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A resposta curta é: não, não precisa. 

Mas a resposta que eu daria para você, que almeja o seu 6 em 7 (ou seja, que almeja faturar mais de 6 dígitos de faturamento em 7 dias) é que não, você não precisa do Google para isso, mas você certamente está deixando dinheiro na mesa se não usá-lo. 

Como assim, deixando dinheiro na mesa? 

Fica comigo até o final que eu te explico melhor não só o que isso quer dizer, mas como você pode usar o Google a seu favor para potencializar os seus resultados. 

Se preferir, eu também falei sobre esse tema no Podcast 6 em 7, que você pode assistir no link a seguir: 

Você deveria usar o Google para fazer o seu 6 em 7?

O Google é uma das fontes de atenção que existe. Uma boa fonte de atenção. Assim como o Google, o Facebook e o Instagram, hoje em dia, também são fontes de atenção.

E o Google é uma fonte de atenção porque ele é basicamente um site onde as pessoas vão buscar informação, no sentido literal. Quando eu ou qualquer pessoa vai no Google, é para buscar alguma coisa. 

(E para você que tá lendo, quando eu digo Google, eu quero dizer Google e YouTube também). 

Só que o 6 em 7 era feito antes dessas três fontes de atenção existirem. 

E seja lá em que momento você esteja lendo este artigo, o que você precisa fazer SEMPRE que quiser vender QUALQUER COISA, é estar onde a atenção do seu cliente em potencial está. 

Antigamente isso era feito sabe onde? 

Jornais. Revistas. Rádio. 

Mais antigamente ainda era feito sabe onde? 

Carta. 

CARTA! Acredita? 

Era a mala direta. Não teve uma onda muito forte disso no Brasil, mas nos Estados Unidos foi assim que começou o marketing direto. 

O que eu tô querendo dizer com tudo isso é o seguinte: não tem que se prender a nada. Não é O Google. Não é O Facebook. O Instagram. O que você tem que entender é que você deve estar onde está a atenção do seu público está. 

Usar o Google ajuda? Ajuda. É um dos pilares. 

Mas é apenas um dos pilares. Não é para você ignorar ele nem para colocar toda a sua energia apenas nele. 

Porque se de um dia para o outro acontecer alguma coisa com o Google, você não fica refém. E nada é estável. Ainda mais depois de tudo o que a gente viu, viveu e continua vivendo desde 2020 para cá, a gente vê como nada é estável. 

Então, eu acho que se você não está no Google, você está deixando a atenção na mesa e, consequentemente, dinheiro na mesa.

Beleza, acho que você já entendeu minha posição sobre isso, mas tenho certeza que tem um mosquitinho aí no seu ouvido soprando a seguinte pergunta:

Google ou Facebook? Qual o melhor para fazer o 6 em 7?

Eu costumo dizer que não existe um OU outro. É um E o outro. 

O que você tem que se atentar é a diferença entre eles, para poder focar no que cada um vai te trazer de melhor. 

Normalmente, o Facebook tende a identificar melhor os interesses das pessoas. Porque o comportamento que as pessoas têm no Facebook e no Instagram é diferente no Google. 

O Google tende a identificar melhor o que as pessoas estão procurando naquele momento. Esse é o ponto forte dele. Mapear o que você está procurando, tanto no Google, quanto no próprio Youtube (que também é uma ferramenta de busca, só que o resultado é só vídeo). 

Então, uma campanha de alguém que está buscando marketing digital, por exemplo, vai tender a gerar uma lead mais barata do que uma campanha de interesse em marketing digital no Facebook. 

Só que na vida nem tudo são flores. Ela gera uma lead mais barata, mas ela não consegue uma escala tão grande. Porque o número de pessoas que o Facebook mapeia com certo interesse é maior do que o número de pessoas que estão ali digitando marketing digital. 

Então, você joga com os dois, com Google e Facebook, para pegar o melhor dos dois mundos. Uma coisa não exclui a outra. 

Aí você vai me perguntar:

E quem está começando agora, deveria usar o Google? 

Verdade seja dita: Facebook e Instagram são mais fáceis de operar, a ferramenta é mais amigável, tem menos variáveis. 

Só que não tem por que não começar com as duas. Apesar do Google ter mais variáveis, mais lugarzinhos para clicar, não é uma coisa muito mais difícil. 

Ele não é duas vezes mais difícil. Ele é, se eu fosse quantificar aqui, 30% mais difícil. 

Então com um pouco mais de investimento, de atenção, de sentar para aprender, você também pode aprender o Google. 

Você pode já começar nas duas plataformas. Que hoje em dia são as duas plataformas que eu conheço que mais têm a atenção das pessoas. 

Agora, só fica ligado para uma coisa, tem um erro geralmente que faz o faixa branca meter os pés pelas mãos na hora de usar o Google.

O maior erro de um faixa branca no Google 

E esse erro é querer começar complexo demais. É falar assim: cara, eu vou começar com duzentas palavras chaves, cada palavra chave numa campanha diferente para saber exatamente quanto cada palavra chave está convertendo e fazer uma estrutura complexa demais. 

O Google, tudo que você quer complicar, você consegue. E você não precisa disso quando você está começando. 

E, por fim, uma polêmica para os mais avançados nessa ferramenta…

A polêmica Rede de Display do Google: ainda vale a pena usar?

Muita gente tem receio de usar a rede de display do Google porque dá uma impressão ruim, parece algo pirata, vírus, sei lá… 

Mas o segredo da Rede de Display é você usar audiências quentes, ou seja, audiências que já te deram atenção. 

Quando você tenta chamar a atenção de uma pessoa que nunca te deu atenção antes, por meio de um banner, num site que ela está olhando para fazer uma outra coisa, a lead que vem dali ela não é uma lead de qualidade.

O que quer dizer isso? 

É uma lead que converte caro e que quando a gente faz o acompanhamento dessa lead, não é quem compra o produto. 

Agora, se você usa na rede de display os públicos que já te deram atenção, ali ela se torna uma ferramenta bastante estratégica para as campanhas, já que passa a funcionar mais como um lembrete do que está sendo promovido do que um aquecimento de uma lead fria. 

Conclusão

Eu acredito que você que chegou até aqui entendeu que eu recomendo fortemente que você use o Google como um pilar estratégico dentro do seu tráfego para atingir o seu 6 em 7, já que ele traz perspectivas complementares ao Facebook e Instagram. 

Ele, por exemplo, vai fazer leads em menor escala, mas será mais assertivo em trazer leads com mais potencial de compra. 

E que você pode começar pequeno e, com a dedicação certa, não será mais trabalhoso nem difícil aprender a operar a ferramenta. 

Mas agora me diz nos comentários, você já usa o Google nos seus lançamentos?