Não importa quantas vezes você cai e sim quantas vezes você se levanta!
Essa frase do Rocky Balboa serve de exemplo pra nós que vivemos os altos e baixos do empreendedorismo. O fato é que tanto no empreendedorismo quanto na sua vida, o seu equilíbrio emocional para enfrentar seus problemas pessoais ou profissionais é o que pode te levar ao sucesso ou ao fracasso.
Já pensou se você pudesse ligar uma chave e simplesmente se sentir bem? Será que isso é possível? Por mais contra intuitivo que possa parecer é possível sim e eu conto 3 maneiras de como exercitar isso nesse vídeo:
Por que exercitar sua resiliência emocional?
Se você é empreendedor já sabe, se não é entenda que, nosso ofício pode ser comparado, literalmente, com uma montanha russa. Pois empreender é cheio de adrenalina, diversão, curvas, altos e baixos. Por isso, é extremamente necessário que você exercite sua resiliência emocional para conseguir manter o controle em situações estressantes.
As situações estressantes podem vir de vários lados, inclusive ao mesmo tempo. Mesmo que sua empresa esteja bem você pode perder um bom funcionário, brigar com o parceiro, ter problemas no casamento, bater o carro, perder um amigo, dentre outras coisas. Por isso a resiliência emocional, ou seja, capacidade de ativar boas emoções mesmo quando estamos mal, é muito importante.
Além dessas três maneiras que eu vou citar a seguir, eu listei 5 benefícios de meditar por 1 ano, fato que me ajudou no controle emocional pleno.
Exercício 1: Cante uma música do fundo do pulmão
Este artigo é a continuação da série sobre resiliência, sendo que ela começou com 3 jeitos de desenvolver sua resiliência social. E por mais estranho que pareça, cantar bem forte, segundo pesquisas, libera endorfina no sangue, além do prazer, e nos deixa mais feliz! Por isso, sempre que puder, cante bem alto suas músicas preferidas.
Exercício 2: Olhe para uma janela por 30 segundos
Engraçado, não é? Mas igual ao exercício acima, segundo pesquisas, olhar para uma janela ativa a curiosidade, fato que satisfaz a mente e ajuda na resiliência emocional.
Se estiver dentro de um ambiente, olhe para fora, e se estiver na rua ou fora de um ambiente, olhe para dentro!
Exercício 3: Assista vídeos de filhotes
É isso mesmo, filhotes! Seja de bebês, gatinhos, cachorrinhos, ursinhos panda e até mesmo no meu caso, filhotes de coala!
Assistir esses vídeos, além de distrair, tira a tensão, relaxa, entrerte e diverte, benefícios sempre importantes para a gente conseguir exercitar a resiliência emocional.
Sempre que você enfrentar uma situação difícil no seu cotidiano pare, respire fundo, tente manter a cabeça no lugar, se distraia com algumas coisas e só então volte para seus afazeres!