Outro dia eu tava conversando com um aluno e ele me perguntou o seguinte:
“Erico, como aumentar a minha taxa de conversão?”
Esse aluno, o Erick Langon, fez 6 em 7 mais de uma vez com curso de francês online. Então é um cara que já tá há um tempo no campo de batalha.
E a real é que até eu, que tô há 7 anos crescendo no mercado de marketing digital, ainda me questiono isso quase o tempo todo.
Eu já testei muitas coisas para aumentar a minha taxa de conversão. E não só testei pessoalmente, como tenho acesso ao que os maiores players do mundo dos lançamentos testam por conta do meu grupo de alta performance Platinum.
E depois de anos testando e observando, eu acredito fortemente que existem 3 fatores que você pode intensificar no seu negócio (mais especificamente nos seus conteúdos) para aumentar as chances de ter uma taxa de conversão maior.
Nas próximas linhas eu vou te explicar cada um desses fatores. Mas, se preferir, pode ver a versão em vídeo, onde eu explico essa parada pro Erick, o aluno que me fez a pergunta do início desse artigo:
Vamos lá.
Fator 1: Intensificar o volume de conteúdo
O aumento do volume de conteúdo tende a resultar no aumento do volume de vendas e/ou da conversão.
Eu pude comprovar isso nos meus últimos lançamentos, desde que eu passei a fazer 2 conteúdos raízes por dia, de segunda a sexta-feira, em vez de 1 por dia.
Mas por que isso acontece? Porque 2 é maior que 1.
Isso significa o seguinte: quanto maior é o volume de conteúdo que você gera, potencialmente mais pessoas terão acesso a esse conteúdo.
Deixa eu fazer uma conta de padaria aqui pra exemplificar.
Suponha que você consegue colocar 10 pessoas em uma live. Se você passa a fazer 7 lives por semana, teoricamente são 70 pessoas impactadas pelo seu conteúdo… e por aí vai.
Por isso volume é importante, por isso volume muda o jogo, porque mais volume de conteúdo = mais audiência.
E quanto maior é a audiência, maior tende a ser o seu lançamento, porque você tem mais pessoas que te acompanham e estão propensas a comprar o seu produto.
Só que fica ligado numa parada importante: você tem que procurar aumentar o volume do conteúdo sem diminuir a sua qualidade de vida como expert ou lançador (e eu digo isso por experiência própria).
Ou seja, esse aumento tem que ser sustentável pra você no longo prazo. É igual a um elástico: se você esticar o tempo todo uma hora ele arrebenta.
Eu já tentei esticar demais e não consegui sustentar. Teve uma época que eu fazia Podcasts Faixa-Marrom à noite, mesmo sabendo que era um horário tenso pra mim (porque eu durmo cedo, porque chocava com o tempo de passar com a família, etc).
Então hoje eu entendo o que funciona pra mim pra que intensificar o volume de conteúdo seja quase que automático e exija pouco esforço da minha parte, assim eu consigo manter essa parada por muito tempo (o que impacta diretamente na minha taxa de conversão).
E eu sugiro fortemente que você encontre meios para produzir volume de conteúdo da forma mais automática possível, seja entendendo quanto tempo de preparação você precisa, quais são os melhores horários pra produzir e se você gosta ou não daquele formato de conteúdo, por exemplo.
E quando o conteúdo exige mais tempo de preparação, eu conto com uma equipe para me ajudar.
Você pode tá aí pensando: “Mas eu não tenho uma equipe e nem tenho condições de ter uma agora”.
Olha, tá tudo bem você não ter equipe ainda, porque conforme o seu negócio cresce, você cria o seu time. Mas enquanto você não tem esse suporte, é importante seguir o que eu te falei em cima sobre deixar seu conteúdo mais automático.
Mas importante: aumentar o volume NÃO significa perder qualidade. Conteúdo precisa gerar valor para a sua audiência, independente do volume que você produz.
Fator 2: Intensificar a distribuição desse conteúdo
A intensidade não é só aplicada no volume do conteúdo, mas também na distribuição dele.
Lembra o que eu falei há pouco: quanto maior é a audiência, maior tende a ser o seu lançamento (potencialmente, maior é a sua taxa de conversão também).
E se você realmente quer crescer a sua audiência, precisa investir dinheiro nas plataformas (Instagram, Facebook, Youtube), tal que elas distribuam esse conteúdo para muito mais gente.
O que acontece é o seguinte…
As redes sociais são empresas que têm contas pra pagar, como qualquer outra. Então elas precisam gerar caixa de alguma forma.
E a forma que elas encontraram é através do investimento em tráfego (e a distribuição entra aqui).
