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Criação de lista é a base da pirâmide do 6 em 7. É por ela que tudo começa. 

Porque, para fazer o 6 em 7 (isto é, R$ 100 mil em 7 dias consecutivos), você vai precisar de três coisas: produto, lançamento e lista.

Produto é o que você vai vender. Lançamento é como você vai vender esse produto…

E a lista é como você vai criar relacionamento com a sua audiência para fazer a sua oferta.

Neste artigo, eu vou falar apenas sobre lista.

E eu digo que ela é a base da pirâmide do 6 em 7 porque, afinal de contas, sem relacionamento com o seu cliente em potencial, fica muito mais difícil tentar vender o seu produto.

Definitivamente, não tem como fazer 6 em 7 sem lista… 

Aliás, até tem como fazer, mas é uma jornada muito mais longa. Sem contar que é uma parada que não se sustenta por muito tempo.

Se você quer entender a importância de uma lista de contatos para o seu lançamento e como fazer a sua, segue aqui comigo que eu vou explicar tim tim por tim tim.

Ah, se você preferir, também é possível acompanhar tudo que eu vou falar sobre esse assunto nesse vídeo aqui:

Caso você prefira, também pode ouvir só o áudio que está disponível na sua plataforma de áudio preferida: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher

E eu vou começar com a seguinte pergunta:

Para quem tem um negócio digital, lista de emails é indispensável?

Definitivamente, não. 

Ter uma lista de emails não é indispensável para quem tem ou quer ter um negócio digital.  Ela é, sim, indispensável para quem quer fazer 6 em 7, isto é, R$ 100 mil em 7 dias consecutivos. 

E acontece que nem todo mundo que empreende no digital quer fazer 6 em 7. 

Agora… É possível fazer R$ 100 mil reais de faturamento em 7 dias sem lista? Eu acredito que é muito difícil. 

Não quer dizer que seja impossível, mas é muito difícil. 

Por isso, o objetivo de criar uma lista de emails é fazer 6 em 7, depois 7 em 7, quiçá 8 em 7 e por aí vai…

Mas então você me pergunta: “Tá, Erico, mas por que uma lista?”

Porque para ter esse pico de faturamento em um curto espaço de tempo é necessário se comunicar de forma direta com um certo número de pessoas. 

E essa comunicação não pode ter nenhum intermediário no meio do caminho. Logo, a melhor forma de fazer isso é por meio de uma lista de emails. 

“Mas como assim sem intermediários?”

É o seguinte. 

Se eu tenho uma audiência na televisão, quem é o intermediário? O canal de TV. 

Se eu tenho uma audiência no Instagram, quem é o intermediário? O Instagram. 

E no YouTube? O próprio Youtube. No Facebook? O Facebook.

E se um dia o intermediário quiser cortar a sua audiência, ele corta. Se o YouTube quiser fechar o meu canal, ele pode fazer isso. Se o Instagram decidir acabar com o meu perfil, ele pode fazer isso. 

São empresas, elas que ditam as regras.

Isso quer dizer que quando você cria uma audiência no Facebook, Instagram, YouTube… É como se você estivesse construindo uma casa em um terreno alugado. O terreno não é seu.

E qual é a solução para fugir disso? Construir uma lista de emails. 

Nesse tipo de comunicação, você pega o contato direto da sua audiência. Você fala diretamente com a pessoa. A sua mensagem vai chegar na caixa de entrada dela sem intermediários.  

Agora, se você tem um negócio digital que não precisa fazer R$ 100 mil em 7 dias consecutivos, ter uma lista de emails não é fundamental. 

Mas, repito, se você quer fazer R$ 100 mil em 7 dias, ou seja, o 6 em 7, você precisa de lista. 

Isso porque, como eu falei ali no início, os três pilares que sustentam todo o 6 em 7 são: lista, lançamento e produto.

E se você acha que precisa de muito dinheiro para construir a sua lista, segue aqui comigo por que eu vou mostrar que não é bem assim.

