Eu fiz uma live com o André Lima, um dos maiores especialistas em Prosperidade que eu conheço, e nela ele falou sobre algumas das razões que causam a autossabotagem nas pessoas. O fato é que, uma hora ou outra, todo mundo vai se autossabotar e nesse episódio eu vou explicar as 2 razões que vão te levar à autossabotagem, para que você possa distingui-las e, logo, evitá-las.
O que é autossabotagem?
Autossabotagem é quando você mesmo faz uma coisa que te afasta do seu objetivo. Por exemplo, se você tem o objetivo de praticar exercícios físicos e se inscreve em uma academia, mas em algum dia falta nas aulas, você tomou uma decisão que te afasta do seu objetivo.
No ramo do empreendedorismo, um exemplo é quando o seu objetivo é faturar mais, mas você deixa de fazer o que é necessário para que isso aconteça naquele seu lançamento, naquela sua campanha.
O que causa autossabotagem?
Para mim, as duas principais causas da autossabotagem são a formação reticular e as crenças que estão na nossa cabeça. A verdade é que tomamos diversas decisões no nosso dia a dia, tanto pelo nosso consciente, como a roupa que vamos vestir hoje, quanto no subconsciente. Neste último, a gente toma decisões sem perceber e, normalmente, elas estão baseadas nas crenças que a gente tem, e isso ajuda a fazer com que a gente se autossabote.
Vamos supor que você acredite que comer comida saudável faz com que você fique mais antissocial. Por conta dessa crença sem fundamento, você não vai ter uma alimentação saudável porque quer ter uma vida social ativa.
Uma autossabotagem já aconteceu comigo e é uma boa forma de exemplificar como isso pode ocorrer nos negócios. Eu tive uma oportunidade há um tempo atrás de crescer 10 vezes, mas, para isso, obviamente eu precisava aumentar meu quadro de funcionários em 10 vezes. Só que eu ficava me perguntando: será que eu quero trabalhar 10 vezes mais? Porque, para mim, crescer significava ficar mais preocupado e consequentemente ter uma vida pior.
Ao dizer isso para um amigo, ele abriu os meus olhos e me mostrou que aquilo não era verdade. Ele me fez pensar em como era a minha vida quando os meus negócios eram 10 vezes menor. E a verdade é que antes eu trabalhava bem mais do que agora, e eu sabia disso, mas minha crença estava limitando as minhas ações.
A outra razão, a formação reticular, é quando você diz ao seu cérebro no que ele deve prestar atenção. Voltando no meu caso, eu acreditava que quanto mais meus negócios crescessem, mais eu trabalharia e mais preocupações eu teria. Logo, o meu cérebro estava procurando no mundo provas de que aquilo era verdade e toda vez que ele achava, mais eu acreditava nisso. E quando havia algo que me provava o contrário, eu simplesmente ignorava.
As crenças, portanto, são os nossos obstáculos invisíveis.
Gostou de saber quais as 2 razões que vão te levar à autossabotagem? Espero que sim. Deixe seu comentário sobre o assunto abaixo e continue navegando no blog. E, para você que quer participar gratuitamente da Jornada da Prosperidade que eu menciono no vídeo, basta clicar no botão abaixo. Até o próximo episódio!