Sun Tzu, um general chinês conhecido por escrever o livro A Arte da Guerra, é dono da seguinte frase: “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.”
Hoje eu vou falar sobre os princípios do livro que são incrivelmente correlacionados com o marketing digital e, se você segui-los, terá campanhas de marketing muito melhores.
O livro A Arte da Guerra
O livro a Arte da Guerra é muito lido por generais. Sun Tzu foi um mago em entender as regras no mundo da guerra. Ele compreendeu, por exemplo, como alguns generais tinham algumas vantagens sobre outros e, por isso, ganhavam a guerra.
Erico, mas o que isso tem a ver com marketing digital? Nos dias de hoje nós também vivemos em guerra. A guerra moderna é no mundo dos negócios. Conforme eu vou lendo e estudando o livro de Sun Tzu, vou percebendo cada vez mais as semelhanças das guerras com o mundo dos negócios e do marketing.
A batalha no marketing
No marketing, acontece uma batalha mental entre a pessoa que está vendendo e a pessoa que possivelmente pode realizar aquela compra.
A frase “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo não precisa temer o resultado de 100 batalhas”, também de Sun Tzu, cai como uma luva no marketing. Se a gente substituir as 100 batalhas, por 100 campanhas, fica ainda mais claro. Posso dizer que mais de 60% das campanhas que eu tive conhecimento que deram errado foi porque quem vendia não conhecia a própria audiência, ou seja, não entendia o real problema das pessoas que poderiam comprar o produto que ele estava vendendo.
A verdade é que a maioria das pessoas acha que conhece a audiência, mas não necessariamente conhece. Por isso, voltando a primeira frase de Sun Tzu que eu citei aqui, as pessoas só veem o óbvio, e se esquecem daquilo que não está visível. É isso que difere as pessoas que entendem de marketing das pessoas que fazem campanhas ordinárias.
A sacada, então, é analisar as respostas do seu conteúdo gratuito. Outra dica é fazer pesquisa. Toda vez que alguém se cadastra na Fórmula de Lançamento, eu rodo uma pesquisa para saber o perfil de quem está inscrevendo. Faça você isso também.
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