Como criar uma lista de emails com baixo orçamento?

Primeiro, nem vou falar de baixo orçamento, vou falar de como começar com orçamento zero mesmo. 

Isso porque é totalmente possível construir uma lista sem investimento, com “zero reais”. 

É o seguinte, para construir uma lista, primeiro você precisa ter uma audiência. Isto é, pessoas que prestem atenção em você e no seu conteúdo.

E como você consegue isso na internet? 

Vamos lá. As pessoas usam a internet, basicamente, para três coisas: 

  • se entreter
  • se comunicar 
  • e aprender alguma coisa.

E é justamente nesse último ponto que você entra: aprender alguma coisa.

Publique um conteúdo de extremo valor que ensine algo às pessoas, que as ensine fazer algo específico. 

Se você fizer isso, eventualmente, as pessoas vão passar a dar atenção para esse conteúdo. Se o conteúdo ajuda verdadeiramente, as pessoas prestam atenção. 

E quando isso acontece, ou seja, quando as pessoas dão atenção ao que você fala e faz, elas viram sua audiência. 

Agora, simplesmente ter uma audiência não quer dizer, necessariamente, que você se comunica diretamente com essas pessoas. 

Pensa comigo.

No teatro, por exemplo, existe uma audiência… Mas isso não quer dizer que o ator lá em cima do palco tem o telefone de cada uma das pessoas da plateia.  

Então quando você tem muitos seguidores no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e etc. não quer dizer que você vai falar diretamente com cada uma dessas pessoas. Afinal de contas, você não tem o contato direto delas.

Nas redes sociais, o algoritmo é o que decide quem vai receber ou não a sua postagem.

E o que você faz, então, para criar uma comunicação direta com a sua audiência?

Eventualmente, você  vai ter que convidar as pessoas dessa audiência para fazer parte da sua lista de contatos. 

Quando você faz isso sem investimento algum, essa lista é chamada de orgânica. Ou seja, é uma lista criada sem um real sequer de investimento. 

Algumas pessoas duvidam que isso é possível. Mas dá, sim, para criar uma lista de maneira orgânica. Só que para isso você precisa publicar conteúdo de valor e com consistência. 

Todos os dias e mais de uma vez ao dia.

É bom lembrar que o orgânico tende a ser mais devagar do que o pago. 

Hoje em dia, as redes sociais, como Instagram, Youtube, Facebook, distribuem cada vez menos de maneira orgânica.

Isso acontece porque essas empresa têm que pagar boleto também. Imagina o tamanho do boleto do Facebook, do Instagram…. E do Youtube. É caro ficar botando vídeos no ar. 

Você acha que esses vídeos postados no YouTube ficam armazenados onde? Eles ficam em um HD em algum lugar. Imagina quantos vídeos são postados, quantos HDs eles não devem ter. 

A real é que o YouTube entrega um serviço, só que ele também tem contas a pagar.

Mas ainda é possível criar uma lista de maneira orgânica? Sim, muitas pessoas conseguem. 

Aliás, é assim que muita gente começa.

E mesmo com uma pequena audiência é possível ganhar dinheiro. Pouco, mas dá sim.

Você leva algumas pessoas para a sua lista, faz uma pequeno lançamento e consegue fazer algumas vendas do seu produto.

Ou seja, mesmo com zero de investimento no início, você consegue um dinheirinho. E é esse dinheiro que vai retroalimentar a sua máquina. 

Você coloca um montinho na máquina, faz um pequeno investimento e ele gera um dinheiro maior, que eu chamo de montão. 

É a história do montinho montão que eu já expliquei nesse vídeo aqui:

A real é que essa parada de montinho montão vira uma bola de neve… Começa com um grãozinho e forma uma grande bola.

Começa com você investindo R$ 1 e volta R$ 10. Não é muita coisa ainda… Mas R$ 10 é maior que R$ 1, então é ótimo. 

