“Erico, quais suas sugestões de livros de cabeceira para quem quer empreender?”
Muita gente me pergunta isso, e o fato é que existem vários e eu poderia ficar o dia inteiro falando deles, mas nesse episódio eu falo dos meus 4 livros de cabeceira mais importantes e que podem fazer a diferença pra você, como fizeram pra mim. Tem vários e eu poderia ficar falando de todos os livros que são importantes mas eu decidi mostrar 4 para vocês. Dois mais estratégicos, e dois mais focados ao marketing digital.
Livros de cabeceira voltados para estratégia
Primeiro começando na estratégia, eu costumo dizer que estratégia e comportamento na minha opinião são importantes para o empreendedor. Do mesmo jeito que estratégia e comportamento são importantes para o atleta, não é? Então, um atleta que é campeão, ele não só simplesmente treina o seu arremesso, ele treina a mentalidade dele. Se você encontrar atletas profissionais, você vai sacar isso. Inclusive, eu conheci o Bruno Zanuto, do vôlei, ele treina muito a mentalidade. Conheci também o Edmilson, ex-jogador da seleção, também treina muito a mentalidade.
E no ramo da mentalidade e comportamento eu aconselho vocês a lerem os livros do “Geração de Valor”, tem o número 1, 2 e 3. Esses são livros que vão fomentar a mentalidade, software que está controlando a máquina. Muito recomendado mesmo.
Em termos estratégicos, um livro que me transformou e deu um tapa na cara da minha vida, é o “Trabalhe 4 horas por semana”, do Timothy Ferriss. Naquele Minha esposa costuma falar que depois que eu li aquele livro, em vez de trabalhar 4 horas por semana, eu descanso 4 horas por semana.
Se você vai ler aquele livro para trabalhar menos, eu não sei ao certo se vai te ajudar nisso. Mas o que me ajudou foi a distinguir a diferença entre vender serviços e vender produtos, e a possibilidade de você escalar seu impacto ao vender produtos no lugar de serviços.
Então, é por isso que eu descanso 4 horas por semana, porque eu tive a oportunidade de escalar, de vender muito, de fazer muito mais o que eu gosto, e do que você gosta, fazer alguma coisa que faz parte da minha missão pessoal, e ter escala nisso, é extremamente viciante. E o vício faz com que eu trabalhe mais horas do que descanse porque, antigamente, ficava difícil eu entender o que é trabalhar, e o que é prazer. Era uma coisa que eu não tinha quando eu fazia no um a um.
Então, aconselho você a ler e reler aquele livro. É um livro também mais estratégico.
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Livros de cabeceira voltados para o Marketing Digital
Já no ramo do marketing, eu sou fã de marketing digital. Eu acredito que marketing e vendas são a gasolina do empreendedorismo, é o que faz o empreendedorismo ir mais longe, mais rápido.
Em Marketing, eu recomendo um livro que se chama “Ideias que colam”, muito legal, de um cara que se chama Chip Heath. Ele fala de dez princípios fortes que fazem com que algumas ideias se propaguem muito e outras nada. E, no marketing, é importante entender propagação, mesmo que não chegue a ser no viral, porque algumas mensagens as pessoas tendem a passar para frente e outras mensagens as pessoas esquecem, ou só não passam pra frente. E ele discorre nisso com uma pancada de experimentos. Eu amo esse livro.
E o último livro, em termos de marketing, e, nesse caso, especificamente em marketing digital, é “O Mensageiro Milionário”, de um cara que se chama Brendon Burchard. Um livro que fala como você pode entrar na indústria do info-empreendedorismo. Como você pode vender o seu conhecimento e fazer um grande impacto nisso, como você pode causar um impacto muito maior, um faturamento muito maior? Ele discorre quais são os métodos mais tradicionais.
Você começando com esses 4, contando que o Geração de Valor 1, 2 E 3, é uma trilogia, você está em boas mãos. São livros que eu não só li, como releio frequentemente.
Um grande abraço!