É o seguinte.
Para fazer 6 em 7, isto é, R$ 100 mil em 7 dias consecutivos, antes de tudo, você precisa de uma audiência.
E audiência nada mais é do que a quantidade de pessoas que prestam atenção em você e que podem ter interesse na transformação que o seu produto oferece.
Para entender essa parada, imagina o 6 em 7 como a construção de uma casa.
Para construir uma casa você precisa fazer a fundação e, só depois, levantar as paredes e colocar o telhado.
Trazendo essa analogia para o mundo dos lançamentos, a audiência seria a fundação desta casa. Ela é a base de tudo.
Só depois da fundação que vêm as paredes, que é o lançamento, e o telhado, que nesse caso é o seu produto.
Então não tem lançamento, produto e, muito menos, 6 em 7 sem audiência…
E qual é o primeiro passo para construir uma audiência?
Conseguir a atenção das pessoas.
Se você quer saber como fazer isso e evitar os erros mais comuns nesse processo, sugiro fortemente que fique comigo até o final deste artigo.
Se preferir, você também pode assistir o podcast que eu gravei sobre esse assunto:
Caso queira, você também pode ouvir só o áudio que está disponível na sua plataforma de áudio preferida: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.
Para começar, eu vou explicar…
Como criar uma audiência?
O primeiro passo é definir a sua Roma.
Roma é como eu costumo chamar o destino da oferta. É o que você vende de transformação. A minha Roma, por exemplo, é o 6 em 7.
Se você vende um curso de fitness, a sua Roma é um corpo em forma. Se você vende um curso de churrasco, a sua Roma é ser um churrasqueiro de mão cheia ou algo assim.
Caso você esteja com dificuldade para encontrar a sua Roma, recomendo fortemente assistir esse vídeo:
O fato é que, ao definir a sua Roma, você já sabe que tipo de audiência construir.
Como eu falei ali em cima, o meu objetivo é atrair pessoas que querem um 6 em 7.
Agora, se você tiver um curso de fitness, por exemplo, você vai precisar atrair a atenção das pessoas que querem um corpo em forma.
E como conseguir essa atenção?
Na minha opiniã técnica, a atenção das pessoas está cada vez mais no mundo digital. Então é pra lá que você precisa ir.
Só para você ficar ligado.
As pessoas vão a internet para fazer, principalmente, 3 tipos de coisas:
- Se comunicar: usar as redes sociais para se aproximar da família, amigos, manter a comunicação no trabalho…
- Se entreter: assistir vídeos de comédia, ver filmes, ouvir música…
- Se informar: aprender coisas novas e se qualificar.
E é nessa terceira opção que vem a grande sacada.
Para as pessoas que buscam informação na internet, você pode oferecer um conteúdo que verdadeiramente as ajude a chegar onde querem.
Quando uma pessoa que aspira o 6 em 7 vê um conteúdo como o meu, ela tende a prestar atenção. E a atenção frequente dela vira uma audiência para mim.
Por exemplo, você está lendo esse artigo até agora porque, de alguma forma, estou te ajudando a entender como criar a sua audiência, que é um importante passo para o 6 em 7, que é o destino da minha oferta, a minha Roma.
Eu captei a sua atenção.
Entendeu a parada?
A audiência ideal é criada através de conteúdo focado na sua Roma. Sem tirar, nem pôr.
Agora, como eu ofereço esse conteúdo com o objetivo de atrair as pessoas interessadas no meu destino?
Muitas vezes, essa parada é gerada nas mídias sociais.
Mas para fazer isso da melhor forma, antes, você precisa entender como é que essas plataformas de mídias sociais ganham dinheiro.
É o seguinte.
Primeiro, o Instagram, o Facebook e o Youtube, por exemplo, oferecem um jeito de você distribuir informação.
No começo eles até distribuem organicamente para todos os seguidores da sua página.
Só que à medida que o tempo passa, as suas postagens são distribuídas para uma porcentagem cada vez menor de seguidores.
