Uma pergunta que muitos empreendedores que estão começando me fazem é: quais são as primeiras contratações que eu devo fazer na minha empresa? Em um bate papo bem descontraído com meu irmão, Hugo Rocha, nós lembramos das três primeiras contratações que fizemos no começo das nossas empresas e quais seriam as três contratações que faríamos hoje. Dê o play e aprenda mais essa sacada.
Começo do ProLeilões
No começo do ProLeilões – empresa com a qual atingimos múltiplos 7 dígitos -, eu vivia em Londres e o Hugo em Brasília e nós dois fazíamos tudo sozinhos. No mundo digital, você normalmente começa a sua empresa, como nós, do zero e faz tudo sozinho, mas isso não é o ideal, principalmente se você quiser ter uma vida social. Mas, como já dizia a minha avó, você precisa aprender a fazer para aprender a mandar.
Assim, com o passar do tempo, resolvemos montar uma equipe e fizemos as nossas três primeiras contratações. A primeira pessoa que contratamos cuidava do suporte. Essa contratação é importante, pois, a medida que a sua empresa começa a crescer, aumenta o seu número de clientes e você passa a receber uma grande quantidade de perguntas e problemas. Por isso, contrate uma pessoa para ficar responsável por esse setor.
A segunda contratação foi um desenvolvedor que era capaz de colocar as nossas páginas no ar. Na época, não existia muitas ferramentas fáceis para fazer isso, mas, hoje, eu e o Hugo não faríamos essa contratação. Acredito que a gente ia preferir ter na nossa equipe uma pessoa que entendesse bastante de Marketing.
Daí, a terceira contratação pode sim ser uma pessoa ligada a tecnologia, mas não necessariamente um programador. Afinal, você não precisa de uma pessoa que seja muito qualificada, e sim de alguém que entenda um pouco do assunto. Se ela for especializada demais, com o tempo não vai mais estar motivada para trabalhar na sua empresa. Como disse o Hugo, contratar um programador seria como dar um tiro de canhão para matar uma mosca.
Primeiros contratados precisam se identificar com a sua empresa
Na hora de fazer as suas primeiras contratações, escolha as pessoas que mais parecem se identificar com a missão da sua empresa. Como ela ainda não está muito bem estruturada como organização, os primeiros contratados terão que fazer coisas além de suas especialidades, mas, para isso, eles precisam estar dispostos a isso.
Porém, fique tranquilo que isso não durará para sempre. Com o tempo, cada vez mais os seus funcionários vão trabalhar com as especialidades deles.
Atualmente, temos uma equipe bem grande, mas, lembre-se, tudo que parece grande hoje, começou pequeno um dia.
O que achou da sacada de hoje? Você está pensando em fazer as sua três primeiras contratações? Conte nos comentários! Para mais conteúdo sobre marketing digital e outras dicas para aplicar o seu empreendimento, continue acompanhando as postagens aqui no blog. Um grande abraço e até o próximo episódio!