por -

Se você está interessado em vender pela internet e, quiçá, fazer um 6 em 7 ou um 7 em 7 (R$ 100 mil reais em 7 dias ou R$ 1 milhão de reais em 7 dias), a copy é uma parada decisiva que simplesmente você não vai poder ignorar. 

E seja nas lives que eu faço diariamente, seja nos meus grupos de mentoria, eu vejo que tem 3 erros que muita gente comete na hora de fazer uma copy. 

E talvez você saiba o que é copy, talvez não. 

Seja qual for o seu caso, fica comigo até o final desse artigo que eu vou te contar não só o que é copy e quais são esses erros, mas vou te falar o mais importante: como evitá-los.

Eu também falei sobre isso e muito mais no podcast abaixo, caso prefira ver a versão em vídeo: 

PARA COMEÇAR, O QUE É COPY?

Antes de mais nada, pra gente ficar na mesma página, eu vou te dizer o que é que eu, Erico, defino como COPY, que é uma abreviação da palavra copywriting. 

Copy é a arte de você escrever um script, ou um pedaço de comunicação para influenciar as pessoas a fazer uma ação, seja ela qual for. 

Esse script pode ser entregue tanto falado ao vivo, em um vídeo, em áudio ou lido em texto mesmo. 

Além disso, para mim, copy são gatilhos mentais em sequência, executados em um certo tempo. 

Ou seja, quando escrevo uma copy eu tendo a aguçar o jeito que eu penso, intensificando gatilhos mentais, de forma a fazer com que eles tenham mais impacto.

Copy é como uma música. 

Música são notas musicais executadas com certa intensidade, a um certo tempo, numa certa sequência. É a sequência, a intensidade e o tempo que diferem uma música que inspira, que anima a gente, de um barulho que dói o ouvido. 

Só que você saber disso não resolve muita coisa na hora de escrever uma copy. 

E aí começam a aparecer alguns obstáculos que, se você tiver com eles em mente, pode ter a chance de desviar deles ou até mesmo superá-los. 

Eu separei aqui 3 dos principais erros que as pessoas cometem na hora de escrever um copy de lançamento. 

E pra cada um vou te dar também um caminho para fugir deles. 

O PRIMEIRO ERRO DA COPY: SUBESTIMAR O AVATAR 

Acho que esse é um dos erros mais clássicos. E o que tem mais impacto direto no resultado do seu lançamento. 

O avatar é a célula-tronco de toda a campanha de marketing, ou pelo menos deveria ser. 

E muita gente não define bem esse avatar. Não sabe qual o sexo, a faixa etária, a formação e, principalmente, os sonhos e as dores. 

E aí, quando vai escrever uma coisa sem ter a definição de pra quem é, ela tende a não ser eficiente. 

Para você persuadir alguém a tomar uma ação que você quer que ela tome, você normalmente tem que se conectar com ela, prometendo ou falando sobre uma aspiração que ela tem ou uma dor que ela tem.

Se você não conhece o avatar direito, você já começou completamente errado.

Porque você pode ser o melhor copyriter, o melhor lançador ou o melhor expert do mundo, se você errou a dor da pessoa, você vai escrever e definir aquela dor perfeitamente, lindamente, de forma ultra clara, só que não é a dor que aquele avatar tem. 

Não vai adiantar nada falar de churrasco pra um vegetariano. Não funciona, ainda que seja o melhor churrasco do mundo.

Como sair disso então? 

Definindo o seu avatar. Inventa um nome pra ele, imagina a idade, o que ele faz, o que ele sonha, o que ele tem medo, o que ele costuma falar (e lembra que avatar é algo que precisa ser constantemente checado, principalmente no começo, porque de cara você vai precisar intuir como ele é, e depois vai precisar confirmar se a sua intuição estava correta). 

O SEGUNDO ERRO: A COPY CHATA

Tem muitas maneiras de tornar uma copy chata. 

Desculpe a sinceridade, mas é o que é. 

Só que tem um ponto em especial, que as pessoas tendem a negligenciar, que é um dos maiores indicativos de uma copy chata: a repetição. 