Isto é, o seu conteúdo não aparece no feed de todo mundo que te segue.
E para aparecer, você precisa pagar. Isso é o que chamamos de distribuição paga ou impulsionamento.
E quanto mais tempo passa, quanto maiores as redes ficam, mais você vai tender a precisar pagar para esse conteúdo aparecer para os seus seguidores.
Se hoje, 100 pessoas no Instagram veem as suas publicações de forma orgânica, isto é, sem pagar o impulsionamento, chuto que no mês que vem apenas 50 vão ver, e por aí vai…
Mas por que essas plataformas cobram pela distribuição?
Porque essas empresas precisam se sustentar. E nada de errado com isso.
Então, entendendo que a distribuição orgânica vai ser cada vez menor, você precisa aprender a distribuir o seu conteúdo de uma maneira economicamente viável.
Dentro da Fórmula de Lançamento, eu aconselho a investir em conteúdo com distribuição paga.
Só que tem uma coisa que para muita gente nessa etapa.
É a crença limitante de achar que é preciso ter muito dinheiro para começar.
Mas a real é que mesmo que você não tenha muito dinheiro para investir em impulsionamento, você pode começar usando a técnica do “montinho montão”.
Essa parada funciona assim.
Primeiro, você precisa analisar o seu negócio digital e imaginar uma quantia inicial para alimentá-lo. Pode ser um dinheiro que seja pouco para você.
Esse “pouco” varia de pessoa para pessoa. Para uns pode ser R$ 1 mil, para outros literalmente R$ 10…
Esse montinho vai ser usado para distribuir o seu conteúdo e captar leads, que são pessoas interessadas em fazer parte da sua lista de contatos.
Mas vamos lá, ao investir esse montinho, aplicar a Fórmula e fazer seu primeiro lançamento, a tendência é você gerar um montão.
E o que é um montão? Montão é uma quantidade de dinheiro maior que o montinho. É o que você lucrou depois do investimento e lançamento, ou uma parte disso.
Você termina o lançamento com um montão e isso vai aumentar o seu caixa. Logo, vai aumentar a sua capacidade de investir no próximo lançamento.
Com isso, você vai transformar esse montão em um montinho e reinvestir no seu negócio.
Quantos por cento? Isso depende da sua vontade de crescer.
Se você estiver lançando bem e seguindo tudo direitinho, ou seja, masterizando os conceitos da Fórmula, a tendência é que você consiga fazer o segundo montão maior do que o primeiro.
Então você repete tudo.
E, com isso, você vai criar um caixa que, antes, não existia.
Essa parada vai te dar a capacidade de sobreviver no mundo digital, onde cada vez se distribui menos conteúdo organicamente, ou seja, de graça.
Isso porque uma vez que eu gero o meu “montinho montão”, eu não preciso mais, necessariamente, do meu conteúdo ser distribuído gratuitamente.
A pequena porcentagem que é distribuída gratuitamente eu chamo de bônus. Mas não é o que move minha empresa, porque eu aprendi a navegar nesse mundo do tráfego pago.
E eu ensino isso na Fórmula porque acredito que no longo prazo é o que vai sustentar o seu 6 em 7 e, quiçá, te diferenciar de outros negócios digitais…
Isso porque a maioria das pessoas não sabe trabalhar com distribuição paga de conteúdo ou não conhece a técnica do “montinho montão” para começar a gerar caixa.
Com isso, você se destaca.
E o problema passa a ser a solução.
O fato de ter que pagar pela distribuição de conteúdo faz com que menos pessoas concorram com você, porque menos pessoas se dão ao trabalho de aprender a Fórmula e a técnica do montinho montão.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, clicando aqui, você pode ler o artigo em que eu explico tim tim por tim tim essa técnica do montinho montão.
Além disso, eu gravei esse podcast sobre o assunto:
Agora, sabendo que você não vai escapar de produzir conteúdo para fazer o 6 em 7…
Qual o melhor conteúdo para criar audiência: raiz ou nutella?