E da próxima vez você investe R$ 10 e volta R$ 100, por exemplo. Também não é tanta coisa assim, mas R$ 100 é maior que R$ 10. 

Depois você coloca R$ 100 e, de repente voltam, R$ 1.000. Aqui já começa a melhorar, R$ 1.000 já é mais interessante. 

E nessa de investir montinho montão, uma hora você passa a investir 6 dígitos e voltam 7. Ou investe 7 dígitos e voltam muito mais…

Então é com a tática do montinho montão que você começa a criar a sua lista, mesmo com zero de investimento.  

Beleza. Eu te mostrei que é possível sim criar uma lista sem dinheiro… Mas e sem isca digital, dá pra fazer? 

É sobre isso que eu vou falar agora.

Dá para construir uma lista sem uma isca digital?

Talvez você já saiba, talvez não… Mas isca digital é aquilo que você usa para atrair a atenção do seu cliente em potencial. 

Essa parada funciona assim: você oferece algo, como uma aula online ou um ebook, por exemplo, e, em troca, pede o contato da pessoa (eu sempre indico pedir o email).

Você faz isso usando uma landing page, que é uma página cuja principal intenção é captar o email dos visitantes para que eles entrem na sua lista.

Aqui nesse vídeo, eu explico melhor o que é landing page e também falo sobre outros termos do marketing digital.

Mas voltando à isca digital…

Pensa comigo. No mundo real, é possível pescar um peixe sem isca? Claro que sim, mas eu acredito que seja muito mais difícil.

Tem gente que usa um arpão para pegar o peixe. Aliás, algumas pessoa usam só as mãos para capturar o peixe. 

Mesmo assim, acho que com a isca esse trabalho é bem mais fácil.

O mesmo vale no marketing digital… 

Até dá para criar uma lista sem isca digital… Mas eu mesmo nunca fiz assim. 

Porque eu entendo que com a isca você atrai a pessoa que você quer atrair e “desatrai” a pessoa que você não quer atrair. 

Mas tem uma coisa importante que poucas pessoas prestam atenção: o tipo de isca a se usar. 

Grande parte dos empreendedores digitais acredita que uma isca digital deve ser só um ebook ou uma aula, por exemplo.

Só que existe um tipo de isca que está no ponto cego de muita gente: o próprio lançamento.

O seu lançamento é, na minha opinião técnica, a melhor isca de todas. 

Pra você ter uma ideia, aqui na empresa a gente investe entre 70% e 80% nesse tipo de isca. É, com certeza, a nossa melhor isca. 

Em uma lista de prioridade de 0 a 10, eu daria nota 4 para um ebook e 10 para o lançamento. 

Não é que o e-book seja ruim… Mas a maneira mais eficiente de construir uma lista para o lançamento é chamar as pessoas efetivamente para o lançamento. 

É muito melhor do que levar a pessoa a baixar um e-book para depois enviar um e-mail pedindo para ela se inscrever no seu lançamento.

Sem contar que dá trabalho escrever, formatar e disponibilizar um e-book. Você gasta um tempo em que poderia simplesmente estar se dedicando ao seu lançamento. 

Eu já usei ebook para captar leads, mas com a experiência de hoje, eu entendo que essa não é a melhor opção de isca digital.

Sem contar que é muito importante prestar atenção na qualidade do material que você disponibiliza, porque é isso que dita a qualidade da sua lead. Ou seja, quanto pior o material, pior a qualidade da sua lead.

Tenha sempre em mente que ao baixar um material seu, a pessoa tem uma amostra do seu trabalho, uma amostra do que você tem a oferecer. 

E se não estiver fantástico, isso vai ser contraprodutivo para você. Isto é, produzir todo esse material vai ter sido apenas perda de tempo. 

Falando em lista de emails e em lançamento…

Com quanto tempo de antecedência do lançamento eu devo criar a minha lista?

Quanto mais longe do lançamento você começa a criar a sua lista, mas fácil das pessoas esquecerem dele. Com isso, menos pessoas tendem a participar.

