até melhor) quanto você.
Você vai começar a precisar de videomakers e editores de vídeo para conseguir produzir mais conteúdo.
Vai precisar saber tráfego, conversão e otimização para poder crescer e escalar.
E, se quiser crescer, não vai parar por aí…
A fase 3: habilidades do lançador que fatura mais de R$ 30 milhões por ano
Agora você já contratou seus primeiros colaboradores de suporte, aprendeu tráfego, cresceu, escalou e chegou nos R$ 30 milhões por ano.
E aqui, de novo, o impacto passa a ser cada vez maior.
Aqui já não dá mais para você segurar as pontas quando algo dá errado, quando surge um incêndio.
Aqui você passa a precisar de um profissional de recursos humanos; passa a precisar de gerentes de projetos pra fazer a máquina rodar e treinar as pessoas que forem chegando (aqui já não é mais você que deveria se ocupar em treinar e capacitar a equipe, mas fazer com que alguém da sua equipe seja capaz de fazer isso como você faria).
No entanto, eu gosto de seguir a seguinte lógica: primeiro eu cresço, depois eu contrato. Claro que isso é um desafio grande para a equipe, mas é um formato mais equilibrado para crescer sem comprometer a saúde financeira da sua empresa.
Agora, tem uma única habilidade que você vai precisar ter desde o dia 1, seja qual for a sua faixa (da faixa branca à faixa preta de quarto grau, quando o empreendedor fatura mais de R$ 100 milhões no ano).
A maior habilidade de um lançador
Seja qual for o seu grau, você vai precisar ter paciência.
Eu sei que parece óbvio, talvez você até esteja um pouco irritado ou irritada de me ouvir te dizer isso, mas é o que é.
Mas o que eu quero dizer com isso?
Vou tomar como exemplo o próprio Fred, faixa-marrom que me inspirou a fazer esse artigo, aquele que te falei lá no começo do texto. Em 2020, o Fred fez mais de R$ 1 milhão de reais em lançamentos, ensinando viola caipira.
E aí eu gostaria de fazer uma reflexão aqui junto com você.
Imagina quanto tempo levaria para que uma escola de música pudesse faturar esse mesmo valor, nesse mesmo tempo. Eu arrisco dizer que levaria muito mais tempo, precisaria de muito mais alunos ou até precisaria cobrar muito mais caro pelo produto.
Ou seja, no online tudo ficou mais rápido.
Só que, ao mesmo tempo que isso é uma bênção, é também uma penitência, porque isso tirou da gente o lance de ter paciência. De dar tempo ao tempo.
Eu já vi gente ficar deprimida com lançamento de 7 dígitos. Te juro. E por que ficou deprimida? Porque não teve paciência de entender que as coisas levam tempo. E se criou uma expectativa muito mais alta em pouco tempo.
Eu costumo dizer que são, em média, 18 meses e 7 lançamentos internos para o primeiro 6 em 7.
Depois, mais 7 lançamentos (e mais 18 meses) para lançamentos de 300 mil ou mais.
E, depois, mais 7 lançamentos até a faixa preta.
Tudo isso em média. Pode ser mais ou pode ser menos.
Ou seja, lançamento não é um jogo de curto prazo. E aí você tem que se perguntar: você quer ganhar um jogo ou quer ganhar o campeonato?
Conclusão
Lançamento é um jogo de longo prazo.
É uma arte que você vai dominar com o tempo e que à medida em que você cresce, vão aparecendo novos desafios.
O desafio de um faixa-marrom não é o mesmo do desafio de um faixa-preta de primeiro grau, ou de segundo grau, de terceiro ou de quarto grau.
Cada faixa e cada grau tem particularidades e desafios próprios (e eles nunca cessam).
E se você entender que pra cada faixa você pode focar em um desafio diferente, você vai tender a economizar perrengues no caminho.
Por isso, compartilhei no artigo de hoje quais pontos de atenção você deve ter em cada fase:
- Até a faixa-preta de primeiro grau: masterizar a arte do lançamento
- Da faixa-preta de primeiro grau até a faixa-preta de terceiro grau: suporte, conteúdo e tráfego
- A partir da faixa-preta de terceiro grau: recursos humanos e gestão de pessoas e processos
- Para todas as faixas: paciência.
Me diz nos comentários: em qual fase você está e qual o seu maior desafio hoje?
Pra fechar, um recado que acredito fortemente que vale a pena você saber: se você quiser ficar por dentro de mais sacadas do mundo dos lançamentos, você pode acessar gratuitamente meu canal do telegram Galera Raiz.