Sabe quando você quer aprender algo novo e tenta consumir a maior quantidade de informações que pode a respeito daquele assunto? Acontece que, comumente, chega um momento que você já não consegue assimilar tanto conteúdo.
Isso aconteceu comigo no início da minha jornada como empreendedor, eu chamo de overdose de informação, e pode causar um fenômeno conhecido como “gota no oceano”, um pensamento capaz de nos paralisar e impedir que coloquemos em prática aquilo que aprendemos.
Então, minha sacada pra você neste episódio são 4 dicas para superar esse efeito tão comum e conseguir passar a executar ao invés de apenas aprender. Dê o play e confira!
Limite o input
Minha primeira dica para evitar a overdose de informação é: limite a entrada de conteúdo escolhendo as fontes das quais você quer consumir material.
Quando eu percebi que estava ficando paralisado pelo excesso de conteúdo e influências que vinha recebendo na minha busca por informações sobre empreendedorismo, o que eu fiz foi selecionar os experts que tinham conseguido os resultados que eu desejava e deixar de seguir todos que não se enquadravam nisso.
Ao ter acesso a muito conteúdo, você pode se perder em meio à inconsistência de algumas informações e tentar misturar as técnicas e metodologias que aprende, o que, assim como quando você tenta misturar dietas alimentares, não dá certo.
Maximize o output
A segunda coisa a fazer para acabar com a overdose de informação é executar! Uma coisa da qual tenho certeza é que ninguém consegue nada só aprendendo, porque o resultado vem da prática. Então, se você está gastando mais tempo aprendendo do que executando, sua capacidade de gerar resultado é muito pequena.
Resultado é o que gera motivação. Para quebrar os efeitos do excesso de conteúdo, internalize o seguinte ciclo vicioso: execução gera resultado, que gera motivação.
Intensifique o que funciona
Depois de ter colocado em prática minhas duas primeiras dicas, siga essa sacada: aperfeiçoe aquilo que tem dado certo na sua execução.
Ao conseguir resultados com sua ação, não pense logo em adotar novas técnicas e métodos, não! Trabalhe para se aperfeiçoar naquilo em que você teve êxito.
Quando consegui meus primeiros resultados com a Fórmula de Lançamento, fiquei tão entusiasmado que passei seis meses em busca de novas técnicas que me fizessem conseguir novos bons resultados e eu fracassei em todas, provavelmente porque não me aperfeiçoei em nenhuma.
Foi só quando entendi que devia focar na Fórmula que consegui sucesso de fato. Então, não abandone nada antes de praticá-la por pelo menos 18 meses.
1 é melhor que 0
A overdose de informação e o efeito gota no oceano podem causar medo de agir e de errar, mas para conseguir resultados você precisa dar o primeiro passo. Tenha em mente que uma visualização é melhor do que nenhuma e que feito é melhor do que perfeito. Uma primeira ação sua fará todo o resto da execução ficar mais fácil.
Lembre-se que executar é essencial. As pessoas de mais resultado que conheço são aquelas que executam mais do que aprendem. Então, se eduque e discipline para dedicar mais do seu tempo para a prática do que para o aprendizado.
Curtiu a sacada de hoje? Para receber mais conteúdo interessante sobre empreendedorismo e marketing digital, me siga também nas redes sociais.