Antes de tudo, só pra não pecar pela falta de clareza, deixa eu te explicar o que é conteúdo raiz e conteúdo nutella.
Sendo bem prático, o conteúdo raiz é aquele conteúdo longo, que aprofunda o relacionamento com a audiência.
Ele tende a ser considerado um conteúdo de maior qualidade e mais completo.
Os meus vídeos raízes têm, em média, uma duração de 30 minutos a 1 hora. Se tem menos de 30 minutos, não é raiz.
Já os conteúdos nutella são pequenas fatias dos meus conteúdos raízes. Eu diria que são os “melhores momentos” recortados em vídeos de aproximadamente 1 minuto.
E o grande papel dos nutellas é ampliar a sua audiência, porque você consegue publicá-los em grande quantidade.
Agora, a grande sacada é que raiz e nutella tendem a funcionar melhor juntos.
A sinergia entre os dois é que faz a mágica acontecer.
Não adianta ter uma audiência enorme, porém rasa de conteúdo. Assim como não adianta ter uma audiência com conhecimento profundo sobre o seu produto, porém pequena.
O seu 6 em 7 costuma ser mais facilmente alcançado com a combinação desses conteúdos.
É o seguinte.
O conteúdo nutella é aquele que capta a pessoa que não te conhece, mas que se dispõe a assistir o seu vídeo.
Então o nutella funciona como uma isca, uma prospecção do seu potencial cliente.
Até porque, na minha opinião técnica, é pedir demais para alguém que nem te conhece passar 1 hora assistindo um vídeo seu.
Eu já expliquei nesse artigo aqui que as pessoas valorizam muito o tempo delas.
Então o nutella gera abertura, ele é uma introdução ao conteúdo raiz.
Por outro lado, o raiz tende a ser o preferido de quem já está interessado no seu conteúdo e na sua Roma.
Porque ele é completo e oferece aprendizado de valor.
Logo, ao produzir conteúdo raiz e nutella, você tende a ter um certo balanço entre a expansão e a profundidade da audiência, que é o que pode te levar ao 6 em 7 de maneira mais assertiva.
Se você quer saber mais detalhes, vou deixar aqui o podcast que eu gravei explicando a diferença entre conteúdo raiz e nutella e por que você precisa deles na sua estratégia:
Agora, na hora de produzir o conteúdo, sempre me perguntam…
Quais gatilhos mentais eu preciso usar para criar minha audiência?
Quando eu falo sobre gatilhos mentais, as pessoas costumam me perguntar: “Erico, qual o gatilho mental mais eficiente para criar audiência?”, “Erico, qual o melhor gatilho mental?”.
E eu respondo com outra pergunta: “Qual a nota musical mais eficiente para fazer uma música?”
Na minha opinião técnica, os gatilhos mentais não funcionam bem se forem usados de forma isolada. Do mesmo jeito que eu não comparo se a nota musical Dó é melhor do que a Ré.
Os gatilhos mentais funcionam quando são aplicados em determinada sequência e espaçados de certa forma.
Assim como uma música tende a gerar um impacto maior dependendo da sequência das notas que você usa e do espaçamento entre elas, que é o ritmo.
Pensando nisso, eu gravei um vídeo explicando como os gatilhos mentais podem te ajudar a chegar ao 6 em 7:
Agora, uma coisa é certa: você deve colocar gatilhos mentais no seu conteúdo sempre que possível.
E, assim como os tipos de conteúdo, os gatilhos também funcionam melhor em conjunto.
É o produto final de suas combinações que gera o resultado.
Mas segura essa.
Não adianta saber apenas a teoria e muito menos querer acertar a combinação na primeira tentativa.
Assim como só saber a teoria da música não te torna um bom músico, apenas conhecer os gatilhos não te faz um expert nesse assunto.
Você tem que praticar.
Todo conteúdo é uma oportunidade para você treinar os gatilhos mentais e a sua técnica de persuasão.
