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Outro dia eu tava falando com o meu aluno Yhuri, que é do nicho de fotografia. Ele participou comigo do Projeto 747 – onde eu converso quase que diariamente, às 7h47 da manhã, com pessoas interessadas em fazer o 6 em 7 (R$ 100 mil de faturamento em 7 dias).

Nesse bate-papo, o Yhuri pediu a minha opinião sobre o conteúdo dele. Quando fui analisar o que ele tem feito, me deparei com 2 ERROS COMUNS que ninguém deveria cometer quando se trata de produção de conteúdo.

Simplesmente porque são erros que, na minha opinião técnica, atrasam a jornada até esse nível de resultado.

Então se você não quer ter esses obstáculos no seu caminho, segue aqui comigo que hoje eu vou te mostrar que erros são esses e como fugir deles.

Se preferir, você pode ver esse conteúdo em vídeo também:

Agora vamos aos erros:

2 erros comuns na produção de conteúdo

Antes de partir pros erros, só pra não pecar pela omissão,  deixa eu contextualizar um pouco pra você. 

Depois de anos no campo de batalha, eu identifiquei que existem dois tipos de conteúdos que qualquer pessoa que queira fazer 6 em 7, quiçá chegar à faixa-preta (R$ 2 milhões de faturamento em 1 ano), precisa produzir:  o raiz e o nutella. 

O raiz é um conteúdo mais denso e longo, de pelo menos 30 minutos, e que geralmente atrai aquelas pessoas que já estão mais engajadas com você.

Já o nutella é um trecho do raiz e, por isso, é mais curto e rápido de ser consumido. 

Além disso, o nutella tem como objetivo atrair pessoas novas que podem se interessar pelo seu conteúdo e que, depois de assistir a versão curta, fiquem com vontade de procurar e consumir o conteúdo raiz.

Dito tudo isso, quando o Yhuri me pediu pra avaliar o conteúdo dele, de cara eu fui ver se ele estava fazendo conteúdo raiz e conteúdo nutella. Porque pra mim esse é o básico da produção de conteúdo.

E ele tava fazendo, o que já era ótimo. Só o fato de produzir raízes e nutellas direitinho já coloca o Yhuri na frente de muita gente que nem conteúdo faz ainda.

Só que eu vi que os conteúdos dele tinham dois erros clássicos de quem busca o 6 em 7, mas igualmente perigosos, já que colocam os R$ 100 mil em 7 dias em risco. 

E esses 2 erros são:

1 – Não mostrar evidências de que o método funciona

O primeiro erro clássico que eu identifiquei foi que os conteúdos do Yhuri não tinham evidências de que o método dele funcionava.

Com evidências eu quero dizer provas dos resultados dos alunos dele mostrando que de fato o produto gera transformação.

E essa prova é algo que comprove que uma determinada pessoa atingiu o resultado que você promete com o seu produto.

Ou seja, pode ser um testemunho em vídeo ou por escrito e até uma foto do resultado.

No caso do Yhuri, o nicho é fotografia, então é fundamental que ele mostre imagens de antes e depois das fotos produzidas pelos alunos dele, porque o produto é muito visual.

Só que é o seguinte.

O perfil do Instagram dele até tinha fotos de antes e depois, mas todas eram do próprio Yhuri. 

Não tinham fotos tiradas pelos alunos provando que o método que ele ensina de fato funciona.

É do mesmo jeito pro nicho de confeitaria, por exemplo: você não precisa, necessariamente, de um depoimento de alguém que melhorou a sua técnica de confeitagem para provar a eficácia do método, a foto do antes e depois dos bolos já é uma evidência.

Agora, se o seu produto não é visual, só a foto não funciona. Como no meu caso, com a  Fórmula de Lançamento, não basta mostrar uma foto do cara que fez o 6 em 7. A minha experiência no campo de batalha me diz que eu preciso de um depoimento (escrito ou em vídeo).

O  fato é que quanto mais você prova que o seu produto funciona, mais fácil fica o processo de vender e, consequentemente, chegar a um 6 em 7 e até na faixa-preta.

