Eu acredito que toda vez que você vai apresentar uma oferta para o seu cliente, as suas chances aumentam quando você cria ou tem uma empatia com ele.
Por isso, neste episódio eu explico como usar uma técnica para criar empatia com seu público e aumentar suas chances de sucesso no processo de venda. Dê o play e aprenda mais essa sacada.
A técnica para criar empatia
Quando você conta apenas fatos para as pessoas, podem ocorrer concordâncias e discordâncias. Então, para criar conexões, é preciso despertar empatia e a melhor forma de fazer isso é contando uma história.
Antes de começar a entregar conteúdo ou oferecer uma forma de solucionar os problemas do seu cliente, é importante contar para ele como você chegou a essa solução ou método, mostrar para ele os problemas que você enfrentou para chegar onde está agora.
Os três níveis de problemas
As histórias que criam empatia apresentam três níveis de problemas: o problema externo, o problema interno e o problema filosófico.
O problema externo é um fato, algo que passa fora de você e independe da sua ação. O problema interno é como esse fato te afeta, como ele te faz sentir. E o problema filosófico é a reflexão "as coisas estão assim, mas não deviam ser assim" e um embate entre o bem e o mal.
Como eu disse no começo do texto, o fato, que é o problema externo, pode causar concordância e discordância. Algumas pessoas podem se identificar com o que você está contando e outras, não. Então, a empatia se cria, principalmente, quando você apresenta o problema interno e o problema filosófico, com os quais todas as pessoas se identificam, criando conexão.
A importância de criar um herói
Ao contar sua história, com os três níveis de problemas, é essencial que você se atente à importância de criar um herói, alguém que as pessoas vão desejar seguir.
Na história do herói, ele enfrenta os três níveis de problema, algo muito ruim acontece, ele chega ao fundo do poço e, então, busca uma solução e encontra um "método" que o leva ao sucesso. É nessa trajetória que a empatia com o cliente é criada.
O que achou dessa técnica para criar empatia com seu público? Você já testou o poder de contar histórias para aumentar suas vendas? Conte nos comentários. E para mais conteúdo sobre marketing digital e outras sacadas para chegar ao sucesso com seu empreendimento, continue acompanhando as postagens aqui no blog.
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