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Quando você faz um favor a alguém existe um prazo para que essa pessoa se lembre desse favor e se sinta inclinada a retribuir? Algo como um prazo de validade?

Francis Flin fez um experimento para responder essa pergunta. Esse vídeo mostra a conclusão do experimento e como você pode usar isso para construir parcerias estratégicas para você e para seu negócio.

Validade de um favor: depende!

Antes de entender a resposta, descubra como foi o experimento. Certo dia, o pesquisador citado acima foi a uma companhia aérea e pediu para um grupo de pessoas escreverem em um papel “qual foi a última vez que você fez um favor para alguém e qual foi o valor disso”. Em seguida, para um segundo grupo, ele pediu para as pessoas escreverem “qual foi a última vez que alguém fez um favor para você e qual foi o valor disso”.

O resultado da validade de um favor é: depende! Para o primeiro grupo de pessoas, que fez um favor para alguém, a validade tende a ser maior e o valor estimado médio para baixo. Isso se deve pois esperamos algo em troca, por isso podemos ter um prazo de validade maior, aguardando a reciprocidade de alguém.

Contudo, para o grupo que recebeu o favor, o valor estimado é muito alto, contudo, o prazo de validade é baixo, sendo que as pessoas tendem a esquecer dos favores recebidos e, portanto, nesses casos, a validade de um favor pode ser baixa.

Reciprocidade está relacionada ao prazo de validade de um favor

Antes de adentrar no assunto, em outro artigo aqui do blog, eu mostrei para você como um simples presente pode mudar a vida de uma pessoa e ativar a reciprocidade. Este conteúdo pode te ajudar, e muito, na compreensão do prazo de validade de um favor.

Entenda que, quando você presta um favor, isso deve ser feito de coração e você precisa compreender que a outra pessoa pode esquecer do ato. Somente assim você será avançado na arte da reciprocidade.

Quando depositamos muita fé de que o ato será devolvido para nós, podemos ficar felizes com o favor prestado, ou muito frustrado, por isso precisamos entender a outra pessoa e compreender o prazo de validade de um favor.

Como o seu favor pode durar muito mais? Consistência

A consistência é o segredo para conquistar a outra pessoa, seja ela sua esposa ou esposo, filhos, amigos, família ou audiência do seu negócio.

Eu, por exemplo, posto vídeos constantemente no Youtube, para gerar a reciprocidade com minha audiência. Porém, tenho a plena consciência de que, caso um dia pare de postar, aos poucos, o público me deixará de lado e buscará novas fontes ricas de conhecimento. Por isso, o segredo é ser consistente nos favores e você nunca será esquecido.

Agora que você já sabe o prazo de validade de um favor, saiba que a constância e o entendimento das outras pessoas serão os segredos para você alcançar altos níveis de reciprocidade e possa gerar muito valor para seu negócio. Inclusive, se quiser saber mais sobre esse e outros gatilhos mentais, clique no botão abaixo e conheça a Fórmula de Lançamento.

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