Número de seguidores importa? É mais fácil construir autoridade no Instagram? Comprar seguidores vale a pena? Insta pessoal ou Insta profissional, qual o melhor?
Eu alucino que você já se fez algumas (ou talvez todas) dessas perguntas. E eu já te adianto: a maioria é mito. No artigo de hoje, eu vou desvendar alguns desse mitos.
Se preferir, você pode assistir o episódio do Podcast 6 em 7 que eu falei sobre esse tema:
E, pra começar, uma pergunta que sempre me fazem:
Mito 1: O número de seguidores no Instagram influencia no 6 em 7?
O número de seguidores é indiferente. É só um número. Eu não tenho apego ao meu número de seguidores porque é tão indiferente para o resultado que eu quero atingir quanto o fato de eu pesar 82 quilos ou medir 1,79 m.
No começo a gente se apega ao número porque correlaciona esse número com sucesso. Depois cai uma ficha de que ele não correlaciona mais com o crescimento do negócio.
E a razão disso é simples: o modelo de negócios do Instagram.
Se todos os meus seguidores recebessem todo o conteúdo que eu posto, isso estaria correlacionado ao meu crescimento, mas quanto mais tempo passa, menos o Instagram distribui de maneira gratuita/orgânica e mais ele distribui de maneira paga.
Isso não tem nada de errado. O Instagram tem escritório, tem que pagar boleto, tem um modelo de negócios de sucesso. E tem uma ferramenta que é muito melhor do que uma operadora de celular, por exemplo, que é algo pago.
Eu entendo isso e louvo isso, porque não tem nada de errado.
O meu negócio passa a ser fruto não da quantidade de seguidores que eu tenho, mas passa a ser fruto da minha habilidade de pagar para distribuir conteúdo.
E é habilidade mesmo, e não capacidade.
Não importa se você tem milhões para investir. Se você começar investindo milhões já de cara você vai queimar dinheiro.
O jeito certo de fazer isso é com a técnica do montinho/montão.
Essa, para mim, é uma das características mais louváveis do Instagram: ele permite que o pequeno fique grande.
Pensa antes, com a televisão. Anunciar na televisão exigia uma capacidade brutal de investimento (desde produção até veiculação) e sem garantia nenhuma de que aquilo ia retornar.
Quem era pequeno não tinha nem chance de começar.
No Instagram, não. Você pode começar pequeno e ir escalando (é inclusive o que eu recomendo que todo mundo faça).
Logo, meus seguidores são uma consequência. Por isso eu tenho menos apego.
Mito 2: Dá para usar o Instagram para fazer o 6 em 7 sem produzir conteúdo, só com anúncio?
Dá. Mas o que eu te pergunto é: fazer isso no longo prazo é sustentável?
Quanto menos conteúdo você posta, mais cara a sua lead tende a ficar. Porque o conteúdo ajuda a criar relacionamento e a educar o seu avatar. Aí, na hora que você vai impulsionar conteúdo pra ele, ele já te conhece, isso tende a baixar o custo.
Por isso eu digo: que dá, dá. Mas eu não recomendo que você faça isso.
Mito 3: Usar o insta pessoal ou criar um para o negócio? Qual dá mais resultado?
Eu já tive diversas opiniões sobre isso.
Hoje, no que eu acredito?
Eu acredito que por mais que eu tivesse um Instagram chamado 6 em 7, por exemplo, ele estaria associado ao meu nome, Erico Rocha, então não faria muita diferença, porque todo mundo saberia que 6 em 7 é igual a Erico Rocha.
É como o Flavio Augusto, que tem o Instagram chamado Geração de Valor. Todo mundo sabe que o Geração de Valor é o Flavio Augusto e não faz diferença o nome.
Se você é o único expert que está publicando conteúdo naquele perfil, não faz muita diferença.
Agora, se tem mais de um expert, aí faz mais sentido que seja no nome do negócio.