Então, todo conteúdo é uma oportunidade para criar mais audiência e manter aquelas pessoas que já te seguem.
E só pra você ficar ligado, eu preciso esclarecer uma coisa…
Existe audiência certa e errada?
Eu acho que “audiência certa” é um conceito muito subjetivo.
Pra mim, o que existe é audiência que gera 6 em 7 e audiência que não gera 6 em 7.
Analisa comigo.
Se a sua intenção é gerar um 6 em 7 com um curso de churrasco e a sua audiência for vegana, as chances são que você não vai vender e não vai faturar o 6 em 7.
Isso porque, nesse caso, uma audiência de veganos não vai ser efetiva na hora de acompanhar o seu lançamento e comprar o seu produto. Não é uma audiência interessada na sua Roma, que nesse caso, seria aprender a fazer churrasco.
A audiência não está errada, mas está desalinhada com a sua oferta, com o seu destino final e o seu produto.
A real é que entender que a sua audiência precisa ser criada alinhada com aquilo que você vende é a parada mais importante para conseguir definir várias das suas ações e evitar alguns erros.
Por exemplo, no marketing digital tem gente que confunde distribuição paga com a prática de “comprar seguidores”. Que, dentro do meu conceito, seria investir dinheiro para que alguém te siga sem que seja pelo seu conteúdo.
E essa não é uma prática que eu recomendo.
Por quê?
Porque se você tem um milhão de pessoas que te seguem, mas não necessariamente pelo seu conteúdo, você não sabe se elas vão estar interessadas na sua Roma.
E aí qual vai ser o resultado?
Uma audiência desalinhada com a sua oferta, com o seu destino final e com o seu produto.
No caso do curso para churrasco, você corre o risco de metade das pessoas que acompanham o seu conteúdo serem veganas.
E isso pode até gerar uma falsa impressão de sucesso.
Você pode achar que tem várias pessoas interessadas na sua Roma mas, na verdade, elas podem estar interessadas ou não.
E quando você lança, a audiência não corresponde e você fica se perguntando por que não conseguiu vender.
A real é que você gerou uma audiência desalinhada.
E uma audiência desalinhada tende a ser um peso morto no seu barco, já que a energia depositada para distribuir conteúdo para sua audiência vai incluir as pessoas interessadas e as pessoas não interessadas, também.
É um tiro no pé.
Se você quiser entender melhor sobre o cliente ideal para alavancar o seu negócio, eu gravei um vídeo que explica como você identifica isso:
Agora, se estiver na dúvida se a sua audiência está sendo motor ou peso morto na sua estratégia, segue aqui comigo que eu vou te explicar…
Como eu sei que minha audiência está alinhada com o que eu vendo?
É o seguinte.
O termômetro ideal para saber isso é o lançamento.
O lançamento vai te dar uma noção sobre sua audiência estar alinhada ou não com a sua oferta.
Mas eu acredito que se você sabe 100% qual é sua Roma e você tem 100% de certeza que o seu conteúdo leva o seu cliente em potencial para mais perto da Roma, as chances são que você construa uma audiência corretamente alinhada.
Agora, para saber se a sua audiência está alinhada com o seu conteúdo, o primeiro de todos os passos é o próprio bom-senso e clareza de ideias sobre o seu negócio digital.
Depois, você pode contar com uma pesquisa.
Pergunta para os seus amigos, para a sua família e até para a sua audiência se o conteúdo que você posta tem agregado valor para elas.
E as formas de fazer isso são as mais variadas possíveis. Dá para fazer uma enquete no Instagram, votação no Telegram, etc…
O importante é exercitar esse alinhamento da sua oferta com o seu conteúdo.
Vou te dar um exemplo.
Teve uma época que eu comecei a postar conteúdo sobre mentalidade.
Mentalidade é importante para alcançar o 6 em 7? Definitivamente, sim.
Mas tem uma outra parada.
Ela também é importante para vários outros objetivos, inclusive prestar concurso público.
Nada de errado em prestar concurso. Mas é o extremo oposto da Fórmula de Lançamento.