Logo, quanto mais próximo, maior é a probabilidade da pessoa comparecer. 

A real é que se fosse possível criar uma lista de lançamento 30 segundos antes de começar, seria perfeito. 

Claro que é improvável conseguir isso… Não quer dizer que seja impossível, mas é bem improvável. 

Mas a minha resposta para essa pergunta é: depende de quantas pessoas você quer levar para o seu lançamento. 

Além disso, você precisa saber a sua capacidade para criar uma lista.

Se você tem apenas um dia e quer levar um milhão de pessoas para o seu lançamento, é improvável que você consiga. 

Aqui na empresa,  a gente queria atrair 500 mil pessoas em um dos lançamentos deste ano. 

E conseguimos. Mas não foi em um dia. 

Até porque a gente tem uma noção da nossa capacidade de criação de lista. A gente sabe a velocidade exata que consegue seguir para alcançar essa meta. 

Então a primeira pergunta que você deve se fazer é: “quantas pessoas eu quero trazer para o meu lançamento?”. Depois, analisa quantas pessoas você consegue captar por dia. 

Isso vai determinar quando você vai começar a captar leads para criar a sua lista de emails do lançamento. 

No começo dessa jornada, para a maioria das pessoas, uma semana é mais que suficiente. Porque a intenção não é captar um volume grande de leads.

No meu caso, por ser uma quantidade grande de pessoas por lançamento, eu preciso de, pelo menos, 4 semanas… Aliás, o ideal seriam 5 ou 6 semanas. Mas nem sempre a gente tem esse tempo todo. 

Por isso aqui na empresa a gente procura começar, no mínimo, 4 semanas antes. Só que isso é porque porque a gente traz um volume brutal para o lançamento. 

Agora, eu acredito que, por enquanto, você não precisa desse volume. Logo, uma semana é o suficiente para criar uma lista de contatos para o seu lançamento.

Mas você precisa ficar atento com uma coisa…

A lista geral e a lista de lançamento devem ser criadas separadas?

Sim. Definitivamente, a sua lista geral e a lista de lançamento devem ser criada de forma separada.  

A lista geral é aquela criada com tudo o que você já disponibilizou: seu ebook, seu canal do Telegram, aula online..

Essa galera não se inscreveu para o seu lançamento. Essas pessoas se inscreveram em uma lista para receber conteúdo de maneira geral. 

Agora, quem está na sua lista de lançamento é quem está interessado no que você tem para oferecer naquela ocasião específica. E, claro, essa pessoa pode estar também na sua lista geral.

Mas também é comum uma pessoa que está na lista geral não querer se inscrever para a lista de lançamento.

Isso porque ela ainda não está interessada em comprar ou de participar do que você está propondo. E está tudo bem. Ela ainda não quer participar do lançamento. 

Por quê? Não sei. Talvez porque vai viajar ou está lidando com uma outra coisa. Ou porque não está na hora, não amadureceu a ideia ainda.

E eu não forço a pessoa a participar não. 

Se ela quer continuar na minha lista geral, tudo bem. Uma hora ela vai ter interesse em comprar o meu produto… E, para isso, ela vai precisar se inscrever na lista de lançamento. 

Então a melhor coisa é sempre criar uma sub-lista só para falar com as pessoas interessadas em comprar o seu produto. Essa é a lista de inscritos para o lançamento. 

Mas não adianta nada querer criar uma lista sem antes definir uma coisa…

Posso criar uma lista sem antes definir o nicho e sub-nicho?

De maneira bem direta, a resposta é: não. 

É a mesma coisa de me perguntarem: “Erico, se eu não sei para onde ir e não sei qual é o meu destino, eu posso começar a viagem?”.

A minha resposta será a mesma: não. 

E por que eu digo isso? Simples: sem destino você vai andar em círculos. 

O princípio da jornada é saber o destino. 