E na minha opinião técnica, pra isso acontecer é mandatório você gerar esse tipo de conteúdo com evidências. 

Inclusive, é por isso que eu faço, quase que diariamente, um Podcast Faixa Marrom pra entrevistar quem fez pelo menos um 6 em 7 ou o Podcast Faixa Preta com quem faturou pelo menos R$ 2 milhões por ano.

Esse foi o primeiro erro que eu identifiquei nos conteúdos do Yhuri. Mas segue aqui comigo porque existe ainda um segundo erro que, se você cometer, tende a colocar o seu 6 em 7 em risco…

2 – Não produzir conteúdos que gritam oportunidade

O segundo erro que observei analisando o perfil do Yhuri foi a falta de conteúdos que gritem oportunidade para o avatar dele.

Mas como assim gritam oportunidade, Erico?

Deixa eu te explicar.

Pra produzir um conteúdo que atraia o seu avatar (seu cliente em potencial), nos seus raízes e nutellas você precisa focar em temas que mostrem obstáculos e oportunidades.

Os conteúdos de obstáculos são aqueles que tratam das objeções do seu avatar, ou seja, as dificuldades que ele coloca pra não comprar ou não implementar o produto.

Já os conteúdos sobre oportunidades são aqueles que resolvem problemas do seu avatar e mostram as vantagens que ele ganha ao assistir o seu conteúdo e, eventualmente, comprar o seu produto.

No caso do Yhuri, ele produzia dois tipos de conteúdos raiz (mais longos), o “Leitura de Imagens com Flash” e o “Perguntas e Respostas – Fotografia com Flash”- os títulos eram literalmente sempre esses em todos os vídeos dele.

Se uma pessoa menos consciente do produto entra no perfil e lê o título de um vídeo “Perguntas e Respostas – Fotografia com Flash”, ela provavelmente não vai ver nenhuma oportunidade ali. 

E pra crescer a audiência e alcançar mais clientes em potencial, você precisa atingir essa galera que ainda não te conhece.

Como fazer isso, especialmente se você tá começando e ainda não é tão conhecido?

O caminho que eu indico é justamente criar conteúdos que GRITEM oportunidade pro avatar e, assim, chamem a atenção pro interesse dele.

E pra saber quais conteúdos sobre oportunidade produzir, é fundamental que você descubra o que soa como oportunidade pro seu avatar. 

Logo, antes de produzir o conteúdo, primeiro você precisa descobrir qual é o problema do seu avatar. O passo seguinte é criar um conteúdo que resolva esse problema.

O Yhuri vende um produto sobre flash pra fotógrafos, então ele tem que produzir conteúdos que resolvam os problemas desse avatar. 

O que ele precisa pensar, por exemplo, é: se o cara usa o flash de maneira errada, que dor isso causa? Qual é o problema dele?

Eu sugeri que ele produzisse conteúdos como: “É isso que você faz errado com o flash” ou “10 erros que você comete ao usar o flash”.

E você pode adaptar isso pro seu nicho.

Esse tipo de conteúdo que resolve um problema desperta no avatar um sentimento de que ali tem uma oportunidade e isso faz com que ele queira saber o que você tem a dizer sobre esse tema.

Conclusão

No artigo de hoje, eu revelei 2 erros que você não pode cometer na hora de produzir um conteúdo, caso o seu objetivo seja fazer pelo menos um 6 em 7.

Esses 2 erros são:

  • Não postar conteúdo com evidências, ou seja, prova dos resultados dos seus alunos provando que o seu método funciona;
  • E não postar conteúdos que gritem oportunidade pro seu avatar.

Isso porque você precisa  postar depoimentos, seja por vídeo ou fotos, que comprovem pra sua audiência que o seu produto funciona.

Mas só isso não adianta. 

Também é fundamental que você produza um conteúdo que desperte nela a oportunidade de que o seu produto vai resolver o problema dela.

Sem esses conteúdos, as chances são que você não vai atrair a audiência certa pra comprar de você, o que só te afasta cada vez mais do 6 em 7, quiçá da faixa-preta. 

Agora me conta nos comentários: Você identificou algum desses erros nos seus conteúdos?