Um bom exemplo é a Empiricus, que tem vários experts embaixo do guarda-chuva do nome da empresa.
Dito tudo isso, se você tem múltiplas pessoas publicando, faz sentido ter um nome de negócio; se você é a única, é indiferente.
De qualquer forma, não é isso que vai fazer você quebrar ou você ter sucesso.
Mito 4: Instagram não é lugar de conteúdo raiz
Não cabe a mim decidir onde a pessoa quer consumir o conteúdo raiz. Cabe a mim estar em todas as redes produzindo conteúdo.
Se a rede me permite fazer isso, eu faço.
E o Instagram permite. Ele ainda não permite impulsionar o conteúdo raiz (o IGTV), mas ele me permite criar e publicar. Então se ele permite, eu faço. Se ele não permite, eu não faço.
E quem decide onde prefere assistir é o cliente.
Meu intuito é deixar mais fácil para quem quer consumir meu conteúdo. Não é é minha função te forçar a ir pra uma rede que você não quer ir.
Mito 5: Comprar seguidores vale a pena?
Depende do que você entende por comprar seguidores.
Se for subornar alguém pra ela seguir um perfil que ela não quer, isso além de proibido pelas políticas do Instagram, é o maior tiro no pé que um empreendedor pode dar no próprio negócio.
Porque esse seguidor nunca vai converter em venda.
Número de seguidor não quer dizer nada.
Agora, se por comprar seguidor você quer dizer que eu impulsionei um conteúdo, a pessoa viu, gostou, e por vontade própria decidiu seguir o perfil, essa prática eu apoio, e inclusive faço muito isso.
Porque eu paguei pra mostrar o meu conteúdo, a pessoa julgou que o conhecimento era bom e por isso decidiu me seguir.
Mito 6: Devo esperar para impulsionar conteúdo?
Não. Você precisa começar, nem que seja um pouquinho. Nem que comece com 5 reais (acho que é o mínimo atualmente).
Porque esse montinho pode virar um montinho maior, que desse montinho maior pode ir virando um montão.
E aí você vai desenvolvendo essa habilidade que, cedo ou tarde, vai ser inevitável você desenvolver: a de dominar as ferramentas de impulsionamento.
Mito 7: É mais fácil criar autoridade no Instagram que em outras plataformas?
Não sei, mas se alguém me pergunta isso é porque geralmente ela tá querendo priorizar. E eu não recomendo priorizar.
Você tem que estar no YouTube, Facebook e Instagram.
Não é “ou”, é “e”.
Mito 8: Vale a pena repostar o conteúdo de outras pessoas no Instagram?
Depende do que você quer. Eu uso o meu conteúdo para filtrar as pessoas que estão interessadas nele. Então se eu quero vender o 6 em 7, mas reposto conteúdo de outras pessoas, que não têm a ver com isso, eu posso atrair o seguidor errado. E seguidor errado é ruim.
Agora, se o que você vende é conteúdo de outras pessoas, aí sim faz sentido repostar.
Use o seu conteúdo alinhado com o que você vai vender lá na frente, porque assim você faz o seu investimento ir mais longe (seja investimento de tempo, energia ou de dinheiro).
Conclusão
Eu te mostrei aqui 8 mitos relacionados ao Instagram que podem estar te parando de produzir conteúdo, impulsionar esse conteúdo e te colocar na jornada rumo ao 6 em 7.
Então espero que esse artigo tenha te ajudado a entender, entre outras coisas, que:
- números de seguidores não é algo decisivo na sua estratégia;
- não produzir conteúdo pro Instagram, seja raiz ou nutella, não é algo que faz sentido;
- você deve impulsionar esse conteúdo desde o dia 1;
- você não precisa se apegar à sua conta se ela tem o seu próprio nome ou se é o nome da sua empresa;
- e comprar seguidores é uma grande furada.
Agora me diz nos comentários: você tinha algumas dessas crenças limitantes sobre o Instagram?