Então a real é quem sem o nicho e sub-nicho, não tem como definir o avatar. E sem o avatar você não sabe quem atrair para vender o seu produto. 

Logo, se você não tem nicho, sub-nicho e muito menos avatar é a mesma coisa que falar assim “vou começar a minha viagem sem destino”.

A sua viagem no mundo do marketing digital, no mundo dos lançamentos, começa com o destino. Logo, nicho, sub-nicho e avatar são essenciais. 

Sem isso, você não tem como saber se está indo na direção certa ou errada. 

Aqui nesse vídeo, eu explico detalhadamente o que é nicho e sub-nicho e como você pode definir o seu:

Agora, vou falar de algo que as pessoas costumam fazer confusão:

Seguidor de rede social conta como lista de contatos?

Não, seguidor de rede social não conta como lista de contato.

Isso porque entre você e o seu seguidor existe um intermediário, que decide se o seu post vai chegar até ele ou não. 

Então não conta como uma lista. A real é que uma “lista de contatos” dentro do contexto de lançamentos é uma “lista de emails”.

E por que eu prefiro emails?

Porque na lista de emails só existem duas pessoas envolvidas: uma é a pessoa que envia e a outra é a pessoa que recebe. 

Na rede social não é assim. É aquilo que eu te expliquei lá no início deste artigo.

Dependendo da rede social e do tamanho da sua audiência, se não me engano, nem 2% dos seus seguidores recebem o conteúdo que é postado. 

Então, rede social não é lista. 

Na rede social, você não tem o controle. Na lista de emails, sim.

Nesse episódio do Podcast 6 em 7, você pode conferir um pouco mais da minha opinião sobre email marketing e entender por que vale a pena ter uma lista de emails:

Agora, segue aqui comigo que eu vou falar sobre o conteúdo que você deve oferecer para sua lista.

Como alimentar uma lista de emails? Qual deveria ser o primeiro conteúdo enviado?

Depois de tudo que eu te expliquei até aqui, vai parecer contra intuitivo eu falar isso, mas a verdade é que: eu não acredito que o e-mail seja o melhor lugar para enviar conteúdo para uma lista. 

Para mim, o email é igual ao seu WhatsApp. Nesse aplicativo, você tem o telefone de várias pessoas e é possível acioná-las por algum motivo… Mas eu acredito que você não aciona uma pessoa de forma desnecessária. 

Eu por exemplo, uso o email para criar o relacionamento. Alucino que poucas pessoas gostam de ler o email atrás de valor. 

Então como eu uso o email? Basicamente envio emails de notificações de conteúdos postados no Telegram, no YouTube e aqui no blog. Essa notificação é apenas um lembrete. O conteúdo mesmo está nessas outras plataformas.

Além disso, eu envio email quando vou fazer um lançamento e quero convidar as pessoas para participar.

Agora, por que que uma pessoa abre os meus emails?

Porque eu crio muito valor por outros canais, como o Telegram, Youtube, Facebook, Instagram, LinkedIn e o blog. 

E quando eu mando e-mail, a pessoa abre e lê porque o nosso relacionamento já foi criado. Ela sabe que eu vou mandar algo que é importante. 

Olha o caso da minha mãe, por exemplo. Eu não fico mandando mensagem o tempo todo para ela. Só que quando eu ligo, ela atende. 

Isso acontece porque a gente tem um relacionamento. 

Agora, se você está começando nessa parada, a minha sugestão é contar a sua história no primeiro email.

A sua história tem que ser o seu primeiro conteúdo. Assim, a sua audiência vai te conhecer melhor, saber quem você é.

E por que eu digo isso? Porque a maioria das pessoas compra de quem elas conhecem, de quem sabem a procedência.

E o melhor jeito de se conectar com uma pessoa é conhecendo a história dela.  Logo, esse deve ser o seu primeiro conteúdo. 

Agora, sabendo disso tudo…

Como estimar a quantidade de leads necessária para um lançamento semente?

