Não sei se você sabe, mas meu canal do YouTube cresceu MUITO nos últimos meses…
E o principal motivo para que isso tenha acontecido é:
Geração de conteúdos!
Logo, no vídeo de hoje eu vou te mostrar as 5 maneiras que eu uso pra criar conteúdos e que você também pode aplicar para aumentar sua audiência:
Quantidade x Qualidade para criar conteúdos
Muita gente me pergunta: como você consegue produzir 365 dias de conteúdo? Como você consegue gerar tantas ideias?
Se você deseja criar conteúdos com qualidade e gerar valor para sua audiência, uma das grandes sacadas é publicar diariamente, pois assim você tem a chance de entrar na rotina do seu público.
Mas, como ter tantas ideias? Como produzir tantos conteúdos com qualidade? Eu preparei 5 maneiras para facilitar sua criação. Confira abaixo.
1- Aprendendo com os erros
Pegue papel e caneta e escreva 30 erros que você cometeu na vida, que possam ajudar o seu público-alvo. A ideia é evitar que sua audiência não cometa as mesmas falhas do seu passado.
Esse é um grande tema a ser explorado, independentemente do produto ou serviço que você vende. E pode ser compartilhado vídeo a vídeo ou em uma produção mais densa, com vários erros.
2- Compartilhe os acertos
Da mesma maneira que você fez com os erros, escreva 30 acertos da sua vida e compartilhe essas vitórias. Assim você pode inspirar, servir de exemplo e melhorar a vida de alguém.
Ressaltando que o número 30 é hipotético e modesto. Você pode produzir muito mais do que 60 conteúdos com os seus altos e baixos, basta memorizar tudo e organizar de maneira atrativa em forma de conteúdo.
3- Perguntas no Facebook para criar conteúdos
Use o engajamento do público ao seu favor por meio da seguinte dinâmica: Se você fosse tomar um café comigo, o que perguntaria?
Assim você consegue criar conteúdos ricos, com base na relevância e interesse do público em determinados assuntos.
Outra maneira de usar o engajamento para criar conteúdo é ser direto. Peça ajuda ao público para criar pautas e temas dos próximos materiais. Assim, além de facilitar a criação, o fã fica mais interessado, pois de alguma maneira ele está contribuindo diretamente para o resultado final do seu trabalho.
4- Keyword Planner
Keyword Planner é uma poderosa ferramenta do Google que pode fornecer vários insights para a sua criação de conteúdo.
Nela é possível digitar algo e visualizar termos similares que estão sendo muito procurados no buscador. Assim você pode conseguir ideias e descobrir como e em que quantidade o seu público pesquisa sobre tais assuntos.
5- Modelar campeões de conteúdo
Essa maneira consiste em identificar conteúdos campeões, ou seja, de muita qualidade e que estão bombando. Depois, use como referência para criar suas pautas. Eu, por exemplo, gosto muito do canal do Mairo Vergara. Muitas vezes eu visito os vídeos dele para me inspirar e buscar referências.
Mas o canal do Mairo é de um nicho totalmente diferente do meu, pois ele ensina inglês. Então, como adaptar conteúdos para a sua necessidade?
Por exemplo, existe um vídeo do Mairo chamado “Por que algumas pessoas aprendem inglês e outras não?”. A partir dessa chamada você pode criar diversos conteúdos como:
Por que os carros 1.0 gastam menos combustível do que os 2.0?
Por que uma empresa lucra e a outra não?
Por que que algumas pessoas são produtivas e outras não?
Por que algumas pessoas fotografam bem com a câmera fotográfica X e outras não?
Por que algumas pessoas dormem mais e outras não?
Criar Conteúdo gera valor e valor gera relacionamento
Quando você gera relacionamento com conteúdo as chances de impactar as pessoas e vender para elas é muito grande, pois você cria engajamento e credibilidade na audiência.
Mas lembre-se de duas regras:
Número 1: Nunca priorize quantidade em detrimento de qualidade;
Número 2: Nunca fique acomodado em só produzir o quanto você produz, busque sempre produzir cada vez mais;
O vídeo acima, por exemplo, foi produzido a partir de uma sugestão dos meus seguidores. Se você quiser me ajudar nessa missão deixe nos comentários as suas sugestões, quem sabe sua ideia não será o tema do meu próximo vídeo?