Se eu pudesse alucinar qual é uma das maiores dores dos meus alunos que são de um nicho pequeno, diria que é o medo de não escalarem seus negócios, quiçá chegar na faixa-preta.
Essa é a mesma dor do casal Lícia e André, dois alunos meus que entrevistei no Podcast Faixa Marrom, onde eu converso com alunos e alunas que fizeram 6 em 7, ou seja, R$ 100 mil em apenas 7 dias.
Eles são do nicho de história da arte e me perguntaram ao final da nossa conversa se um dia eles precisam trocar de nicho pra um maior pra que o negócio deles escale até a faixa-preta.
E aí, será que eles precisam mesmo trocar de nicho pra escalar mais? Ou será que dá pra escalar o negócio em um nicho pequeno, tal que cheguem até a faixa-preta?
A minha resposta pra eles você vai encontrar nas próximas linhas deste artigo. Mas caso você prefira ver nossa conversa por vídeo é só clicar no link abaixo:
Antes de começar deixa eu te explicar uma coisa:
O que é nicho pequeno e nicho grande?
O ponto de partida da nossa conversa hoje é o conceito de nicho.
Talvez você saiba, talvez não, mas nicho é uma fatia de mercado, que funciona como uma categoria que reúne pessoas com interesses comuns.
Logo, nicho grande é quando um grande número de pessoas estão interessadas numa mesma categoria, como o nicho de finanças, por exemplo.
Já o nicho pequeno, seria a categoria que tem menos pessoas interessadas naquele assunto, como o do casal Lícia e do André, que é história da arte.
Dito tudo isso…
Nicho pequeno é escalável? Consigo chegar na faixa-preta com um nicho pequeno?
Eu costumo dizer que essa sensação de escassez do nicho pequeno é como uma pizza que tem uma quantidade finita de fatias e que podem eventualmente acabar.
Mas no mundo digital essa pizza tem um fermento especial que a faz crescer e multiplicar, como aconteceu com a minha aluna faixa-preta, a Marianne Fazzi, do nicho de nutrição.
No nicho dela o cliente ideal para comprar seu curso precisa ter uma formação, ou seja, ter um diploma e uma certificação de que são nutricionistas, então o número de clientes é limitado.
Antigamente a Marianne achava que pelo nicho dela ser pequeno não conseguiria escalar, quiçá passar dos R$ 2 milhões de faturamento ao ano.
Só que hoje ela é faixa-preta de segundo grau (fatura no mínimo R$ 10 milhões ao ano), rumo aos R$ 50 milhões.
E o nicho da Lícia e do André, que é história da arte, ainda tem dois pontos especiais, que é atrair pessoas que não sabem que gostam de arte, e que também não precisam ter diploma pra comprar o produto deles.
Logo o nicho é pequeno, mas pode atingir um público bem maior que o da Marianne, e quiçá faturar o mesmo que ela.
O problema de quem tem um nicho pequeno é achar que um dia vão esgotar o número de pessoas que podem ter interesse no seu produto.
Mas estamos no começo de uma revolução digital, que foi impulsionada pela pandemia, e ainda tem muito chão pela frente.
Por isso, quando a pessoa vem me dizer tem medo de lançar porque acha o nicho dela pequeno demais, na minha opinião técnica ela tá deixando dinheiro na mesa.
Porque sim, é possível escalar e fazer o 6 em 7 e até chegar na faixa-preta em um nicho considerado pequeno.
E pra te ajudar a superar esse medo, eu separei abaixo 4 dicas para você escalar os seus lançamentos mesmo em um nicho pequeno.
Bônus: 4 dicas para escalar o seu negócio mesmo em um nicho pequeno
Eu te contei até aqui que é possível escalar seu negócio mesmo que seu nicho não seja grande, mas pode ser que só isso não seja suficiente pra você.
Segue aqui comigo porque para fazer essa parada acontecer eu separei 4 dicas que vão te ajudar nesse processo.
Dica 1: Superar essa crença limitante
A primeira dica que pode fazer seu nicho pequeno escalar, e que é fundamental para as dicas seguintes, é acabar com a crença limitante* de que um nicho pequeno é menos escalável do que um nicho grande.
*Crença limitante é algo que uma pessoa crê que é verdade, mas na verdade não é, e isso a impede (ou limita) de fazer algo.
E eu literalmente não posso ensinar isso pra você.
Digo isso porque crença é algo que vem de dentro de você, então não importa o que eu fale, porque não vai adiantar de nada se você não quiser acreditar.
Agora, se você acreditar que seu nicho é escalável, automaticamente você vai abrir a mente para ver as possibilidades de escalar seu negócio.
Quer ver um exemplo?
Tenho um aluno, o Thiago Pereira, que lança um expert no nicho de apicultura (que é a criação de abelhas).
A apicultura é um nicho muito pequeno e específico, mas ele já faturou mais de R$ 2 milhões com esse produto, ou seja, é um faixa-preta em lançamentos.