O Lançamento Semente é aquele em que você vai validar a sua oferta e o seu produto. Isso quer dizer que você ainda não vendeu nada.

Ele é um tipo de lançamento mais simples, para dar o primeiro passo. Geralmente, ele é executado ao vivo mesmo. 

Ou seja, você chama as pessoas para um webinário e por lá mesmo faz a oferta do seu produto ou serviço.

Neste vídeo, dá pra entender direitinho como é:

Então, sem ter vendido nada ainda, como é possível estimar o tamanho da lista ou a quantidade de leads para esse primeiro lançamento semente?

Se você não tem nenhum outro ponto de referência, isto é, não conhece alguém que tenha um produto parecido com o seu e que já fez isso… A minha dica é usar uma técnica milenar: chutar esse número. 

Como eu faço esse chute?

Pego uma quantidade de dinheiro que eu não quero perder, mas estou preparado para perder caso as coisas não aconteçam como planejado.

Para começar, é bom pegar uma quantidade pequena de dinheiro. Eu costumo chamar essa quantidade de dinheiro de “verba de guerra”. 

E eu chamo isso por que é importante estar preparado para ver essa quantidade de dinheiro evaporar. 

Para algumas pessoas esse valor é R$ 10, para outras pessoas é R$ 100, para outras é R$ 1.000…

E depois de separar o dinheiro, eu chuto quantas leads são possíveis comprar com essa quantia. 

Mas você pode falar: “Erico, mas não tenho dinheiro nenhum”.

Nesse caso, a solução é triplicar a quantidade de conteúdo gratuito que você oferece para a audiência. 

Com isso, você vai construir com zero reais, sem investir nenhum centavo. Só que, nesse caso, você vai ter que trabalhar muito mais, entregar muito mais conteúdo.

Mas voltando ao chute…

Com a verba de guerra, você vai chutar quantas leads são necessárias para o lançamento semente… Pode ser umas 100 leads.

Só que você vai precisar chutar também o preço que será pago por cada uma dessas leads. 

Vamos supor que seja R$ 1 por lead. Isso é só um chute…

Como você vai conseguir a lead a R$ 1? Fazendo criativo muito criativo, entregando muito conteúdo… Esse é o básico da Fórmula de Lançamento.  

Agora, se você não conseguir comprar a esse preço, o que dá para fazer?

Mexer nas variáveis que você tem controle: nos criativos, no público-alvo, no conteúdo.

Se você conseguir fazer isso, o seu lançamento semente sai. 

E só depois do seu primeiro lançamento é que você vai ter dados reais sobre a sua oferta,  o seu produto, seu público. 

Depois de avaliar todos os dados do lançamento é que você vai saber se pagou caro ou barato na lead.

E funciona assim. Se você pagou caro na lead, no próximo ciclo evolutivo o objetivo é pagar mais barato. 

Lembrando que não é um problema pagar caro na lead nesse primeiro. Afinal de contas, você estava preparado para isso. Era a sua verba de guerra. 

Mas a ideia é sempre baixar o valor da lead nos lançamentos seguintes. Porque você já tem uma referência a seguir. 

Por isso eu sempre falo que são necessários, em média, 7 lançamentos até chegar ao 6 em 7. 

Isso porque, no começo, você não tem a calibragem certa ainda, você ainda está pegando o jeito da parada. 

Ou seja, você precisa investir pouco no começo, testar esse investimento e analisar quanto retornou para o seu bolso depois do lançamento. Só depois que você vai descobrir se pagou barato ou caro.

Mas é assim, tudo começa com a “tecnologia do chute”. Claro que é um chute com uma quantidade pequena de dinheiro .

E se você não quiser chutar com dinheiro, basta triplica a quantidade de conteúdo gratuito. 

O único jeito de compensar a falta de investimento é intensificando a produção de conteúdo. 

Além disso, é fundamental que você…

Conheça bem os seus números

O grande lance do negócio digital é conhecer bem os seus números. 

