por -

Uma coisa eu tenho certeza* absoluta…
(*e você vai ter que concordar comigo)…

Você como empreendedor, tem ou terá problemas.

Grandes problemas**…
(**nenhum empreendedor conseguiu até hoje ter um negócio que não tenha problemas).

E não é incomum que você não tenha uma resposta imediata para resolvê-los.

E o pior de tudo é que, diferentemente dos seus colaboradores, você não tem chefe para resolver os seus problemas, bater o ponto e ir embora para casa jantar com sua família.

E aí, muitas vezes, você se sente encurralado.

Sem saber como sair daquela situação ou problema.

Você já se sentiu assim?

Eu já me senti assim***…
(…***várias vezes, inúmeras vezes, por sinal).

Mas o que você faria se eu te dissesse que existe um antídoto para todos os problemas… (mesmo aqueles que você acha que não tem solução)?

Bem, na verdade…

Deixa eu reformular a frase…

Não são todos os problemas.

São quase todos os problemas.

Eu só digo isso porque se eu disser que são TODOS você provavelmente não vai acreditar em mim (mas são todos mesmo).

Vou melhorar ainda mais: esse antídoto é a solução de todos os meus problemas…

ESSE ANTÍDOTO É A CRIATIVIDADE.

E eu sei que pode parecer clichê.

Mas na minha vida inteira eu nunca tive um problema (de negócio ou pessoal) que não tenha sido resolvido com criatividade…

Inclusive, os meus maiores saltos de negócio aconteceram em momentos onde eu consegui visualizar uma situação que não estava óbvia na minha frente e criar uma solução.

Agora, existe também um outro lado dessa moeda, que provavelmente vai deixar você chocadao, mas depois de me escutar você vai ter que admitir que é verdade:

Ninguém nasce criativo.

Criatividade é aprendível. E te digo mais…

– É masterizável também.

E por que eu posso afirmar isso?

Porque em 1999, uma equipe de pesquisadores israelenses decidiu investigar a capacidade de se ensinar criatividade e, para isso, conduziram um estudo que funcionava da seguinte maneira:

  • Foram formados 3 grupos de pessoas que nunca tinham trabalhado com redação criativa antes;
  • Cada grupo recebeu informações básicas sobre um shampoo, um produto dietético e um par de tênis;
  • Cada grupo tinha a missão de criar vários anúncios sobre cada produto;
  • Um diretor criativo e experiente escolhia os 15 melhores anúncios de cada grupo;
  • Os anúncios escolhidos pelo diretor eram testados por consumidores.

A diferença é que cada grupo passava por um processo diferente:

  • O primeiro grupo não passou por nenhum treinamento;
  • O segundo grupo passou por um treinamento básico de criatividade de 2 horas;
  • O terceiro grupo passou por um treinemanto avançado de criatividade de 2 horas;

O resultado foi surpreendente:

  • Os consumidores classificaram os anúncios do primeiro grupo como “irritantes”; os do segundo grupo como “menos irritante” e os do terceiro grupo como “50% mais criativos; gerando uma atitude 55% mais positiva em relação aos produtos anunciados”.

Resumindo categoricamente: criatividade é ensinável.

“Que massa, Erico!” – Você vai me dizer.

“Mas como eu faço para aprender criatividade?”

O fato é que eu conheço um cara que não só masterizou a criatividade como ele masterizou a arte de ensinar criatividade.

Esse cara é o Murilo Gun.

Seja ousado, faça acontecer,
Erico

P.S.: Como eu disse no começo do post, a criatividade é o antídoto para quase todos os seus problemas.