Imagine você criar ou modificar alguma coisa no cerne da estratégia de marketing da sua empresa, que faz com que você, seus clientes e potenciais parceiros ganhem.
Eu estava em Vitória, no Espírito Santo, e não quis parar de treinar Crossfit. O dono do local onde eu estava treinando aplica uma técnica de venda onde todos saem ganhando. Hoje eu conto essa história, que vai fazer você entender como funciona essa técnica que pode fazer não só o seu negócio ganhar mais, como também todos os envolvidos.
A sacada do dono do Crossfit
O dono do Crossfit conseguiu aumentar seu faturamento e dar uma valor maior a vida do cliente com uma ação simples: ele dá aos seus alunos uma consulta gratuita com uma fisioterapeuta. A profissional faz uma avaliação e, se tiver algum problema com o aluno, ela vai fazer recomendações para os educadores físicos do local e, caso necessário, fará um tratamento, no qual os alunos da academia ganham um desconto.
No mundo do marketing, isso é o que se chama cross sell ganha ganha ganha. Sell vem da palavra vender e cross significa cruzado, ou seja, essa é uma técnica de venda cruzada.
Mas, Erico, porque três ganha? Simples, porque três pessoas ganham: o cliente, a fisioterapeuta e o dono do Crossfit. Vou te explicar como.
O cliente ganhará mais um profissional para cuidar da saúde dele e, inicialmente, não pagará nada por isso, só desembolsando caso precise de outra consulta ou fazer um tratamento, e fará tudo isso com desconto. Em contrapartida, a fisioterapeuta ganha potenciais clientes. Já o dono do Crossfit, além de ganhar um aluno mais satisfeito e que realizará os treinos de forma mais correta, ele pode até combinar uma comissão com a fisioterapeuta por cada cliente que ela receber por meio da academia.
Como aplicar essa técnica no seu negócio
E no seu negócio? Quais parceiros você tem? Quem oferece um trabalho no qual você não é especializado e de alguma forma vai ajudar o seu cliente? Vale a pena parar para pensar quem são essas pessoas, porque, se você acha o cross sell ganha ganha ganha certo, do dia para a noite o seu negócio pode aumentar. Isso sem necessariamente você ter mais esforço.
Gostou da sacada de hoje? Espero que você comece a aplicar essa técnica no seu negócio! Depois, não se esqueça de me contar aqui nos comentários se deu certo. Abraços.