Não tem ninguém no mundo que pode conhecer melhor os números do seu negócio do que você mesmo. 

Não tem ser humano na face da Terra que possa fazer isso por você…

E você só vai entender os seus números no dia que entrar no campo de batalha. Isto é, quando você investir, lançar e analisar os seus resultados. 

Só assim você vai saber como essa parada funciona de verdade. E quanto mais você lança, mais você entende os seus números. 

Hoje, aqui na Ignição Digital, a gente tem um conforto para investir muito e a gente faz isso. A gente investe muito. Muito mesmo.

E fazemos isso porque conhecemos os nossos números. 

Quem compra lead todo dia sabe se está pagando caro ou barato, entende se está fazendo do jeito certo ou errado. 

E tudo isso começou com um chute lá atrás. 

Mas só para não deixar você sem um número, no Lançamento Semente, normalmente, é bom ter por volta de 100 pessoas com você ao vivo, ou seja, no seu webinário. 

Por que 100 pessoas?

Porque é um número estatisticamente relevante. Afinal de contas, são 100 pessoas te assistindo e se ninguém comprar significa que a oferta não foi boa. 

Se você faz uma oferta para 5 pessoas e ninguém compra nada, não necessariamente quer dizer que a sua oferta precisa ser melhorada. Às vezes, você deu azar de pegar 5 pessoas que não comprariam de jeito nenhum.

Agora, quando você está com 100 pessoas, a probabilidade de você ter dado esse azar é muito menor. 

E quantas leads são necessárias para conseguir 100 pessoas em um lançamento? 

Eu volto no chute. No começo vai ter que ser chute mesmo.

Mas como eu disse ali em cima, nem todo mundo que se inscreve comparece ao lançamento. Então você precisa de mais de 100 leads.

Então se você quer 100 pessoas, não adianta captar apenas 100 leads. 

Geralmente, entre 20% e 30% das pessoas que se inscrevem, participam do webinário. Então para conseguir 100 pessoas, você precisa captar entre 300 e 500 leads.  

E não é lead de e-book, é lead inscrita para o lançamento. 

Tudo isso começa com um chute… Você precisa ir para o campo de batalha para entender como funciona.

Qual é o momento certo para fazer o lançamento semente?

Eu não acho que existe o momento perfeito. Cada lista é uma lista, cada produto é um produto, cada pessoa é uma pessoa. 

Mas eu cheguei em uma espécie de indicador para determinar isso.

É o seguinte.

Eu acredito que quando você faz uma live aleatória no seu Instagram, por exemplo, e consegue manter 50 pessoas até o final, é um momento bom para fazer o lançamento semente.

Não é para olhar quantas pessoas entraram e saíram da live. Você precisa ver quantas ficaram até o final da sua transmissão. 

Porque se em uma live aleatória você conseguiu 50 pessoas, em uma live planejada, em que você vai convidar as pessoas e usar os gatilhos mentais, as chances são que você vai ter, pelo menos, 100 pessoas te assistindo. 

E como eu falei no tópico anterior, 100 pessoas é um bom número para avaliar a sua oferta e o seu produto.

Para captar leads, você vai precisar criar anúncios (ou pode fazer de maneira orgânica como eu falei lá em cima). E nesses anúncios, você vai ter que seguir algumas regras.

Vem comigo.

Como anunciar quando a minha promessa vai contra as políticas de anúncios do Facebook?

Se você decidiu investir dinheiro para começar a sua captação de leads, tem uma coisa que você precisa ficar bastante atento, que é o seguinte: 

O Facebook tem uma série de políticas que precisam ser seguidas caso você queira anunciar nessa plataforma. 

E, normalmente, quando você promete um ganho específico, como “Ganhe até R$ 3 mil por mês”, isso vai contra as políticas dele.

Então, se sua promessa garante algo assim, você não vai poder anunciar no Facebook desta forma. 

E não adianta tentar burlar isso. Você tem que seguir as regras do jogo. 

