Habilidade, foco e força de vontade.
Essas 3 coisas são fundamentais pra qualquer empreendedor ter sucesso na sua jornada. Resiliencia mental é habilidade de você ter essas 3 coisas quando você bem entende.
Nesse episódio (último dessa séria sobre resiliência) te explico 3 exercícios que eu uso e que me ajudam (e muito) a aumentar minha força de vontade.
Exercício 1: Meditação
Sem a habilidade de ter foco, motivação e força de vontade o empreendedor não vai a lugar nenhum, simples assim. E a primeira coisa que eu faço para desenvolver essas habilidades é meditar todos os dias. Por que meditar? A meditação aumenta a massa cinzenta do neocórtex frontal, e esse fenômeno consiste na neuroplasticidade.
Com a neuroplasticidade, nós desenvolvemos a habilidade de ter mais força de vontade. Essa habilidade funciona como um músculo, e quanto mais exercitarmos esse músculo maior será nossa força quando necessário. Entendeu?
Além disso, a meditação auxilia em outras coisas como o aumento de foco, queda de ansiedade, melhora sintomas de depressão e dores crônicas, controla pressão arterial, frequência cardíaca e contribui para o sono!
Exercício 2: Tente sua força de vontade
A tentação serve como um desafio para sua força de vontade! Eu, por exemplo, quando estou em um quarto de hotel, coloco um chocolate perto da porta e tento minha força de vontade em não comê-lo toda vez que saio do quarto.
Comece com pequenos desafios diários e evolua gradativamente, para que sua força de vontade seja exercitada todos os dias e, no futuro, quando surgir grandes desafios, sua capacidade de vencer seja suficiente.
Exercício 3: Ficar presente
Ficar presente faz com que a ansiedade de coisas futuras seja minimizada e não afete sua força de vontade.
Quando você concentra os seus esforços no momento presente, sem perder o foco no que virá no futuro, o seu rendimento tende a ser melhor e você consegue ter força de vontade, mesmo em tarefas chatas ou difíceis.
2 macetes contra vilões que sugam sua força de vontade
A primeira é cuidar do sono! Parece simples, mas não é. Foi cientificamente comprovado que quando dormimos menos, nossa força de vontade também diminui. O que não significa necessariamente aumentar as horas de sono, mas sim cuidar da qualidade dele.
Por exemplo, uma pessoa pode dormir muito, mas se na noite anterior ela comeu exageradamente, o corpo gastará muita energia para fazer a digestão, contribuindo para a queda da qualidade do seu sono. Por isso, é extremamente necessário respeitar o seu descanso e dormir bem.
A segunda coisa é evitar o álcool! Quanto mais bebemos menos controlamos as nossas ações, quiçá, conseguimos ter força de vontade para algo importante. Por isso o excesso de álcool é muito prejudicial para você.
Esses são os meus truques para desenvolver resiliência mental e aumentar minha força de vontade. Inscreva-se em meu Canal no Youtube e receba ainda mais sacadas como essa!