Logo, quanto mais você investe (com responsabilidade e habilidade para tal), para mais pessoas o seu conteúdo chega. E vice-versa: quanto menos você investe (ou se não investe nada), menos pessoas tendencialmente terão acesso ao seu conteúdo.
Nada de certo ou errado com isso, esse é o modelo de negócios dessas plataformas.
Mas aí você pode dizer…
“Ah Erico, eu não tenho dinheiro pra investir” ou “Eu tenho dinheiro, mas não sei por onde começar”…
Não importa se você tem ou não tem dinheiro pra investir na distribuição, a minha resposta é a mesma: fazer montinho montão.
Essa técnica basicamente consiste em começar investindo pouco (o que quer que seja pouco pra você) e ir aumentando o investimento conforme o seus lançamentos escalam.
Eu não vou me estender na explicação porque já fiz esse artigo aqui só sobre montinho montão.
O fato é que, intensificar a distribuição do seu conteúdo é definitivamente um fator que influencia na taxa de conversão (e/ou volume de vendas) do seu lançamento.
Mas ainda tem um terceiro fator, que é…
Fator 3: Intensificar o uso de gatilhos mentais
Um dos meus lançamentos de maior conversão, historicamente, aconteceu no ano passado: foi o dobro da taxa de conversão em comparação com os meus outros lançamentos.
E eu demorei a sacar o que exatamente eu fiz de diferente nesse lançamento pra conversão ter sido mais alta do que nos outros… até que a minha ficha caiu.
Nesse lançamento, especificamente, todos os dias eu postava no meu grupo de Telegram Galera Raiz um print de algum aluno meu que fez o 6 em 7, fora os outros conteúdos que eu já postava no grupo também.
O que isso significa, então? O print era um reforço diário do gatilho mental da prova e isso funcionava como um incentivo para as pessoas comprarem a Fórmula porque mostrava, de uma forma ou de outra, que o resultado que eu prometo é real.
E como lançamentos nada mais são do que gatilhos mentais orquestrados em sequência, quanto mais gatilhos você utilizar e intensificar de forma íntegra, maior tende a ser a sua taxa de conversão.
Tanto que, quando eu parei de postar esses prints, a minha taxa de conversão caiu
Como eu disse há pouco, demorei pra sacar que essa queda tava diretamente associada à intensificação do gatilho mental da prova. Mas, uma vez que eu saquei, decidi focar nesse gatilho mais uma vez, só que de uma forma ainda mais intensa…
Porque é o seguinte, existem níveis de intensificação. Postar um print do resultado do seu aluno é um nível… agora, fazer uma entrevista por dia, pelo menos 5 vezes na semana, com um aluno que atingiu aquele resultado, é outro nível de intensificação.
Logo, eu entendi que usar o gatilho da prova com o print de um ou dois testemunhos, nunca seria tão eficiente quanto entrevistar um aluno todos os dias.
Então, agora, a forma que eu encontrei de intensificar esse gatilho é, de segunda à sexta-feira, às 9h07 da manhã, conversar ao vivo com um aluno que fez o 6 em 7 (R$ 100 mil em 7 dias consecutivos) no Podcast Faixa-Marrom ou chegou nos R$ 2 milhões de faturamento, no Podcast Faixa-Preta.
Outra forma que eu encontrei para fortalecer esse gatilho é através do Banco de Resultados. Neste banco eu juntei mais de mil histórias de alunos que chegaram ao 6 em 7.
Dito tudo isso, é o seguinte: se você quer aumentar a sua taxa de conversão, então eu sugiro fortemente que intensifique o uso de gatilhos mentais no seu conteúdo, especialmente o da prova, porque ele evidencia que a sua promessa de resultado é real.
Conclusão
Neste artigo, eu te expliquei três fatores fundamentais para você seguir na produção do seu conteúdo para aumentar sua taxa de conversão.
Eu comecei te mostrando que você precisa aumentar o volume do seu conteúdo, mas sem deixar que isso afete sua qualidade de vida e te cause um desgaste em longo prazo.
Além disso, eu mostrei que é importante você investir na distribuição do seu conteúdo para que ele se mantenha relevante nas plataformas e tenha um maior alcance.
Por último, eu falei sobre os gatilhos mentais, pra você mostrar pra sua audiência que a sua promessa de resultado é real.
E me conta nos comentários: você já intensificava esses 3 fatores?
Se você quer receber mais conteúdos como este e alcançar seu objetivo de fazer um 6 em 7, você pode me acompanhar no meu canal de Telegram Galera Raiz, onde eu compartilho áudios com sacadas do mundo dos lançamentos, empreendedorismo e marketing digital. Para fazer parte é só clicar no link: Quero entrar no Telegram Galera Raiz