A casa é do Facebook, as regras são dele. É ele que determina o que pode ser anunciado ali dentro.

E com isso você pensa: “Mas Erico, se eu anunciar uma promessa menos específica, como ‘Ganhe mais’, por exemplo, eu não vou ter tanto rendimento”. 

É verdade. O retorno vai ser mais baixo. 

Nesse caso, a minha dica é pagar mais barato pela lead. Quanto menor a conversão, menor o retorno e, com isso, mais barato você paga pela lead. 

E se você está pagando pouco pela lead, cria anúncios mais potentes, mais direcionados. 

No meu caso, eu não posso falar 6 em 7 no Facebook. E, ainda, assim, uns 40% do nosso investimento é no Facebook.

Então, você vai ter que compensar o fato de não usar a sua promessa, com criativos mais específicos e mais segmentados. 

Lembrando que o criativo é uma solução de curto prazo. No longo prazo, como é que você resolve isso?

Com audiência e autoridade. 

Eu tenho uma audiência grande, engajada e sou uma autoridade no meu mercado. Isso permite que eu não precise ser tão agressivo na minha promessa. 

Não é um problema para a minha estratégia não poder usar 6 em 7 nos meus anúncios do Facebook… 

Eu faço uma promessa dentro das regras do jogo do Facebook e consigo um resultado muito bom.

E isso é graças à produção massiva de conteúdo. 

A real é que produção e distribuição de conteúdo de qualidade é o que separa os homens dos meninos. 

Dá trabalho, mas gera resultados positivos a longo prazo. 

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei que se você quer fazer 6 em 7, é fundamental ter uma lista de emails. Isso por que ela é um dos pilares do 6 em 7. 

É por meio dela que você entra em contato com o seu cliente em potencial sem um intermediário, como é no caso das redes sociais.

Você viu também que é possível criar uma lista com baixo orçamento. Basta começar com um pequeno investimento e cada lançamento, mesmo com poucas vendas, continuar reinvestindo o dinheiro. 

É aquela história do montinho montão. 

Só que eu te mostrei que é possível, ainda, criar uma lista com zero de investimento. Para isso, você precisa entregar conteúdo de valor com consistência para a sua audiência.

Eu te expliquei também que sem uma isca digital, ou seja, sem entregar algo em troca para a sua audiência, fica mais difícil conseguir captar leads. E eu destaquei que a melhor isca que você tem é o seu próprio lançamento. 

Isso quer dizer que a melhor forma de conseguir lead para o lançamento e convidando as pessoas para o seu lançamento. Essa é uma sacada que eu tenho aplicado recentemente na minha estratégia.

Neste artigo, você viu ainda que é fundamental definir o seu nicho e sub-nicho antes mesmo de criar a sua lista. Afinal de contas, sem isso não tem como definir o avatar e sem o avatar não tem como captar as leads certas para o seu lançamento.

Falando em lançamento, eu expliquei sobre a “tecnologia do chute” para estimar a quantidade de leads necessárias para um lançamento semente. 

Essa é a mesma técnica usada na hora de definir quantas leads captar no primeiro lançamento e, até mesmo, quanto pagar por cada uma dessas leads. Claro que é uma técnica para quem está entrando agora no campo de batalha.

Por fim, eu te mostrei que para fazer criativos (usados para captar leads), não tem como fugir: você precisa seguir as regras da plataforma de anúncios. Seja Facebook, YouTube… Eles que escolhem as regras do jogo. 

E, para não precisar burlar nada, você só tem que investir em conteúdo e autoridade no seu mercado.

Antes de finalizar, só mais uma coisa.

Se você quiser se aprofundar ainda mais nesse e outros assuntos do mundo dos lançamentos e receber conteúdos exclusivos, eu te convido a participar do meu canal do Telegram chamado Galera Raiz.

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Agora me conta, você já começou a criar a sua lista de contatos? Me diz aqui nos comentários.