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Você sabe o que é uma live ou já chegou a fazer uma pelo Facebook? Desde que comecei a fazer esse tipo de transmissão na minha página, tenho recebido muitas perguntas sobre isso.

Então, pra tentar responder a algumas delas, neste vídeo eu conto os pontos positivos e negativos de uma live e dou 7 dicas para melhorar suas lives.

Dê o play e veja as sacadas que têm funcinado comigo na transmissão de lives e que podem ajudar você a conseguir bons resultados.

O que é uma live no Facebook

Pra começar, caso você ainda não saiba o que é uma live, o Facebook tem um aplicativo chamado Facebook Mentions e, por ele, apertando um botãozinho, você pode fazer transmissões ao vivo direto do seu celular, de forma super simples.

Quais os pontos positivos de fazer live

É super fácil

Não precisa de edição, não precisa subir o vídeo. A transmissão é feita instanteneamente.

Tem alcance muito maior do que um post comum

Uma live alcanca de 4 a 5 vezes mais pessoas, porque o Facebook distribui melhor e para mais usuários esse tipo de publicação.

É muito mais interativo

Como você está ali, ao vivo, as pessoas tendem a comentar e compartilhar mais as lives.

Tem alcance orgânico muito grande

O resultado de mais pessoas curtirem e compartilharem as lives é que o alcance orgânico delas é muito grande. Ou seja, sem pagar nada, você consegue ser visto por muito mais usuários.

Minhas dicas para melhorar os resultados das suas lives

1. Instigue as pessoas a comentarem

Quanto mais você incentivar as pessoas a interagirem com sua live, mais elas comentam. Quanto mais elas comentam, mais o Facebook distribui a sua transmissão, porque ele entende que se sua live está gerando interação é porque é boa. E então ele vai querer mostrá-la para mais gente.

2. Incentive compartilhamento

Quem acompanha minhas lives sabe que eu peço, durante as tranmissões, para quem está assitindo e curtindo o conteúdo compartilhar e comentar dizendo que está vendo. Fazendo isso, você segue a dica um e dois de uma só vez!

3. Use convidados

Eu gosto muito de fazer lives com convidados. Não tem complicação, você pode fazer isso usando apenas um celular e focando a câmera cada vez em um de vocês.

4. Dê prêmios

A quarta dica é dê premios, seus e dos seus convidados, para quem mais interage em sua live, comprtilhando ou comentando. Eu costumo premiar com livros e, quando bato recordes, dou prêmios especiais, como ingressos para eventos ao vivo.

Jogar esse jogo com sua audiencia dá super certo e eles adoram!

5.  Faça Collabs

Essa giria surgiu com os youtubers e significa collaboration. Ela consiste, no caso do Youtube, em gravar vídeos para canais de outras pessoas, a fim de se apresentar para outras audiências.

Os youtubers fazem isso de forma recíproca e essa técnica é ótima para alcançar aquela audiência que não sabia que precisava de você. Use ela no live que também dá super certo!

6. Transmita simultaneamente sua live pelo hangout do Youtube

Para isso, aqui, a gente usa um software específico, o Wirecast, que é um software pago e que precisa de um computador com bastante processamento. Mas você pode testar outras formas e começar de maneira simples, usando seu celular.

7. Crie uma lista no final da live

Eu sou um defensor da lista, tenho um milhão de seguidores no Facebook, outros milhões no Youtube, mas pra mim, nada bate a eficiência da lista quando o obejtivo é vender. Então, sempre construa uma lista, porque ela é um ativo seu. Mesmo que essas redes tirem sua página do ar, por algum motivo, você ainda terá a sua lista de compradores.

Qual o principal ponto negativo de uma live

Bom, eu contei esse monte de pontos positivos e dicas sobre lives no Facebook, mas sei que ela tem um ponto negativo. E ele é o seguinte: a live não é o melhor instrumento para gerar receita.

O Facebook é um ambiente com várias distrações e para vender, você precisa de atenção. Então, para ofertas de venda, prefira um hangout específico no Youtube, sem nenhum outro link. É verdade que menos pessoas irão ver esta apresentação, mas sua audiência será muito mais qualificada para fechar negócio.

Gostou das dicas para melhorar suas lives no Facebook? Participe do meu próximo evento gratuito. Para saber mais, clique aqui.