O 6 em 7 é sobre empreendedorismo digital… E empreendedorismo é o contrário de concurso.
Então o que eu estava fazendo? Atraindo pessoas que poderiam não estar interessadas na minha Roma.
Eu percebi isso e parei de postar tanto conteúdo sobre mentalidade.
Então tem que ficar ligado nesses detalhes.
Outro indicador para saber se a sua audiência está alinhada é o crescimento da sua lista.
Enquanto você roda anúncios chamando as pessoas para fazer parte da sua lista e participar do seu lançamento, verifica se elas estão aceitando ou não o seu convite.
Porque se você está oferecendo algo de graça, como um conteúdo de pré-lançamento ou um evento online, e ninguém está se inscrevendo, dificilmente essa parada vai gerar vendas no final.
Então é importante ficar atento a essa captação de leads.
Porque se está gerando pouca lead, as chances são que sua audiência está desalinhada.
A confirmação mesmo só vem com o lançamento, mas é possível fazer esse monitoramento antes.
Sabendo de tudo isso…
É possível vender para uma audiência desalinhada mesmo usando uma boa copy?
Eu vou jogar a real: é muito difícil conseguir vender para uma audiência desalinhada mesmo com uma boa copy.
Imagina comigo o seguinte.
Dá para vender um pedaço de carne para um vegano? Sim, é possível.
Mas isso se você for um vendedor incrível, com diversos argumentos e possibilidades de presentear os clientes, criar ótimas condições, etc…
Mas é um uso ideal da sua energia? Eu acredito fortemente que não.
É muito melhor vender um pedaço de carne para quem come carne. Até porque existe muita gente que come carne.
Você não precisa perder o seu tempo tentando vender churrasco para vegano.
Se a audiência está completamente desalinhada, é muito difícil que o lançamento e a copy corrijam esse desalinhamento.
Contudo, se você tem uma audiência completamente alinhada, você nem precisa que o seu lançamento e sua copy sejam espetaculares.
É mais fácil vender um curso de churrasco para uma audiência de pessoas que amam churrasco, mesmo não tendo um lançamento totalmente ninja, do que o contrário.
Pegando esse gancho…
Qual o principal erro que as pessoas cometem ao criar uma audiência?
Na minha opinião técnica, o maior erro que as pessoas cometem ao criar uma audiência é tentar buscar atalhos e não produzir conteúdo de qualidade.
É o que eu chamo de “síndrome da hashtag”.
“Erico, o que que é síndrome da hashtag?”
É a busca pela hashtagzinha mágica que vai te dar uma audiência da noite para o dia.
O melhor jeito de criar a audiência certa é com conteúdo de valor.
Porque o conteúdo não só cria audiência, ele filtra a audiência. E a melhor audiência é aquela alinhada com sua oferta.
Mas, infelizmente ou felizmente, a audiência não é uma coisa que chega de uma hora para outra. Não é uma chavinha que você vira e pronto.
A maioria das pessoas demora um pouco para conseguir construir a audiência.
Algumas até conseguem viralizar um vídeo e chamar muita atenção em um curto espaço de tempo.
Isso acontece ou por sorte ou porque o conteúdo está bem alinhado e as chances são que essa pessoa esteja fazendo 300% do que eu falo para fazer. Não só 100%, mas 300%.
Mas não é comum conseguir uma atenção de forma rápida.
Para uma pessoa normal, eu chutaria que uma audiência costuma ser criada depois de 4 a 8 semanas. Começando do 0 e aplicando o que eu ensino na Fórmula.
Entretanto, é sempre bom lembrar que nenhum planejamento sobrevive ao campo de batalha.
Existem milhares de variáveis no seu negócio digital, no seu histórico como lançador e na qualidade de conteúdo do seu expert (se você lança outra pessoa) que fazem com que esse tempo seja muito pessoal.
Outro grande erro é se prender a comparações. Não se prenda à comparação, principalmente com sua concorrência.