Ele não acredita que por ser de um nicho pequeno pode escalar menos, muito pelo contrário, em 2020 ele traçou a meta de falar comigo no Podcast Faixa Preta, onde eu entrevisto alunos e alunas que faturam mais de R$ 2 milhões por ano.
Sua crença que podia chegar lá fez com que a gente conversasse, e que ele tivesse resultado.
E não sou eu que estou dizendo isso, ele me disse.
O Thiago me contou que para chegar na faixa-preta as pessoas que estão num nicho pequeno precisam parar de acreditar que nicho grande escala mais, e seguir o que diz a Fórmula de Lançamento (que é a segunda dica que eu dou para você hoje).
Dica 2: Seguir o passo a passo da Fórmula de Lançamento
Tudo o que você precisa saber para escalar seu nicho está dentro da FL, lá tem o passo a passo para você chegar à faixa-marrom, e quiçá na faixa-preta também.
Foi o que fez a Wanice Bon’ávígo, uma faixa-preta do nicho de numerologia cabalística.
Ela e sua sócia seguiram o método à risca, sempre anotavam tudo o que eu falava nas aulas e chegaram ao faturamento de R$ 2 milhões por ano, em um nicho pequeno, acreditando que podiam chegar lá.
É o que eu também indico pra você.
Dica 3: Ter mais de um produto
Além disso, tenho uma terceira dica que é: fazer uma esteira de produtos para o público que já compra de você.
“Mas como assim, Erico?”
Uma esteira de produtos é ofertar novos produtos, além do seu principal para que seus clientes atuais possam eventualmente continuar comprando de você.
Assim, mesmo num nicho pequeno, você pode continuar vendendo para a sua audiência atual e ir escalando seu faturamento.
Um bom exemplo disso é minha mentoria Insider e o meu mastermind, o Plat, que são dois outros produtos que eu tenho para quem já é aluno da Fórmula de Lançamento.
Mas você não precisa fazer como eu, pode criar outros cursos dentro do seu nicho, por exemplo, é o que a Mari Fazzi, do nicho de nutrição que eu falei há pouco, faz
ATENÇÃO: Eu só indico ter mais de um produto SE E APENAS SE você já tiver feito o 6 em 7.
Primeiro você masteriza o processo todo com um produto pra depois criar outro.
Ter mais de um produto ao mesmo tempo, sem o nível de experiência e bagagem de lançamentos que o 6 em 7 traz, é colocar a carroça na frente dos bois.
Dica 4: Subnichar o máximo possível
E agora a minha última dica, que serve inclusive para você que está num nicho grande, é subnichar o máximo que puder o seu negócio.
Sim, eu tô literalmente falando pra você deixar o seu nicho menor ainda.
Por mais contraintuitivo que possa parecer, eu digo isso porque ao deixar o seu negócio o mais subnichado possível as chances são que menos pessoas estão falando sobre o mesmo assunto que você.
É muito mais fácil ser o número 1 do mercado se só tem você lá.
Dessa forma você se torna a referência naquele assunto e aumenta a probabilidade de escala do seu negócio.
Um exemplo disso é o casal Patrícia Suzuki e o Luccas, que são faixas-preta em lançamento e faturaram mais de R$ 2 milhões ao ano com venda de cartas de consórcio de imóveis no Japão.
O expert deles é irmão da Patrícia, e ele é especialista em consórcio, mas eles decidiram deixar o produto bem específico, voltado para pessoas que moram no Japão e querem construir um patrimônio aqui no Brasil.
Com isso, chegaram a faturar mais de R$ 2 milhões de reais por ano em um negócio que não é infoproduto, e ainda num nicho pequeno e extremamente específico.
Além disso, o irmão da Patrícia hoje é umas das maiores referências na área dele.
Então mesmo num nicho pequeno, ou um subnicho dentro de um nicho maior, é possível escalar seu negócio e chegar na faixa-preta.
Conclusão
Neste artigo eu falei sobre nicho grande e nicho pequeno, e que muitos alunos, como a Lícia e o André têm a crença limitante de que só pelo fato do nicho ser menor ele escala menos.
Acontece que mesmo com um nicho pequeno dá para chegar a faixa-preta, como é o caso da minha aluna Marianne Fazzi, que já fatura mais de R$ 10 milhões por ano no nicho de nutrição, e o do Thiago Pereira, que fatura mais de R$ 2 milhões no nicho de apicultura.
E para você escalar o nicho pequeno o que pode fazer é seguir essas 4 dicas:
- Desfazer a crença limitante de que nicho pequeno escala menos que um nicho grande
- Seguir a Fórmula de Lançamento
- Fazer uma esteira de produtos
- Nichar o máximo possível o seu nicho de mercado
Agora me conta nos comentários o seu nicho e se ele é grande ou pequeno: valendo!
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