Quando você repete alguma coisa que já foi falada e já foi entendida, isso tende a tornar chato.

Então se você precisar repetir uma coisa, procure avisar pra sua audiência que você está repetindo e o por quê.

Em segundo lugar, tem a própria mensagem em si. 

A mensagem é relevante? Ela está ajudando as pessoas? 

Por exemplo… Se essa mensagem que eu tô falando aqui não ajudar as pessoas a fazer mais o 6 em 7, vai ficar chato e além de ficar chato, não vai servir pra nada. 

Por último no ranking de chatices em uma copy, tem uma coisa que sempre quando eu tô analisando uma copy eu fico atento é: número. 

Especialmente se começa a complicar, como colocar porcentagem em cima de porcentagem, número em relação a número, fica muito chato. 

Exemplo: “Em um cenário de 1500 mulheres, 10% são loiras e 5% desses 10% é blablabla”. Se você não está falando para uma audiência de estatísticos não tem nada mais chato que ficar falando de números. 

Então fuja das repetições e dos números como o diabo foge da cruz.

DICA BÔNUS: ao invés de cair na tentação de usar números e repetições, conte histórias.

O gatilho mental da história é um dos mais poderosos para criar conexão com as pessoas. 

Me pergunta como é que eu sei disso… 

Eu não sei se você sabe, mas até o início da pandemia eu dava Masterclasses ao vivo por todo o Brasil. E no início do evento, seja ele qual for, toda plateia tá mais dura, descrente, de braços cruzados. 

Assim que eu começo a contar uma história o efeito é imediato: os braços descruzam, a pessoa vai se inclinando pra frente, abrindo os olhos. Tudo isso pra prestar mais atenção, porque história conecta. 

Não tem nada mais poderoso em uma copy que uma boa história.

O TERCEIRO ERRO DA COPY: ERRAR A ISCA 

Tem uma fala que eu já ouvi algumas vezes na vida, que é: fiz um lançamento e não vendi nada, o problema está na minha copy? 

Depende. 

Porque um lançamento não é só a copy. A copy é só uma parte de um lançamento. 

Antes de qualquer pessoa chegar na copy do seu lançamento em si, ela vai ter que ser atraída pra ela. 

E se aquilo que você usa para atrair (um e-book, um webinário, uma masterclass, ou o que quer que seja) não tem nada a ver com o seu lançamento, aí não tem copy que salve esse lançamento.

Vamos pegar um exemplo: se eu prometo em uma copy o 6 em 7, mas na hora de construir a minha lista eu atraí pessoas que querem melhorar a mentalidade, não importa se a minha copy é boa ou não, importa que eu chamei pessoas pra ela que não querem o que eu ofereço. 

Então o primeiro ponto de atenção é: como foi criada a lista?

O que você usou de isca tem a ver com o que você apresenta no lançamento? 

Se não tiver, repense e refaça a sua isca.

CONCLUSÃO

Então pra ficar bem claro, vamos recapitular o que a gente acabou de ver aqui. 

No artigo de hoje eu te contei o que é copy e como ela influencia diretamente no resultado que você pode ter no seu lançamento. 

Só que, além disso, você viu os 3 principais erros que os lançadores cometem quando criam a copy e como você pode fugir deles. 

Então tenha sempre esses 3 pontos em mente: 

  • Defina o seu avatar: se você ignorar essa parte, você vai acabar vendendo churrasco pra vegetariano e aí não tem santo milagreiro pra salvar um lançamento assim; 
  • Deixe de ser chato: fuja dos números, das repetições e invista em contar boas histórias para conectar você, o seu avatar e a sua promessa;
  • Capriche na isca: não adianta ter a melhor copy do mundo se você atrai pessoas que não estão interessadas nela.  

Por último e não menos importante:

Se você quiser se aprofundar nos diversos assuntos relacionados ao mundo dos lançamentos e receber conteúdos exclusivos meus, eu te convido a participar do meu canal do Telegram chamado Galera Raiz. 

Para isso, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo Telegram e acessar o canal Galera Raiz através desse link: Quero entrar no canal Galera Raiz.

Antes de ir, me diz aí nos comentários: já caiu em algum desses erros?