Uma vez que você constrói uma audiência, você pode se aproveitar dela por muito tempo.
E, uma vez que você faz o 6 em 7 – isto é, 100 mil reais de faturamento em 7 dias, – você não esquece.
Um conteúdo de qualidade e alinhado com a sua oferta é a opção mais assertiva para a criação da sua audiência.
É isso que vai fazer as pessoas gastarem tempo com você.
A atenção não é medida com a quantidade de seguidores que você tem, mas com o tempo que as pessoas gastam com você.
Porque tempo é aquilo que as pessoas mais valorizam hoje em dia, junto com dinheiro.
Posso apostar que você não gasta tempo com o que não te interessa.
Ultimamente, eu tô pouco me importando se a pessoa me segue ou não. Eu estou mais interessado no tempo que ela gasta comigo.
Tem muita gente que gasta muito tempo comigo, mas que não me segue.
Essa galera vai lá todo dia e acessa o meu conteúdo. Seja no Facebook, Instagram, YouTube… Não precisa nem ser notificado.
Até as próprias plataformas de mídias sociais já fazem essa medição e valorizam mais o tempo gasto com o conteúdo do que o fato de você seguir ou não uma conta.
Saca só.
Você pode fazer um teste para comprovar isso.
Vai lá e segue Fulano no Instagram. Pode ser qualquer pessoa que poste todo dia.
Depois, entra na conta de um Beltrano, sem seguir, e passa um tempo abrindo os conteúdos dele e assistindo aos vídeos.
No mês seguinte, vai lá no Youtube e vê quem que aparece mais para você.
Analisa se vai ser o Fulano que você seguiu mas não consumiu o conteúdo ou o Beltrano que você consumiu o conteúdo mesmo sem seguir.
Tenho certeza que vai aparecer o conteúdo do Beltrano, aquele que você nem seguiu.
Eu falo isso porque eu entro no Youtube e, às vezes, mesmo sem seguir nenhuma conta infantil, minhas sugestões de conteúdo estão cheias de vídeos infantis.
Isso acontece porque o meu filho assiste vídeo infantil pela minha conta de vez em quando.
O Youtube escuta mais aquilo que você faz, isto é, aquele conteúdo que você consome.
Não é o fato de seguir, é o tempo que você gasta consumindo aquela parada.
E apenas com conteúdo de qualidade você vai conseguir o tempo e a atenção das pessoas.
Conclusão
Neste artigo, eu expliquei que audiência é um grupo de pessoas que presta atenção em você e nos seus conteúdos. E mostrei a importância dela para o 6 em 7, que nada mais é do que uma venda em grande escala para esse grupo.
Mostrei que para construir a sua audiência, você precisa entregar conteúdo de qualidade e ainda expliquei a definição de Roma, isto é, o destino da sua oferta, a transformação que você oferece.
Você viu, ainda, que os conteúdos raiz e nutella trabalham melhor em sinergia, um complementando o outro, mesmo com funções diferentes. Um amplia e o outro aprofunda a audiência..
Eu também te lembrei que os gatilhos mentais funcionam quando são aplicados em determinada sequência e espaçados de certa forma.
Destaquei que a melhor audiência é aquela alinhada com a sua oferta. E mostrei que isso pode ser monitorado com a prática do bom senso, na hora de captar seus leads e com o próprio lançamento.
Também revelei alguns erros que podem te impedir de atingir a audiência esperada. E ainda dei a letra de como as plataformas medem a atenção da audiência.
Antes de finalizar, só mais uma coisa.
Se você quiser se aprofundar ainda mais nesse e outros assuntos do mundo dos lançamentos e receber conteúdos exclusivos, eu te convido a participar do meu canal do Telegram chamado Galera Raiz.
Basta baixar o aplicativo Telegram e acessar o canal Galera Raiz através desse link: Quero entrar no canal Galera Raiz.
Dito tudo isso, agora é com você. Me conta aqui nos comentários sobre o seu processo de criação de audiência.